758kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

BPI

BPI

BPI dá "bónus" de até 1.250 euros a trabalhadores

O BPI, que teve lucros de 524 milhões de euros em 2023, mais 42% do que em 2022, decidiu pagar um "complemento extraordinário" a quem tem níveis salariais mais baixos na instituição.
BPI

BPI duplica lucro. Nenhuma família perdeu a casa

O banco detido pelos espanhóis do Caixabank aumentou os lucros anuais para 524 milhões, 444 milhões em Portugal. Líder do banco critica quem chamou setor de "parasita": "Vamos lá subir o nível".
Depósito a Prazo

Bancos já estão a cortar nos juros dos depósitos

Descida das taxas Euribor nas últimas semanas, sobretudo no prazo a 12 meses, está a levar alguns bancos a reverem em baixa a remuneração paga por depósitos a prazo.
EDP

Crédito de Pinho "seguiu o processo normal"

António Domingues recorda em tribunal conversa com ex-ministro sobre compra de prédio em Lisboa. Administrador do BPI garante ter dito a Pinho para se dirigir a um "balcão — e o processo seguiu".
Crédito à Habitação

BdP diz que fixação implica pagamento de juros

O Banco de Portugal esclareceu que a fixação do crédito à habitação por dois anos implica o pagamento de mais juros no futuro. BPI e BCP dizem que esta medida e só para quem esteja em dificuldades.
Banca

BPI perdeu 97 trabalhadores por rescisão e reforma

O banco BPI revelou que, até setembro deste ano, perdeu 97 trabalhadores através de rescisões por mútuo acordo e reformas antecipadas mas a entidade diz estar a apostar na contratação de jovens.
BPI

BPI. Lucro em Portugal duplica à boleia dos juros

Banco subiu lucro para 390 milhões. Lucro em Portugal duplicou para 324 milhões, graças a juros cobrados nos créditos. Só quem precisa deve recorrer às novas medidas para o crédito, recomenda o banco.
BPI

BPI vende carteira de crédito malparado

O BPI vendeu uma carteira de crédito malparado, cobrança duvidosa, no valor de 123 milhões de euros a uma gestora de ativos nos Estados Unidos da América. Carteira envolve 17.000 clientes.
BPI

BPI renegociou 9.000 créditos de 1,1 mil milhões

João Pedro Oliveira e Costa afirmou que o banco "renegociou com 9.000 clientes" até junho, o equivalente a cerca de 8% da carteira total de crédito à habitação.
BPI

Fitch sobe rating do BPI de “BBB” para “BBB+”

Em consequência desta melhoria, a agência subiu também os "ratings" da sua dívida sénior ordinária ("senior preferred") de longo prazo e depósitos de longo prazo de "BBB+" para "A-".
Ações

CTT passam a deter 1% do capital

Num comunicado enviado à CMVM os CTT informam que "no período entre 26 e 29 de junho de 2023, o banco BPI procedeu a aquisições de ações representativas do capital social dos CTT".
BPI

Juros. Presidente do BPI espera mudanças em breve

O presidente do BPI afirmou ainda que na zona euro já há sinais de abrandamento e que o crescimento económico de Portugal tem sido "um pouco mais vigoroso que o resto da Europa".
BPI

BPI não pagará depósitos “a qualquer preço”

"Quero preservar os depósitos dos meus clientes, mas não estou disponível para pagar depósitos a qualquer preço", diz presidente do BPI, admitindo que a subida dos depósitos “é devagar”.
Noticiário

18h. Lagarde. "Empresas têm de sacrificar lucros"

A presidente do BCE diz que os juros têm de subir para empresas não subirem preços a seu belo prazer. Ainda neste jornal, o presidente do BPI contrapõe.
Noticiário

17h. CM do Bombarral satisfeita com novo hospital

O autarca de Bombarral, Ricardo Fernandes, garante que o terreno não vai custar nada ao cofres do Estado. Ainda neste jornal, o presidente do BPI contrapõe as previsões de Christine Lagarde.
Boa moeda, má moeda

Preço das casas pode começar a cair?

A análise é do BPI: há dados do mercado imobiliário que indiciam que nos próximos meses o preço da habitação poderá começar a ter ligeiras quebras face aos meses anteriores.
Banca

Banca portuguesa lucra 919 milhões de euros

Os maiores bancos registaram 919,3 milhões de euros em lucros agregados no primeiro trimestre. As altas taxas de juro nos empréstimos são um dos motivos para estes resultados líquidos.
Banca

Bancos reduziram 510 trabalhadores no último ano

Os principais bancos portugueses registaram reduções de 510 trabalhadores, no primeiro trimestre em termos homólogos. Novo Banco, BCP e CGD foram os únicos a manter o número de locais de atendimento.
Crédito à Habitação

Como é que a banca pode "compensar" os clientes?

Marcelo pediu "reflexão" sobre como os bancos podem "compensar" os apoios públicos ajudando, agora eles, os clientes em dificuldades com as prestações. O que pode ser feito?
BPI

BPI quase triplica lucros da atividade em Portugal

Operação doméstica do BPI deu ao banco 73 milhões de euros de lucro, mais 164% do que no primeiro trimestre de 2022. O grupo BPI, como um todo, aumentou os lucros 75% para 85 milhões.
BPI

BPI. Clientes demoram mais, mas querem crédito

Banco abre, na segunda-feira, as portas do novo espaço comercial que reaproveita o antigo centro comercial Monumental, na zona do Saldanha (Lisboa). Administrador diz que crédito abrandou, mas cresce.
Sustentabilidade

UE empresta 155 milhões a empresas portuguesas 

O BPI e o Fundo Europeu de Investimento assinaram um acordo que mobiliza até 155 milhões de euros para pequenas e médias empresas portuguesas com foco numa economia "verde" e sustentável.
Banca

2.500 milhões. O ano "fantástico" da banca

A banca não podia ter pedido um ano mais favorável. Subida foi rápida nos juros cobrados mas lenta nos depósitos, as comissões subiram e a economia permite, para já, não ter de fazer muitas provisões.
BPI

BPI. Só dois mil clientes pediram ajuda no crédito

O BPI aumentou em 19% os lucros consolidados, para 365 milhões de euros, um resultado para o qual a atividade em Portugal contribuiu com 235 milhões – mais 31% do que no exercício de 2021.
Banca

Eurobic/BPI. PS exige dados a Banco de Portugal

O PS vai fazer um requerimento a pedir ao Banco de Portugal toda a informação sobre a sua intervenção no processo Eurobic/BPI, colocando a tónica em Carlos Costa, como o primeiro-ministro fez.
PSD

PSD acusa Costa de "não responder aos portugueses"

Sociais-democratas entendem que o primeiro-ministro tem muito por esclarecer no caso Isabel dos Santos e na resolução do Banif, e admitem fazer novas perguntas. Comissão de inquérito não deve avançar
Primeiro-Ministro

As 12 respostas (e não respostas) de Costa ao PSD

António Costa preferiu uma resposta em conjunto a 12 perguntas. Assume que tinha contactos informais e "leais" com o ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa.
Assembleia Da República

PSD pressiona Costa e recusa "lama" de Ventura

Líder parlamentar do PSD exige respostas rápidas a António Costa sobre ligações a Isabel dos Santos e processo de venda do Banif. Miranda Sarmento recusa alimentar qualquer polémica com Ventura.
Banco de Portugal

"Demitir-me? Era dar eficácia a quem me telefonou"

Carlos Costa diz que telefonema de António Costa "morreu ali". Recusa ter aceitado "acordo" na banca de que falou Marcelo. E diz que, se não fosse "hábil", o País podia ter falhado pagamentos em 2011.
Assembleia Da República

Banif. Chega rejeita "manobras dilatórias"

André Ventura avança com proposta de inquérito parlamentar e procura apoios para deixar PS "isolado" no Parlamento. Partido diz que perguntas do PSD a Costa vão atrasar investigação.
Assembleia Da República

Chega "muito desapontado" com Montenegro 

Fonte da bancada parlamentar do Chega garante que o partido vai forçar o PSD a explicar o porquê de chumbar CPI sobre gestão de Eurobic, BPI e Banif. Partido de Ventura critica "manobra" de Montenegro
PSD

PSD não avança com comissão contra António Costa

Sociais-democratas entendem que ainda não é o momento de avançar com comissão de inquérito à gestão do Eurobic, BPI e Banif. Mas vão continuar a pressionar António Costa a esclarecer pontas soltas.
Carlos Costa

"Telefonema de Costa foi muito curto e agreste"

Ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa diz que telefonema de António Costa foi "muito curto" e "agreste". Primeiro-ministro terá dito que não se podia tratar mal Isabel dos Santos.
Fact Check

Cavaco recusou promulgar diploma sobre BPI?

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que o ex-Presidente não quis promulgar decreto-lei que permitia afastar Isabel dos Santos.
Presidente Marcelo

Cavaco recusou promulgar diploma sobre BPI?

Presidente diz que o antecessor não quis promulgar decreto-lei que permitia afastar Isabel dos Santos do BPI por estar em fim de mandato. Mas Governo só aprovou diploma um mês após a saída de Cavaco.
Política

PS aplaude Marcelo, PSD critica “nonsense”

Marcelo usou cortina de fumo para proteger Costa e deu novo golpe, queixam-se sociais-democratas. PS agradece defesa do Presidente e nota presenças passistas na apresentação do livro "O Governador".
Presidente Marcelo

Ninguém evitou medidas "desfavoráveis" para Isabel

Falando do BPI, que já apanhou o seu mandato, Marcelo diz que "em nenhum momento alguns dos intervenientes jamais pensou deixar de aplicar a lei que era desfavorável a Isabel dos Santos”.
Poupança

Depósitos. BCE sobe juros e bancos ficam com eles

"É só margem para os bancos". Já ganham 1,5% colocando os depósitos no BCE – mas aos clientes continua a pagar-se zero. Mas uma decisão recente do BCE cria as bases para que os juros finalmente subam.
BPI

BPI será "responsável" e irá cumprir novo diploma

Banco obteve 286 milhões de euros em lucro nos primeiros nove meses, mais 18%. Sobre o novo diploma do crédito, BPI diz que vai "colaborar" com "responsabilidade e sensibilidade".
BPI

BPI lança primeiro "balcão" em realidade virtual

Banco investiu valor "bastante considerável" para ser o primeiro banco em Portugal a lançar um "balcão" em realidade virtual, que se pode visitar com os óculos da Meta.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.