O governo britânico anunciou esta quarta-feira na cimeira da NATO em Madrid que concederá mil milhões de libras (1,16 mil milhões de euros) em ajuda adicional à Ucrânia para responder à invasão russa, incluindo sistemas de defesa aérea e “drones“.

Os novos fundos elevarão a ajuda militar britânica a Kiev para 2,3 mil milhões de libras, anunciou Downing Street em comunicado, classificando o aumento significativo de “nova fase” no apoio ocidental que deve permitir ao exército ucraniano lançar contraofensivas.

“Como Putin não consegue apresentar as vitórias que planeara e esperava e a futilidade desta guerra torna-se evidente para todos, os seus ataques ao povo da Ucrânia são cada vez mais bárbaros”, disse o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, citado no comunicado de imprensa.

“Armas, equipamentos e treinamento britânicos estão a transformar as defesas da Ucrânia contra esta invasão. E continuaremos firmes ao lado do povo ucraniano para garantir que Putin falhe na Ucrânia”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Boris Johnson promete continuar a fornecer armas a Kiev e intensificar formação de soldados ucranianos

Concretamente, a ajuda adicional fornecida inclui “sofisticados sistemas de defesa antiaérea, aparelhos aéreos não tripulados “drones“, equipamentos eletrónicos inovadores e milhares de equipamentos vitais para os soldados ucranianos”, anunciou o governo britânico.

Londres vê isso como “um primeiro passo” permitindo que a Ucrânia passe da “corajosa defesa” contra a invasão russa para “operações ofensivas” para recuperar terreno.

O Reino Unido foi um dos primeiros países a fornecer armas letais a Kiev, com mais de 5.000 mísseis antitanque, e desde então reforçou consideravelmente o apoio militar, com armamentos mas também treino para soldados ucranianos.