788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Onda de calor: DGS explica o que fazer nos próximos dias. Máximas podem atingir 43ºC em algumas zonas do país

Este artigo tem mais de 1 ano

Direção-Geral da Saúde recomendou a adoção de medidas de proteção face ao aumento da temperatura no continente. Máximas podem atingir os 43 graus Celsius em algumas zonas do país.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, efetuou um balanço da situação epidemiológica, reforçando o apelo à adoção de medidas de proteção individual, no período da Páscoa, na Direção-Geral da Saúde. Lisboa, 13 de Abril de 2022. FILIPE AMORIM/OBSERVADOR
i

Esta situação de tempo quente deverá manter-se pelo menos até meio do mês

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

Esta situação de tempo quente deverá manter-se pelo menos até meio do mês

FILIPE AMORIM/OBSERVADOR

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou esta terça-feira a adoção de medidas de proteção adicionais nos próximos dias, face ao aumento gradual da temperatura no continente, com “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor.

 O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um aumento gradual de temperatura nos próximos dias, podendo as temperaturas máximas atingir os 41 graus Celsius em algumas zonas do país”, alertou a DGS num comunicado publicado no seu site.

Entre as recomendações emitidas, a autoridade de saúde salienta a necessidade de dar “atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor“, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

A DGS aconselha ainda a aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, devem ser evitadas as atividades desportivas e de lazer no exterior que exijam grandes esforços físicos, escolhidas as horas de menor calor para viajar de carro e os doentes crónicos ou sujeitos a medicação ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do SNS 24.

Para as crianças é recomendado que consumam frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado, enquanto as com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar.

A DGS aconselha também a contactar e acompanhar os idosos e outras pessoas que vivam isoladas, devendo ser assegurada a sua correta hidratação e permanência em ambiente fresco e arejado.

Segundo o IPMA, as temperaturas vão subir a partir de quarta-feira em Portugal continental, podendo atingir os 40 graus Celsius na quinta-feira em algumas regiões, levando a um aumento significativo do perigo de incêndio rural.

Temperaturas sobem a partir de quarta-feira e podem atingir 40 graus em algumas regiões

Para hoje e amanhã [quarta-feira] as temperaturas máximas vão estar entre os 25 e os 35 graus, mais elevadas no interior, e as mínimas entre os 15 e os 20 graus, mas a partir de quinta-feira temos uma situação diferente, com um aumento da temperatura para valores entre os 35 e os 40, podendo ser superiores em alguns locais principalmente no Vale do Tejo, interior do Alentejo, Algarve e Sotavento algarvio”, adiantou o meteorologista Bruno Café.

Segundo o site do IPMA, as previsões para Lisboa, por exemplo, apontam para 39ºC na quinta-feira, 38ªC na sexta, podendo chega aos 43ºC na terça-feira da próxima semana. As noites na capital serão sempre acima dos 20ºC. O calor também se fará sentir a norte, com Braga a atingir os 35ºC no fim de semana – e pode chegar aos 39ºC na terça e quarta-feiras da semana que vem. Santarém tem previsões de 43ºC para sábado, terça e quarta-feiras e Évora começa nos 42 no domingo e passa para os 43ºC terça, quarta e quinta-feiras. De maneira geral, se as previsões se cumprirem, terça-feira será o dia mais quente do ano em todo o país. De acordo com o meteorologista do IPMA à Lusa, esta situação de tempo quente, com temperaturas elevadas, deverá manter-se pelo menos até meio do mês.

A subida das temperaturas resulta de “um fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, que transportará uma massa de ar quente e seco sobre o território do continente”.

A subida dos valores da temperatura, em especial da máxima, colocará todo o país acima dos 30°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais na faixa costeira ocidental, e entre os 35 e 40°C nas regiões do interior e vales do Tejo e do Sado, com os tais valores superiores em algumas zonas. A temperatura mínima também vai aumentar, trazendo noites tropicais (com mínimas acima de 20°C) em algumas regiões.

A tendência aponta para uma persistência de valores elevados de temperatura até meio de julho, pelo que o IPMA vai emitir avisos de tempo quente a partir de dia 7. O vento soprará geralmente fraco a moderado predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante as tardes. Estas condições meteorológicas, associadas também a valores baixos da humidade relativa do ar, resultarão igualmente num aumento significativo do perigo de incêndios.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora