A espanhola Iberdrola anunciou esta segunda-feira, em Ribeira de Pena, mais 1.500 milhões de investimento em Portugal em parques eólicos, centrais fotovoltaicas e hidrogénio verde, este último classificado da “maior importância” pelo primeiro-ministro.

Nos proximos anos podemos até duplicar os investimentos feitos nesta gigabateria atingindo até 3.000 milhões de euros de investimento em Portugal”, afirmou Ignacio Galán, presidente da Iberdrola.

Realizou-se, dentro do túnel de Gouvães, em Ribeira de Pena, distrito de Vila Real, a cerimónia de inauguração do Sistema Eletroprodutor do Tâmega (STE), a chamada gigabateria do Tâmega que contempla três centrais hidroelétricas e três barragens que representaram um investimento de 1.500 milhões de euros.

Ignacio Galán disse que os novos projetos da hidroelétrica espanhola estão relacionados com parque eólicos, centrais solares, no Tâmega e em outras regiões do país, com 3.000 megawatts (MW).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Além disso já temos terrenos para a produção e exportação de produtos industriais verdes a partir de hidrogénio verde”, adiantou.

E esta é, para o primeiro-ministro, António Costa, uma boa notícia para o país.

António Costa diz que Portugal não tem tempo a perder no combate às alterações climáticas

Aquilo que aqui anunciou o presidente da Iberdrola é da maior importância. É que com a energia renovável nós podemos produzir hidrogénio verde a mais baixo custo e com o hidrogénio verde a mais baixo custo nós podemos produzir também outras produções que se tornam verdes porque vão ser produzidas com base no hidrogénio verde”, afirmou o chefe do Governo que, nesta inauguração, esteve acompanhado do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro.

E, referindo-se ao presidente da Iberdrola, continuou: “não quis revelar tudo e eu vou respeitar o segredo, mas são grandes notícias para o nosso país”.

Portugal vai ter, frisou, “não só mais energia renovável, mais hidrogénio verde, mais produção de produtos industriais da maior importância também produzidos com base numa energia verde”, considerando que “Portugal tem condições ótimas para ser um grande produtor de hidrogénio verde“.