Primeiro foi assinalado como “pessoa de interesse” pela polícia norte-americana, mas em menos de dois dias o cenário mudou e esta terça-feira à noite chegou uma acusação formal de sete crimes de homicídio, na sequência do ataque em Highland Park, em Illinois.

As autoridades norte-americanas detiveram, cerca de cinco horas depois do ataque, o jovem identificado como Robert E. Crimo III, também conhecido como Bobby — a sua fotografia fora divulgada para que fosse procurado e identificado -, que a polícia procurava desde que um tiroteio matou sete pessoas e fez 46 feridos numa parada para festejar o 4 de julho, Dia da Independência nos Estados Unidos.

Mas, afinal, quem é Robert Crimo? As informações ainda são escassas, mas a polícia descreveu-o como sendo alguém “da área”, sem especificar no entanto se é, ou não, um residente de Highland Park.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já esta terça-feira, em nova conferência de imprensa, foram desvendados mais detalhes sobre o jovem de 22 anos: terá vestido roupas de mulher, escondeu as tatuagens que tem na cara no momento em que entrou em Highland Park e depois do tiroteio tentou passar despercebido no meio da multidão. Com milhares de pessoas nas ruas, Robert Crimo conseguiu caminhar até casa da mãe, situada nas redondezas.

A presença digital do jovem aponta alguns vídeos na plataforma YouTube, onde assumia a identidade de Awake The Rapper. A partilha principal, intitulada “On My Mind”, foi feita em janeiro de 2021 e conta com quase 94 mil visualizações. E a informação dada pela polícia norte-americana esta terça-feira dá conta de que Robert Crimo terá demorado várias semanas a preparar o ataque.

O jovem agora acusado de sete crimes de homicídio não é, no entanto, completamente desconhecido das autoridades norte-americanas. Em 2019, a polícia deslocou-se a casa de Robert Crimo, apreenderam várias facas, mas ninguém foi detido.

Segundo a informação partilhada pelas autoridades norte-americanas antes da detenção, Crimo fugiu ao volante de um Honda Fit prateado, de 2020, com matrículas do Illinois. A população também foi avisada de que estava armado e era perigoso.

Ao longo da tarde, as autoridades tinham identificado o suspeito do tiroteio como um homem branco, de 18 a 20 anos, de estatura pequena e com cabelo ligeiramente comprido. As informações indicam que o autor do ataque terá agido sozinho, utilizando uma escada para subir a um edifício nas proximidades da parada, de onde terá disparado mais de 70 tiros.

EUA. Tiroteio em parada do 4 de julho em Illinois faz sete mortos. Jovem detido por ser “pessoa de interesse” para a investigação

Notícia atualizada com mais informações sobre Robert Crimo e sobre a acusação.