O canal BBC pediu desculpa e vai pagar uma indemnização a Alexandra Pettifer, ex-ama dos princípes Harry e William, mais conhecida por Tiggy Legge-Bourke. Em causa estão as falsas alegações feitas por Martin Bashir, jornalista que, em 1995, para conseguir chegar a Diana Spencer, disse que Pettifer estava envolvida com o príncipe Carlos, herdeiro da coroa britânica. O resultado destas falsas alegações resultaram na entrevista mais mediática e reproduzida com a então princesa de Gales marcando a estreia de um membro da família real a falar publicamente sobre a sua vida privada.
De acordo com a estação televisiva inglesa, Pettifer marcou presença no tribunal, em Londres, para receber um pedido de desculpa público, depois de uma investigação ter concluído que Bashir utilizou documentos falsos para conseguir a conversa com Diana Spencer, transmitida no programa “Panorama”. O tribunal considerou que as acusações causaram “consequências pessoais sérias” à ex-ama, cita a BBC. Não foi divulgado o valor da indemnização, sabendo-se apenas que a quantia é “substancial” e que vai incluir também os custos legais.
“É provável que essas alegações falsas e maliciosas tenham surgido como resultado e no contexto dos esforços da BBC Panorama para obter uma entrevista exclusiva com Diana, princesa de Gales”, disse Louise Prince, advogada de Pettifer. A BBC reconhece agora que as alegações “eram totalmente infundadas”, que “nunca deveriam ter sido feitas”, assumindo ainda que, na época, não houve nenhuma investigação “adequada” sobre como é que se havia conseguido a entrevista.
A BBC diz que “sente muito pelos danos graves prolongados”, garantindo que a entrevista — vista na altura por 22.8 milhões de pessoas no Reino Unido — não será mais transmitida ou licenciada: “Agora que conhecemos a forma chocante como a entrevista foi obtida, decidi que a BBC nunca mais exibirá o programa; nem vamos licenciá-lo na íntegra ou parcialmente para outras emissoras“, declarou Tim Davie, diretor-geral da BBC, que também pediu desculpa ao príncipe de Gales, e aos príncipes William e Harry “pela forma como a princesa Diana foi enganada e o impacto subsequente em todas as suas vidas”.
William acusa: entrevista à BBC em 1995 alimentou “medo, paranoia e isolamento” de princesa Diana
Em março, a estação televisiva já havia pedido desculpa ao secretário particular de Diana pela forma como Martin Bashir obteve a polémica entrevista. No comunicado, emitido pela altura pela BBC, e divulgado na imprensa britânica, a emissora aceitou e reconheceu “que graves danos” foram causados a Patrick Jephson pela forma como o jornalista convenceu Diana a falar publicamente sobre o seu casamento com o príncipe Carlos.