BPI
Entrevista

Resolução "apressada" do BES foi "péssima decisão" /premium

599
Em entrevista, Artur Santos Silva pede uma solução rápida para o Novo Banco, que continua a acumular prejuízos. É uma das "histórias tristes" da banca – outra foi a gestão "deplorável" na Caixa.
Banca

Cinco maiores bancos com menos 807 trabalhadores

Caixa Geral de Depósitos, BCP, BPI, Santander Totta e Novo Banco tiveram lucros mais baixos do que em 2018 por causa dos prejuízos do Novo Banco.
País

BPI tem lucro, menos balcões e menos trabalhadores

O BPI anunciou os resultados até setembro, que deixam ver lucros de 253,6 milhões de euros depois de ter encerrado ao longo do ano 14 balcões e despedido 29 trabalhadores.
Fitch

Fitch sobe rating da CGD

Para a CGD, a agência de notação financeira subiu o rating de longo prazo de BB para BB+. Para o BCP, melhorou a perspetiva do rating, de estável para positiva. Já para o BPI, manteve a avaliação.
Fraude

BPI alerta clientes para recolha ilícita de dados

O BPI alertou para chamadas telefónicas que estão a ser feitas por falsos colaboradores do banco com o objetivo de recolher, ilicitamente, dados pessoais para posterior utilização fraudulenta.
BPI

Queda de elevador mata uma pessoa no BPI em Lisboa

1460
A queda de mais de duas dezenas de andares de um elevador na sede do banco BPI em Lisboa fez um morto. A vítima é um funcionário de uma empresa subcontratada da Schindler. Tinha 40 anos.
BPI

Acionistas do BPI querem revisão de sentença

Ex-pequenos acionistas do BPI que perderam uma ação em tribunal contra a venda parcial do angolano BFA vão recorrer para o Supremo e pedir o reenvio ao Tribunal de Justiça da UE.
BPI

BPI vende 200 milhões de crédito malparado

O presidente do BPI, Pablo Forero, anunciou a venda de 200 milhões de euros de crédito de empresas com garantia, referindo que, de momento, o banco recebeu "sete ou oito" ofertas
Igreja Católica

Um sinal de Deus para a Igreja


4045
A beatificação de Guadalupe Ortiz de Landázuri recorda que a Opus Dei é um diaconado permanente, de homens e mulheres, com a missão de estabelecer pontes entre a hierarquia da Igreja e o Povo de Deus
BPI

MBway. Clientes do BPI reclamam comissões à DECO

103
A DECO registou, em menos de dois dias, mil reclamações devido ao impacto da cobrança de comissões do BPI para os utilizadores do MBway, que aumentou de 16 cêntimos para 1,20 euros.
BPI

BPI. Lucro consolidade caiu 60%

O BPI teve uma quebra de 60% no seu lucro consolidado relativamente ao ano anterior. Este resultado deve-se à venda da participação na Viacer e às reversões de imparidades de 11 milhões de euros.
BPI

BPI paga primeiro dividendo em nove anos 

A instituição liderada por Pablo Forero refere que a medida é prova da "total normalização do banco". O BPI refere ainda que o payout aprovado corresponde a 31% do lucro líquido individual de 2018.
BPI

BPI aumenta salários dos trabalhadores em 0,5%

146
O BPI diz que, uma vez que a revisão do ACT é um processo demorado, a administração "decidiu proceder a um aumento salarial de 0,5% sobre a retribuição mensal efetiva dos colaboradores do banco".
BPI

BPI emite 500 milhões em obrigações hipotecárias

Esta dívida vence em 2024. A operação foi colocada por um sindicato bancário constituído por Barclays, CaixaBank, LBBW, Natixis e UniCredit. Participaram mais de 140 investidores.
BPI

Clientes do BPI alvo de phishing

780
Alguns clientes receberam e-mails e mensagens onde se pedia que atualizassem os seus dados. Afinal, era phishing. O banco garante ao Observador que já tomou "todas as medidas necessárias".
Crédito

Crédito malparado. Bancos venderam 5.719 milhões

O Novo Banco, o Montepio, a CGD, o Santander Totta, o BCP e o BPI aceleraram a venda de crédito malparado em 2018. Os bancos alienam carteiras de crédito malparado para melhorarem os seus balanços.
Banca

Bancos com mais de 1.100 milhões de lucros

Os bancos em causa são a CGD, o Santander Totta, o BPI e o BCP. Estes registaram lucros acumulados de 1.787,7 milhões de euros em 2018, um aumento de mais de 1.100 milhões face a 2017.
BCE

BPI diz cumprirrácios mínimos exigidos pelo BCE

O Banco BPI informou esta quarta-feira que cumpre os novos rácios mínimos exigidos pelo Banco Central Europeu (BCE) para 2019 em matéria de CET1, Tier 1 e rácio total.
BPI

Sabe quanto paga ao banco em transferências MBWay?

1577
O BPI vai passar a cobrar 1,20 euros por cada transferência por MBWay. Alguns bancos isentam os clientes deste custo, mas mesmo aqueles que já previam um valor (como o BPI) não estão a cobrar nada.
BPI

Lucro consolidado do BPI dispara para 490,6 ME 

A instituição explica que os "ganhos extraordinários com a venda de participações" aumentaram o lucro da atividade em Portugal para os 396 milhões, o que representa 81% do resultado consolidado.
Caixabank

CaixaBank passa a deter total do capital do BPI

O banco espanhol CaixaBank comprou 59.650.013 ações do BPI, passando a deter a totalidade do capital do banco, anunciou esta sexta-feira a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
BPI

CMVM aprova saída de bolsa do BPI

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou esta sexta-feira a saída de bolsa do banco BPI. O requerimento tinha sido apresentado pelo próprio banco a 12 de julho deste ano.
BPI

BPI. "Está na hora de ser prudente com os juros"

O BPI lucrou 529 milhões em nove meses, 164 milhões relativos à atividade recorrente em Portugal – um aumento de 20% face ao ano passado. Banco lança crédito a taxa de juro fixa a 30 anos.
Economia

Agência Fitch melhora avaliação da dívida do BPI

A agência de notação financeira Fitch melhorou o rating da dívida de longo prazo do BPI de BBB- para BBB, com perspetiva estável, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado.
Caixabank

Compra do BPI por CaixaBank investigada em Espanha

Audiência Nacional espanhola abriu procedimento para investigar compra do BPI pelo CaixaBank por suspeitas de abuso de mercado. Fonte oficial do CaixaBank nega irregularidades.
BPI

BPI vai fechar dois balcões no final de setembro

Em 28 de setembro irão fechar os balcões de Colares e de Machico. Os clientes desses balcões vão ser integrados nos balcões Sintra e do Funchal, respetivamente.
Caixabank

CaixaBank quer BPI fora da bolsa até fim do ano

"A nossa expetativa é de poder concluir [o processo de saída da bolsa] antes do final do ano", disse Gonzalo Gortázar, presidente executivo do CaixaBank, dono do BPI.
BPI

BPI aumenta comissões para triplo, em alguns casos

416
No BPI, a cobrança de comissões por patamares vai acabar. Alguns clientes vão ver o valor da comissão triplicar, podendo ascender a 60 euros/ano. Para pagar menos tem de aderir à conta Valor BPI.
BPI

Juros negativos. Lei afeta 3 mil créditos do BPI

A legislação que obriga os bancos a aplicarem juros negativos no crédito à habitação vai ter impacto em cerca de 3.000 empréstimos do BPI, disse o presidente do banco, em conferência de imprensa.
BPI

BPI lucra 223 milhões. "Confiança está a voltar"

Excluindo efeitos excecionais, banco lucra mais de 100 milhões em Portugal, uma subida de 32%. Crédito a empresas subiu 8,3% e "stock" de empréstimos à habitação cresceu pela primeira vez desde 2010.
BPI

Acionistas do BPI aprovam saída de bolsa

A proposta do CaixaBank de perda da qualidade de sociedade aberta do BPI foi aprovada por 99,26% dos votos expressos na reunião magna com 26 acionistas.
BPI

BPI. Acionistas votam saída de bolsa do banco

A reunião tem início marcado para as 9h30 e vai abordar três pontos: a saída de bolsa do banco, a limitação da distribuição de dividendos do lucro e a redução do número de administradores.
BPI

Acionistas do BPI deliberam saída de bolsa

Acionistas do BPI deliberam sobre saída de bolsa do banco, a limitação da distribuição de dividendos entre 30% a 50% do lucro e a redução do número de administradores na próxima sexta-feira, no Porto.
Caixabank

CaixaBank volta a reforçar posição no BPI

O CaixaBank adquiriu "389.821 ações ordinárias do Banco BPI" reforçando assim a sua posição. Os espanhóis passam a deter 94,125% do capital social do banco.
BPI

Saída de bolsa do BPI é "corolário lógico"

A intenção do CaixaBank de retirar o BPI de bolsa é "o corolário lógico" do "declínio do setor financeiro português". Pelas 13h24, as ações do BPI seguiam a subir 21,15% para 1,43 euros.
BPI

Ações do BPI sobem 21% do CaixaBank

As ações do BPI estavam a subir 21,15% para 1,432 euros, depois do CaixaBank ter anunciado que detém mais de 92% da instituição e que vai pedir a sua saída da bolsa.
Angola

BPI admite vender BFA em oferta na bolsa

O presidente executivo do banco, Pablo Forero, diz que está a ser equacionada uma oferta em bolsa para vender parte da posição do BPI no Banco do Fomento Angola. Mas não será este ano.
BPI

BPI quase triplica lucros na atividade em Portugal

Resultados na atividade doméstica aumentaram 175%, para 118 milhões de euros, o que corresponde a mais de 55% dos resultados consolidados do BPI, informou o banco em comunicado enviado à CMVM.
BPI

BPI aprova contas e entrada de António José Cabral

Os acionistas do BPI aprovaram a entrada de António José Cabral na administração e as contas de 2017. Na reunião magna estiveram presentes ou representados 42 acionistas.
BPI

Acionistas do BPI reunidos para aprovar contas

O banco BPI vai reunir os acionistas em assembleia-geral para aprovar contas e analisar os resultados do primeiro trimestre do ano. Encontro vai acontecer na Fundação Serralves, no Porto.
BPI

BPI fecha mais 2 balcões no Porto e em Lisboa

A 27 de abril irão fechar os balcões da Praça da Galiza, no Porto, e do Paço do Lumiar, em Lisboa. O BPI tem vindo a diminuir o número de balcões há já vários anos.
Sara Sampaio

Sara Sampaio é a nova imagem do BPI

A modelo portuguesa é a nova cara do BPI, numa parceria que vai ter a duração de um ano. Sara Sampaio diz-se agradada por trabalhar com um banco que também nasceu no Porto, tal como ela.
Banca

Banco BPI fecha mais dois balcões em 28 de março

O BPI já vem reduzindo o número de balcões há vários anos, um processo que desacelerou mais recentemente, mas que não estancou.
BPI

Ameaça de bomba no BPI obrigou a evacuação

Funcionários e clientes do BPI que estavam nas dependências do banco em Lisboa estão na rua, depois de uma ameaça de bomba que aconteceu pelas 10 horas da manhã.
BPI

BPI vende posição na Super Bock ao grupo Violas

O BPI vendeu as suas participações na Viacer, que detém 56% da Super Bock, ao grupo Violas, que passa a deter indiretamente a maioria do capital social da maior empresa de cervejas portuguesa.
Banca

Bancos cobraram mais comissões em 2017

No total, em 2017, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Montepio arrecadaram 1.876,8 milhões de euros em receitas de comissionamento. O BCP foi o banco que mais comissões cobrou.
BPI

Fundação "la Caixa" inicia implantação em Portugal

Fundação "la Caixa", dona do espanhol CaixaBank e do BPI, apresentou as linhas mestras da atuação em Portugal. Vão ser 50 milhões de euros por ano para projetos, sobretudo de apoio social.
Caixabank

Grupo CaixaBank aumenta lucros para 1.684 milhões

O grupo espanhol CaixaBank, dono do BPI, aumentou os lucros para o valor recorde de 1.684 milhões de euros em 2017. O BPI contribuiu com 176 milhões.
BPI

"Portugal estaria a crescer mesmo sem Europa bem"

O banco teve lucros de 191 milhões na atividade doméstica. Porém, em termos consolidados, e sem excluir efeitos extraordinários, os lucros caíram para os 10,2 milhões (por causa de Angola).
BPI

Revogada licença 'offshore' do Banco BPI em Macau

A autorização concedida ao BPI para o estabelecimento de uma offshore sob a forma de sucursal em Macau foi revogada. A licença tinha sido atribuída em 2005.
Banca

Caixa e BPI reforçam posições no BCI

A Caixa Geral de Depósitos e o BPI anunciaram que reforçaram as posições no moçambicano BCI. A CGD passou de 51% para 61,5% e o BPI controla agora 35,67%, quando antes detinha 30%.
BPI

Moody's tira depósitos do BPI do 'lixo'

A Moody's reviu em alta o 'rating' dos depósitos do BPI, que saem assim do nível de 'lixo', e melhorou a nota da dívida de longo prazo do banco, que está a um passo do nível de investimento.
Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
BPI

CaixaBank com lucros recorde (e o BPI ajudou)

Acionista maioritário do BPI teve lucros de quase 1.500 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Banco português já contribuiu com 180 milhões para os lucros do Caixabank, desde a integração.
BPI

BPI lucra 312 milhões nos primeiros 9 meses do ano

O BPI lucrou 312 milhões de euros, em termos recorrentes, uma subida de 71% nos lucros. Saída do Caixabank da Catalunha não terá qualquer impacto para o BPI, garante o presidente Pablo Forero.
Catalunha

Dono do BPI sai da Catalunha para Valência

107
O Caixabank, dono do BPI, decidiu transferir a sede social da Catalunha para Valência. Também a Gas Natural e o Sabadell se juntam a um crescente número de empresas que abandonam a região espanhola.
Catalunha

Bancos catalães tentam acalmar clientes

À medida que Carles Puigdemont dá a entender que pode haver uma declaração unilateral de independência nos próximas dias, bancos como o Caixabank e o Sabadell procuram serenar os depositantes.
Banca

A banca em Portugal já voltou a dar dinheiro?

146
"A vida não está nada fácil", dizia um banqueiro em 2014, queixando-se da taxa extraordinária sobre o setor. Três anos depois, as queixas continuam.
Desemprego

Quatro bancos perderam cerca de 800 trabalhadores

Cerca de 800 trabalhadores saíram este ano de quatro dos principais bancos que operam em Portugal. O maior número de saídas, no primeiro semestre, aconteceu no Novo Banco.
BPI

BPI. Saídas e ajuste em Angola leva a prejuízos

Sem custos com saídas de pessoal e perda contabilística da contribuição do angolano BFA, lucros subiram de 106 milhões para 188 milhões. Em termos contabilísticos, houve prejuízo de 102 milhões.
BPI

BPI. Saída de 617 quadros custa 106 milhões

BPI conclui o programa de redução de pessoal lançado após tomada de controlo pelo CaixaBank. No total, vão sair 617 colaboradores. O custo é de 106 milhões e irá ao resultado semestral.
BPI

BPI vai fechar mais sete balcões no final de junho

O BPI vai fechar mais sete balcões no final de junho, segundo a decisão a que a Lusa teve acesso, naquele que é mais um passo na redução da dimensão do banco agora controlado pelo espanhol CaixaBank.
BPI

BPI avança com saída de 400 trabalhadores

O BPI vai avançar com um processo de saídas de cerca de 400 trabalhadores, oferecendo o banco 2,5 salários por cada ano de trabalho a quem aceite sair por rescisão amigável.
BPI

BPI não pretende sair de Angola

O novo presidente, Pablo Forero, diz que existem negociações com o Banco do Fomento Angola (BFA) onde o BPI reduziu a sua posição acionista para 48,1% e diz que o banco não pretende sair de Angola.
BPI

BPI passa de lucros a prejuízos de 122 milhões

O BPI registou prejuízos de 122,3 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, com as contas do banco a serem afetadas pela venda do Banco de Fomento de Angola.
BPI

BPI. Ulrich continuará a "exercer influência"

Fernando Ulrich encara o novo cargo de presidente não executivo como uma oportunidade para "exercer influência" sobre a vida futura do banco.
BPI

BPI. Nova administração eleita com 99,77%

Os acionistas do BPI elegeram esta quarta-feira com 99,77% de votos a favor a nova administração liderada por Pablo Forero, do CaixaBank, que sucederá à de Fernando Ulrich.
BPI

O "nou" BPI. O que vai mudar com o domínio catalão

Explicador. Esta quarta-feira, nasce um BPI "nou" (novo, em catalão) com uma nova gestão eleita em assembleia geral. Um banco que continua português com um novo dono e um novo presidente espanhóis.
Lucros

Maiores bancos privados lucraram 733 milhões

109
Os três maiores bancos privados que operam em Portugal, BCP, BPI e Santander Totta, tiveram lucros pelo segundo ano consecutivo em termos agregados depois dos prejuízos entre 2011 e 2014.
Suicídio

Funcionário do BPI suicida-se em edifício do banco

4993
Funcionário suicidou-se com tiro de caçadeira nas instalações da Braamcamp, em Lisboa, na sexta-feira. Banco garante que não havia conflito com o trabalhador. Sindicato fala em "sinal de alerta".
BPI

BPI. 50 funcionários vão sair da sucursal francesa

Mais de 50 trabalhadores da sucursal do BPI em França vão sair do banco até final de março, na sequência do encerramento de sete agências no país, disseram à Lusa fontes sindicais.
BPI

A banca que nos restou

546
A CGD é agora o único banco controlado por portugueses. Depois da energia e das telecomunicações foi a vez da banca ser vendida. Também assim evitamos mais austeridade.
BPI

Quem é o espanhol que vai suceder a Ulrich no BPI

Pablo Forero é o gestor que o CaixaBank propõe para o lugar de Fernando Ulrich na liderança do BPI. Espanhol é especialista em auditoria e gestão de risco e está no grupo catalão há oito anos.
BPI

Espanhol substitui Ulrich na presidência executiva

140
Fernando Ulrich deixa a presidência executiva do BPI em abril de 2017 que passará a ser ocupada por Pablo Forrero, diretor-geral do CaixaBank. Ulrich fica presidente do conselho, mas não executivo.
BPI

Caixabank pagou 645 milhões para ter 84,5% do BPI

O CaixaBank passou a deter 84,5% dos direitos de voto do banco BPI após a oferta pública de aquisição. Banco catalão investiu 644,5 milhões de euros. Quase metade foi para Isabel dos Santos.
Caixabank

OPA do Caixabank sobre o BPI termina hoje

A Oferta Pública de Aquisição do espanhol Caixabank sobre a totalidade do capital social do BPI termina esta terça-feira, com os resultados a serem conhecidos na quarta-feira.
BPI

BPI encerrou sete agências da sucursal de França

O banco BPI encerrou definitivamente sete agências da sucursal em França, mantendo em funcionamento apenas duas agências no país, uma em Paris e outra em Lyon.
BPI

BPI. Indemnização por omitir risco de investimento

O BPI foi condenado a pagar 402.500 euros a um cliente por não o ter informado devidamente sobre os riscos que corria com a aquisição de obrigações do Espírito Santo Financial Group.
BPI

BPI lucra mais 32%. "Concorrentes que se cuidem"

Lucros do banco liderado por Fernando Ulrich subiram mais de 32% para 313 milhões. Em plena OPA dos espanhóis do CaixaBank, o BPI diz que o banco, mesmo sem Angola, "está bem e recomenda-se".
BPI

"Destruição colossal de capital" (exceto no BPI)

160
Fernando Ulrich recusa a ideia de que os contribuintes perderam fortunas a resgatar bancos. Quem mais perdeu foram os acionistas – sobretudo em alguns bancos (porque "os bancos não são todos iguais").
BPI

CaixaBank espera cortar 84 milhões no BPI

O espanhol CaixaBank estima que, após concretizar a OPA sobre o BPI, o banco português consiga vir a reduzir custos anuais até 84 milhões de euros, sendo que mais de metade virá de poupanças com trabalhadores.
BPI

BPI: Regulador regista OPA do CaixaBank

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários decidiu hoje registar a Oferta Pública de Aquisição do CaixaBank sobre a totalidade do capital do BPI, oferecendo o banco espanhol 1,134 euros por cada ação do BPI.
BPI

BPI recebeu 66 milhões de euros do BFA

O BPI já recebeu os dividendos do Banco de Fomento de Angola (BFA) referentes a 2014 e 2015, no valor de 66,1 milhões de euros.
BPI

Acionista considera venda de 2% do BFA "ruinosa"

O representante do acionista do BPI Violas Ferreira Financial disse ter votado contra a venda de 2% do BFA, por a considerar um "negócio ruinoso"e que irá agora analisar ações a tomar.
BPI

Acionistas do BPI aprovam venda de 2% à Unitel

Os acionistas do BPI aprovaram a venda de 2% do Banco de Fomento de Angola à operadora Unitel, por 28 milhões de euros.
BPI

BPI. Angola autoriza tarnsferência de dividendos

O BPI anunciou que foi autorizada pelo Banco Nacional de Angola a transferência para Portugal dos dividendos do Banco de Fomento Angola (BFA) relativos ao exercício de 2015, de 36,9 milhões de euros.
BPI

BPI decide hoje a venda do Banco Fomento de Angola

Os acionistas do BPI vão reunir-se para decidirem a venda de 2% do Banco Fomento Angola à Unitel. A reunião vai decorrer às 14h30 na Casa da Música, no Porto.
BPI

Angola: Indicadores económicos mostram estagnação

O gabinete de estudos económicos e financeiros do BPI disse à Lusa que os principais indicadores sobre a economia de Angola apontam para "um cenário de estagnação ou mesmo de recessão".
Caixabank

Caixabank ainda não decidiu voto na venda do BFA

O Caixabank disse esta quarta-feira que ainda não decidiu se votará favoravelmente, ou não, a venda parcial do Banco de Fomento de Angola à Unitel.
BPI

Assembleia do BPI sobre venda do BFA suspensa

Os acionistas do BPI decidiram a suspensão da assembleia que deveria votar a venda de 2% do Banco Fomento Angola à Unitel, uma operação destinada a cumprir as exigências do Banco Central Europeu.
BPI

BPI. Venda de 2% do BFA é a "única solução"

A administração do BPI disse que a venda de 2% do BFA é a "única solução" para cumprir as exigências do BCE face a Angola, acrescentando que o problema tem de ser resolvido rapidamente.
Banca

Acionistas do BPI reúnem para votar venda do BFA

A assembleia-geral do BPI em que os acionistas vão decidir sobre a venda de 2% do Banco de Fomento Angola (BFA) à operadora angolana Unitel está marcada para dia 23 de novembro.
BPI

CaixaBank não analisou Novo Banco

Depois do presidente do BPI ter afastado divergências sobre o tema, o líder do CaixaBank volta a dizer que o banco catalão não analisou oferta pelo Novo Banco. BCE deu luz verde à OPA sobre o BPI.
BPI

Resultados do BPI crescem mais de 21%

Banco registou lucros consolidados de 182,9 milhões de euros de janeiro a setembro de 2016. A principal contribuição para este resultado chegou da atividade internacional, em que se destaca Angola.
Caixa Geral de Depósitos

Domingues tinha 56 mil ações do BPI quando saiu

Presidente da Caixa Geral de Depósitos tinha 56.042 ações do BPI no final do primeiro semestre, quando deixou as funções de vice-presidente para liderar o banco público. Valem cerca de 63 mil euros.
BPI

OPA. BPI admite saída de mais 1000 colaboradores

Relatório do conselho de administração do BPI sobre OPA diz que os custos de reestruturação apresentados pelo CaixaBank são compatíveis com a redução de mais mil colaboradores.
BPI

BPI. Gestão diz sim à OPA, mas nem todos

Conselho de administração considera oferta do CaixaBank oportuna e amigável. Mas nem todos. A Santoro de Isabel dos Santos absteve-se. E gestor da família Violas votou contra e demitiu-se.
BPI

Caixabank já fez pedido de registo para OPA

O Caixabank já fez o pedido de registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) sobre a totalidade do capital social do BPI, disse à Lusa fonte ligada ao processo.
BPI

BPI cede maioria do banco BFA a Isabel dos Santos

A Unitel vai passar a controlar a maioria do capital do Banco de Fomento Angola (BFA), anunciou o BPI em comunicado enviado à CMVM.
BPI

BPI fecha mais de 25 balcões no país

Banco encerra nove balcões no Centro do país, oito a Norte, seis a Sul e um na Madeira. Entre balcões, centros de investimento e centros de empresa ficará com 533 unidades de contacto com os clientes.
Novo Banco

CaixaBank quer BPI fora da corrida pelo Novo Banco

Bloomberg avança que a liderança do CaixaBank indicou a investidores que não será favorável a que o BPI avance com uma proposta pelo Novo Banco. Caixabank está "concentrado na oferta pelo BPI".
Novo Banco

Vender Novo Banco até final do ano. Será desta?

Venda do Novo Banco entra em fase decisiva depois de clarificada a situação no BPI e aberto o caminho à Fosun no BCP. Objetivo é vender até final do ano, mas valor caiu com reforço de capital da CGD.
BPI

BPI. Angolanos ainda não decidiram se vendem

Os acionistas angolanos do BPI, a Santoro de Isabel dos Santos, e o BIC, também ligado à empresária angolana, ainda não decidiram se vendem as ações na OPA do CaixaBank.
BPI

Isabel dos Santos congratula-se com solução no BPI

Ainda não se conhece a posição da empresária angolana sobre a OPA do CaixaBank, mas Isabel dos Santos diz que agora há condições para o BPI e o Banco de Fomento de Angola crescerem.
BPI

CaixaBank obrigado a lançar OPA sobre 100% do BPI

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) determinou a obrigatoriedade de o CaixaBank lançar uma OPA sobre a totalidade do capital do BPI, depois de aprovada a desblindagem dos estatutos.
BPI

Aprovada desblindagem dos estatutos do BPI

A assembleia geral do BPI já terminou. Acionistas aprovaram desblindagem dos estatutos, como abstenção de Isabel dos Santos. OPA do Caixabank sobre o banco liderado por Fernando Ulrich pode avançar.
BPI

Negociação das ações do BPI suspensas pela CMVM

A Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu a negociação das ações do BPI, no dia em que os acionistas se reúnem para decidir sobre a desblindagem dos estatutos.
BPI

BPI quer ceder controlo do BFA a Isabel dos Santos

127
A administração do BPI enviou, esta terça-feira para Luanda, uma proposta a Isabel dos Santos, que permite resolver o impasse da desblindagem de estatutos e o problema da exposição excessiva a Angola.
BPI

Grupo Violas. OPA sobre o BPI vai avançar

A OPA do espanhol Caixabank sobre o BPI "vai mesmo avançar", diz administrador da 'holding' Violas Ferreira. O Grupo Violas vai deixar o BPI "seguir o seu caminho, para as mãos dos espanhóis".
BPI

Assembleia suspensa. Há "intranquilidade" no BPI

Nova suspensão da assembleia-geral de acionistas do BPI, que já tinha sido suspensa no final de julho. Acionistas voltam a tentar votar a desblindagem dos estatutos a 21 de setembro. Ações caem.
BPI

Caixabank admite retirar OPA. Ações do BPI descem

"A paciência tem limites e a de Isidre Fainé [presidente da Fundação La Caixa] está a esgotar-se". "El Confidencial" diz que o banco espanhol está a pensar "muito seriamente" retirar a OPA ao BPI.
BPI

BPI fecha mais 25 balcões em todo o país

133
O BPI vai fechar 25 balcões em todo o país a 30 de setembro, segundo uma circular interna do banco. Um encerramento que surge depois de terem sido desativadas 76 agências no primeiro semestre.
Banco de Portugal

Banco de Portugal alivia pressão sobre os bancos

Banco de Portugal vai aplicar de forma gradual a imposição de almofada financeira aos bancos sistémicos. A CGD é um dos mais beneficiados. Mário Centeno diz que alteração influencia recapitalização.
Dinheiro

BPI cria pulseira para fazer pagamentos sem cartão

Uma pulseira desenvolvida pelo BPI e pela MoneyToPay vai permitir fazer pagamentos em terminais multibanco sem usar cartão. Basta aproximar a pulseira e, se for menos de 20 euros, nem precisa de PIN.
BPI

Mais de 300 trabalhadores vão sair do BPI este ano

O presidente executivo do BPI disse que o banco prevê fechar este ano com menos 321 trabalhadores, estando em curso um programa de reformas antecipadas.
BPI

Assembleia-geral do BPI suspensa por 45 dias

A assembleia-geral do BPI para votar a desblindagem dos estatutos do BPI foi suspensa por 45 dias após a providência cautelar interposta pelo grupo Violas. Santos Silva fala em fuga de informação.
BPI

CMVM suspende ações do BPI em dia de assembleia

Assembleia-geral no Porto deverá aprovar a retirada do limite de votos a 20%, porque o chamado "Diploma BPI" permite que a assembleia ignore esse limite na altura de votar a sua eliminação.
Caixabank

Caixabank reforça posição no BPI

O Caixabank já tem 45,16% do capital social do BPI, depois das recentes compras de ações quando tem em curso uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o banco português.
Caixa Geral de Depósitos

CGD. Novo presidente acumula ordenado com reforma

7374
António Domingues pediu a antecipação da reforma pelos anos que trabalhou no BPI, revela o Expresso. O gestor que vai liderar a Caixa completa 60 anos.
BPI

BPI reforça decisão de desblindar estatutos

A administração do BPI fundamenta a decisão tomada com o diploma que obriga à revisão estatutária a cada cinco anos. Eliminação dos limites ao voto será decidida em julho.
BPI

Bruxelas prova aquisição do BPI pelo Caixabank

A Comissão Europeia aprovou a proposta de aquisição do Banco BPI pelos espanhóis do CaixaBank, no âmbito do regulamento de fusões.
Isabel dos Santos

BCP/BPI. Isabel pode estar nos dois em simultâneo?

Nomeação de Isabel dos Santos para a presidência da Sonangol, maior acionista do BCP, suscita dúvidas sobre um eventual conflito de interesses, face à participação que detém no BPI.
BPI

OPA ao BPI pressupõe saída de mil trabalhadores

A oferta de aquisição do BPI pelo Caixabank tem implícita a saída de cerca de mil trabalhadores, estima o conselho de administração do banco português num relatório divulgado na CMVM.
BPI

BPI. OPA do CaixaBank é "oportuna". Preço é baixo

O conselho de administração do BPI considera que a oferta pública de aquisição lançada pelo banco catalão é "oportuna" por abrir as portas a uma solução para Angola. Preço oferecido é baixo.
Novo Banco

Bancos não terão "desconto" se preço for baixo - como aconteceu

Se o Novo Banco for vendido a um preço baixo, os bancos não terão "desconto" dos contribuintes. À chefe da supervisão europeia, Costa diz que o Estado não pede "privilégios" para recapitalizar a CGD.
BPI

CaixaBank reforça posição no BPI

Caixabank reforçou a posição no Banco BPI, com a compra, entre 5 e 12 de maio, de 2.430.760 ações, representativas de 0,167% do capital social e direitos de voto.
Caixabank

OPA do CaixaBank ao BPI já está na CMVM

O pedido de registo da Oferta Pública de Aquisição do CaixaBank sobre o BPI já deu entrada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. O CaixaBank pretende deter 70% do capital do BPI.
BPI

Ulrich foi a Angola apresentar OPA ao BPI

O DN falou com o presidente do BPI que explicou que só apresentou a operação de compra ao banco central de Angola e não chegou a ter qualquer reunião com responsáveis da Santoro de Isabel dos Santos.
Banca

Ulrich quer banca parecida com setor energético

O líder do BPI afirmou numa conferência na sede do PS que a concentração na banca é inevitável e que, tal como na energia, tem de haver mais segurança e exigência para com os bancos.
BPI

Banco de Angola "atento" à exposição do BPI

Valter Filipe, o governador do Banco Nacional de Angola, afirma que o diferendo sobre a exposição do BPI à banca angolana está na mão dos acionistas. 77% do total dos lucros do BPI provêem de Angola.
BPI

BPI. três vias para resolver o problema de Angola

Fernando Ulrich admite hipótese de o BPI comprar a posição de Isabel dos Santos no seu capital, por troca da participação no Banco do Fomento Angola. Integração na CaixaBank e cisão são outras vias.
BPI

Banco mau? BPI não precisa

O BPI não precisa nem está interessado na solução de um banco mau para os créditos em risco, garante Fernando Ulrich, O presidente assegurou ainda que uma saída do BFA não afetaria rácios.
BPI

BPI aumenta lucros para 45,8 milhões

O Banco BPI teve lucros de 45,8 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, mais 48,3% do que no mesmo período do ano passado, divulgou esta quinta-feira a instituição.
BPI

BPI. Fim do limite aos votos proposto em julho

Santos Silva vai propor a desblindagem dos estatutos do BPI, "imediatamente a seguir" à entrada em vigor, a 1 de julho, do decrete-lei que permite ultrapassar o limite dos 20% aos direitos de voto.
BPI

CaixaBank já só negoceia Angola com a Santoro

Caixabank diz que "já não é tempo de negociar com outros acionistas do BPI sobre a estrutura de capital", depois de lançada a OPA. Admite apenas dialogar com Isabel dos Santos sobre o risco a Angola.
BPI

BPI. Isabel dos Santos chumba Ulrich

132
Isabel dos Santos chumbou, para já, a proposta de alteração dos estatutos que permitia a Fernando Ulrich continuar na presidência executiva no BPI. Mandato de Ulrich termina daqui a um ano.
António Costa

"Não preciso de ter contrato para ser mais sério" - como aconteceu

Lacerda de Machado continua a trabalhar no dossiê TAP e em tudo mais que lhe for pedido. Mas pediu parecer à Ordem dos Advogados sobre eventuais incompatibilidades com o exercício de advocacia.
Luís Marques Mendes

Marques Mendes. Ainda não há negociações sobre BPI

O acordo sobre a venda do BPI vai acontecer porque é do interesse de todos, referiu Marques Mendes. Em relação ao Tratado Orçamental, o comentador realça a "habilidade" de António Costa.
BPI

Angola responde a Portugal no caso BPI

1472
Luanda tem preparado um decreto presidencial parar retirar os direitos de voto do BPI no Banco Fomento de Angola. Nesse caso, Isabel dos Santos passará a mandar. Presidente português não comenta.
BPI

Isabel dos Santos e Caixabank voltam a negociar

Depois do acordo inicial ter falhado, os dois maiores acionistas do BPI já retomaram as negociações. O Governo garante que desta vez se vai manter à margem dos contactos.
Economia

Dez anos de OPA falhadas. Que aconteceu às ações?

O CaixaBank lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre o Banco BPI, mas o sucesso é incerto. O Observador estudou o impacto das OPA falhadas nas ações. O resultado é mau para os investidores.
BPI

BPI: Governo "afasta investidores estrangeiros"

Um dia depois de Isabel dos Santos se ter queixado da parcialidade do Governo no caso BPI, António Leitão Amaro acusa o Governo de colocar em causa confiança dos investidores estrangeiros no país.
BPI

Direitos de voto:limites reavaliados a cada 5 anos

Os acionistas dos bancos vão poder reavaliar os limites de direitos de voto a cada cinco anos, segundo um diploma publicado em Diário da República que abre caminho à desblindagem dos estatutos no BPI
BPI

BPI desmente Isabel dos Santos

O BPI reage ao comunicado de Isabel dos Santos que dava conta de que nunca tinha chegado a haver acordo entre si e os catalães do CaixaBank.
BPI

Isabel dos Santos acusa governo de ser "parcial"

499
Empresária angolana reage e dispara em todas as direções. Isabel dos Santos diz que não houve recuo da Santoro e critica o governo por interferir de forma "parcial" com o decreto-lei já aprovado.
BPI

Ações do BPI reabrem a cair mais de 9%

Títulos estão a negociar abaixo do preço da OPA do Caixabank. Banco emite comunicado em que diz que não está a pagar qualquer multa diária e que aguarda decisão do BCE.
BPI

Bancos têm de aprovar mudanças de direitos de voto

O diploma que revê as restrições dos direitos de voto nas instituições financeiras obriga os bancos a convocarem uma assembleia-geral para acabar com essa limitação.
BPI

Bruxelas. Ligação a Angola pode prejudicar bancos

A Comissão Europeia alertou que a ligação a Angola pode ser prejudicial para a banca portuguesa, admitindo que a crise económica angolana pode ter um impacto negativo nos níveis de capital dos bancos portugueses.
BPI

CaixaBank formaliza OPA ao BPI

O CaixaBank obteve a 'luz verde' da CMVM para lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre as ações do BPI que ainda não controla, oferecendo um preço de 1,113 euros por ação no anúncio preliminar da operação.
BPI

Maria Luís: Governo não se devia ter envolvido

Em declarações ao Expresso, a ex-ministra das Finanças defendeu que "o Governo não deve envolver-se em negociações entre acionistas privados, porque pode ter de vir a intervir".
Santoro

BPI: Artur Santos Silva lamenta falta de acordo

O presidente do Conselho de Administração do BPl lamentou esta segunda-feira que as negociações entre o CaixaBank e a Santoro tenham terminado sem acordo.
BPI

PR admite ter retido lei à espera de acordo no BPI

Marcelo e António Costa adiaram a aprovação e promulgação da lei da desblindagem durante um mês, acreditando que Isabel dos Santos e o BPI chegariam a acordo. Tal acabaria por não acontecer.
BPI

OPA ao BPI: CaixaBank aguarda autorização da CMVM 

O CaixaBank aguarda autorização da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários para lançar a OPA sobre o BPI uma vez que passou menos de um ano do fim da última oferta, que falhou.
BPI

Marcelo aprova desblindagem do BPI

O Presidente da República acaba de aprovar o decreto-lei desenhado pelo Governo de António Costa que permite desblindar os estatutos do BPI.
BPI

Isabel "tira" 315 milhões aos acionistas do BPI

CaixaBank oferece menos 22 cêntimos do que em fevereiro de 2015. Na altura, OPA foi inviabilizada por Isabel dos Santos. Agora, toda a banca europeia desceu e negócio será menos generoso do que antes.
BPI

O acordo que antes de ser já não era

250
Em causa está a estabilidade accionista num dos principais bancos do mercado português, o BPI, a nomeação dos órgãos de gestão do BIC e, quem sabe, um rearranjo no capital do BCP.
BPI

BPI. Desblindagem preparada há mais de dois meses

O Governo estava a preparar há mais de dois meses a lei da desblindagem, mas não avançou para evitar condicionar negociações no BPI. Processo legislativo envolveu vários pareceres da área financeira.
BPI

Marcelo diz que "interesse nacional" vem primeiro

Presidente avisa que dá prioridade a interesse nacional e imagem da banca portuguesa, quando tem em mãos para promulgar o decreto que está a ser visto como a alternativa ao acordo que falhou no BPI .
BPI

BPI. Não vai a bem, vai a lei

601
Decreto-lei para solucionar impasse no BPI foi aprovado no Conselho de Ministros de quinta-feira. Isabel dos Santos acusada de voltar atrás no acordo por causa de não ter idoneidade no BIC.
BPI

"É de violência enorme contra Isabel dos Santos"

188
Marques Mendes diz que o decreto do Governo "provavelmente será promulgado" pelo Presidente e prejudica a empresária angolana. Comentador prevê medidas adicionais para conter défice, em maio ou junho.
BPI

Desacordo "pode ser risco para contribuintes"

311
A porta-voz do BE diz que desentendimento entre CaixaBank e Isabel dos Santos traz riscos e mostra que "a banca é um assunto sério demais para ser deixado nas mãos de banqueiros privados".
BPI

BPI. Costa "lamenta" falha no acordo

148
O primeiro-ministro lamentou que o acordo entre o CaixaBank e a Santoro tenha fracassado, mas mostrou-se confiante nas decisões que serão tomadas pelo BPI, dizendo que o Governo sairá de cena.
BPI

Ser dono disto tudo não é um mar de rosas

535
António Costa já veio afirmar que o tema BPI transcende, agora, a sua capacidade de intervenção. É tarde para sacudir a água do capote.
BPI

Não há acordo. BPI culpa Isabel dos Santos

789
O BPI comunicou que o acordo alcançado há uma semana ficou sem efeito. E acusa Isabel dos Santos de desrespeitar o que tinha ficado acordado. Banco está a negociar com o BCE.
A página está a demorar muito tempo.