Em atualização

Um tiroteio interrompeu, esta segunda-feira, uma marcha do 4 de julho em Highland Park, Illinois, nos EUA. Os números oficiais mais recentes, divulgados por responsáveis do hospital local citados pela CNN, dão conta de pelo menos sete mortos e 46 feridos. Segundo o Chicago Sun Times, várias testemunhas explicaram ter ouvido pelo menos 20 disparos na altura do incidente.

Cerca de cinco horas depois do tiroteio, as autoridades revelaram ter detido um homem de 22 anos, chamado Robert E. Crimo III, também conhecido como Bobby, que foi identificado como sendo uma “pessoa de interesse” para a investigação. Segundo a CNN, Crimo foi avistado por um polícia no norte de Chicago, tendo o agente iniciado uma perseguição policial. O jovem fugiu acabando por ser detido sem incidentes em Lake Forest, Illinois. Aos jornalistas, as autoridades voltaram a definir o jovem como “pessoa de interesse” enquanto o investigam e percebem como está relacionado como o crime.

Em esclarecimentos prestados antes da detenção, as autoridades confirmaram que o ataque foi levado a cabo apenas por uma pessoa e que esta não terá feito reféns, ao contrário dos rumores que circularam na rede social Twitter. Foi também avançado que o autor do tiroteio estava no topo de um edifício nas redondezas de onde terá disparado. Algumas testemunhas no local avançaram que os tiros terão vindo de uma loja chamada Uncle Dan’s. O FBI está a encorajar que, quem tenha vídeos desta parada e do tiroteio, partilhe as imagens com as autoridades, à procura de pistas.

Christopher Covelli, da polícia da cidade, revelou, durante uma conferência de imprensa logo após o ataque, que foi encontrada uma arma de fogo, mas não especificou em que local.

Vítimas do tiroteio tinham entre 8 e 85 anos
As informações mais recentes sobre este tiroteio apontam para vítimas com idades entre os 8 e os 85 anos. De acordo com o médico Brigham Temple, do North Shore University Health System, citado pelo The Independent, 19 dos 46 pacientes assistidos no hospital já foram tratados e tiveram alta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Das sete mortes resultantes deste tiroteio, cinco óbitos, todos de adultos, foram declarados ainda no local. Uma sexta vítima morreu a caminho do hospital local.

Já é conhecida a identidade de um dos mortos deste tiroteio. Nicholas Toledo, um avô presente nesta parada que assinalava o feriado do 4 de julho, foi morto neste ataque, avança a CBS. Em declarações a esta estação de televisão, a neta de Toledo diz que a “família se sente anestesiada”. “Estamos todos destroçados por dentro”, cita a referida estação televisiva.

O governador do estado de Illinois, JB Pritzker, revelou no Twitter que a situação está a ser “monitorizada de perto” e que tudo continuará a trabalhar com as autoridades locais para “ajudar aqueles que foram afetados”.

Também a mayor de Chicago, Lori E. Lightfoot, reagiu ao tiroteio durante a parada em Highland Park, que assinala o Dia da Independência dos EUA, com mensagens no Twitter. “A tragédia que se está a desenrolar em Highland Park é devastadora. Tenho estado em contacto com a mayor Rotering [mayor da cidade de Highland Park] e já disponibilizei o nosso apoio e o Departamento de Polícia de Chicago está a dar assistência”, escreveu.

Cidade popular entre atletas profissionais e cenário de filmes

A cidade de Highland Park, um subúrbio a cerca de 40 quilómetros a norte do centro de Chicago, perto do Lake Forest. É uma cidade com pouco menos de 30 mil habitantes, de acordo com os censos mais recentes, com uma população predominantemente branca (91,05%). É descrita pela imprensa local como um subúrbio com algum poder de compra e uma cidade especialmente popular entre os atletas profissionais, já que o centro de treinos dos Chicago Bears fica nas redondezas.

Nomes como Michael Jordan ou Scottie Pippen, estrelas do mundo do basquetebol, tinham casas nesta zona. Michael Jordan tem mesmo uma mansão avaliada em 15 milhões de dólares em Highland Park, que em fevereiro foi notícia por estar há dez anos no mercado.

Highland Park é ainda um local conhecido por ter servido de cenário a vários filmes e séries. A casa que serve de principal cenário ao filme “Sozinho em Casa”, de 1990, fica nesta cidade. Também filmes como “16 Candles” ou “Risky Business” foram gravados nesta zona dos EUA.