Em Portugal estão confirmados 473 casos de infeção humana pelo vírus Monkeypox, informou esta sexta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS) no seu relatório semanal, relativo a situações registadas até quinta-feira.

O número divulgado reflete um aumento de 71 casos numa semana, quando foi conhecido o último boletim.

Segundo a DGS, foram reportados casos em todas as regiões de Portugal continental e na Madeira, mas 80% das infeções registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo.

De acordo com o documento tornado público, dos 319 casos assinalados no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, sobre os quais estão disponíveis esses dados, apenas há uma mulher infetada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, embora a faixa etária entre os 30 e os 39 anos seja a mais afetada, com 45% dos casos.

A DGS adianta que, até quinta-feira, “foram reportados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC)/Organização Mundial da Saúde (OMS) Europa 5949 casos em 33 países da região europeia”.

O Reino Unido (1351), Espanha (1.256) e a Alemanha (1.242) são os países com maior número de infeções confirmadas.

“A DGS continua a acompanhar a situação epidemiológica, tanto a nível nacional como internacional”, é referido no relatório semanal do organismo, que acentuou estar atento “à publicação de documentos orientadores e recomendações, adaptando as medidas à realidade portuguesa quando pertinente”.