A atividade em Portugal do banco BPI contribuiu com 124 milhões de euros para os resultados globais do grupo espanhol CaixaBank no primeiro semestre desde ano, mais 31,2% do que no mesmo período de 2021.

O CaixaBank apresentou esta sexta-feira os resultados dos primeiros seis meses do ano, que se saldaram com lucros de 1.573 milhões de euros, menos 62,4% do que no mesmo período do ano passado, quando, porém, os números tiveram um impacto extraordinário da fusão com o Bankia.

Em termos comparáveis, os lucros no primeiro semestre cresceram 17,1% e se forem excluídos os efeitos da fusão com o Bankia, os ganhos aumentaram 23,1% entre janeiro e junho, em relação aos mesmos meses de 2021.

Sobre o BPI e a atividade em Portugal, o presidente executivo do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, afirmou hoje numa conferência de imprensa de apresentação de resultados que “continua a ser das partes do grupo com maior crescimento”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A situação do BPI é “francamente positiva”, acrescentou, considerando que há “um trabalho magnífico” por parte da equipa do banco.

Os resultados apresentados pelo BPI diferem do valor com que o banco contribuiu para os resultados do grupo CaixaBank por causa de ajustamentos de consolidação.

CaixaBank com lucros de 1.573 milhões de euros no primeiro semestre

Segundo os dados esta sexta-feira conhecidos, há ainda nos resultados globais do grupo CaixaBank no primeiro semestre um contributo de 87 milhões de euros oriundos dos dividendos do banco angolano BFA, onde o BPI tem uma participação.