BPI

BPI

CMVM aprova saída de bolsa do BPI

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários aprovou esta sexta-feira a saída de bolsa do banco BPI. O requerimento tinha sido apresentado pelo próprio banco a 12 de julho deste ano.
BPI

BPI. "Está na hora de ser prudente com os juros"

O BPI lucrou 529 milhões em nove meses, 164 milhões relativos à atividade recorrente em Portugal – um aumento de 20% face ao ano passado. Banco lança crédito a taxa de juro fixa a 30 anos.
Economia

Agência Fitch melhora avaliação da dívida do BPI

A agência de notação financeira Fitch melhorou o rating da dívida de longo prazo do BPI de BBB- para BBB, com perspetiva estável, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado.
Caixabank

Compra do BPI por CaixaBank investigada em Espanha

Audiência Nacional espanhola abriu procedimento para investigar compra do BPI pelo CaixaBank por suspeitas de abuso de mercado. Fonte oficial do CaixaBank nega irregularidades.
BPI

BPI vai fechar dois balcões no final de setembro

Em 28 de setembro irão fechar os balcões de Colares e de Machico. Os clientes desses balcões vão ser integrados nos balcões Sintra e do Funchal, respetivamente.
Caixabank

CaixaBank quer BPI fora da bolsa até fim do ano

"A nossa expetativa é de poder concluir [o processo de saída da bolsa] antes do final do ano", disse Gonzalo Gortázar, presidente executivo do CaixaBank, dono do BPI.
BPI

BPI aumenta comissões para triplo, em alguns casos

416
No BPI, a cobrança de comissões por patamares vai acabar. Alguns clientes vão ver o valor da comissão triplicar, podendo ascender a 60 euros/ano. Para pagar menos tem de aderir à conta Valor BPI.
BPI

Juros negativos. Lei afeta 3 mil créditos do BPI

A legislação que obriga os bancos a aplicarem juros negativos no crédito à habitação vai ter impacto em cerca de 3.000 empréstimos do BPI, disse o presidente do banco, em conferência de imprensa.
BPI

BPI lucra 223 milhões. "Confiança está a voltar"

Excluindo efeitos excecionais, banco lucra mais de 100 milhões em Portugal, uma subida de 32%. Crédito a empresas subiu 8,3% e "stock" de empréstimos à habitação cresceu pela primeira vez desde 2010.
BPI

Acionistas do BPI aprovam saída de bolsa

A proposta do CaixaBank de perda da qualidade de sociedade aberta do BPI foi aprovada por 99,26% dos votos expressos na reunião magna com 26 acionistas.
BPI

BPI. Acionistas votam saída de bolsa do banco

A reunião tem início marcado para as 9h30 e vai abordar três pontos: a saída de bolsa do banco, a limitação da distribuição de dividendos do lucro e a redução do número de administradores.
BPI

Acionistas do BPI deliberam saída de bolsa

Acionistas do BPI deliberam sobre saída de bolsa do banco, a limitação da distribuição de dividendos entre 30% a 50% do lucro e a redução do número de administradores na próxima sexta-feira, no Porto.
Caixabank

CaixaBank volta a reforçar posição no BPI

O CaixaBank adquiriu "389.821 ações ordinárias do Banco BPI" reforçando assim a sua posição. Os espanhóis passam a deter 94,125% do capital social do banco.
BPI

Saída de bolsa do BPI é "corolário lógico"

A intenção do CaixaBank de retirar o BPI de bolsa é "o corolário lógico" do "declínio do setor financeiro português". Pelas 13h24, as ações do BPI seguiam a subir 21,15% para 1,43 euros.
BPI

Ações do BPI sobem 21% do CaixaBank

As ações do BPI estavam a subir 21,15% para 1,432 euros, depois do CaixaBank ter anunciado que detém mais de 92% da instituição e que vai pedir a sua saída da bolsa.
Angola

BPI admite vender BFA em oferta na bolsa

O presidente executivo do banco, Pablo Forero, diz que está a ser equacionada uma oferta em bolsa para vender parte da posição do BPI no Banco do Fomento Angola. Mas não será este ano.
BPI

BPI quase triplica lucros na atividade em Portugal

Resultados na atividade doméstica aumentaram 175%, para 118 milhões de euros, o que corresponde a mais de 55% dos resultados consolidados do BPI, informou o banco em comunicado enviado à CMVM.
BPI

BPI aprova contas e entrada de António José Cabral

Os acionistas do BPI aprovaram a entrada de António José Cabral na administração e as contas de 2017. Na reunião magna estiveram presentes ou representados 42 acionistas.
BPI

Acionistas do BPI reunidos para aprovar contas

O banco BPI vai reunir os acionistas em assembleia-geral para aprovar contas e analisar os resultados do primeiro trimestre do ano. Encontro vai acontecer na Fundação Serralves, no Porto.
BPI

BPI fecha mais 2 balcões no Porto e em Lisboa

A 27 de abril irão fechar os balcões da Praça da Galiza, no Porto, e do Paço do Lumiar, em Lisboa. O BPI tem vindo a diminuir o número de balcões há já vários anos.
Sara Sampaio

Sara Sampaio é a nova imagem do BPI

A modelo portuguesa é a nova cara do BPI, numa parceria que vai ter a duração de um ano. Sara Sampaio diz-se agradada por trabalhar com um banco que também nasceu no Porto, tal como ela.
Banca

Banco BPI fecha mais dois balcões em 28 de março

O BPI já vem reduzindo o número de balcões há vários anos, um processo que desacelerou mais recentemente, mas que não estancou.
BPI

Ameaça de bomba no BPI obrigou a evacuação

Funcionários e clientes do BPI que estavam nas dependências do banco em Lisboa estão na rua, depois de uma ameaça de bomba que aconteceu pelas 10 horas da manhã.
BPI

BPI vende posição na Super Bock ao grupo Violas

O BPI vendeu as suas participações na Viacer, que detém 56% da Super Bock, ao grupo Violas, que passa a deter indiretamente a maioria do capital social da maior empresa de cervejas portuguesa.
Banca

Bancos cobraram mais comissões em 2017

No total, em 2017, Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Montepio arrecadaram 1.876,8 milhões de euros em receitas de comissionamento. O BCP foi o banco que mais comissões cobrou.
BPI

Fundação "la Caixa" inicia implantação em Portugal

Fundação "la Caixa", dona do espanhol CaixaBank e do BPI, apresentou as linhas mestras da atuação em Portugal. Vão ser 50 milhões de euros por ano para projetos, sobretudo de apoio social.
Caixabank

Grupo CaixaBank aumenta lucros para 1.684 milhões

O grupo espanhol CaixaBank, dono do BPI, aumentou os lucros para o valor recorde de 1.684 milhões de euros em 2017. O BPI contribuiu com 176 milhões.
BPI

"Portugal estaria a crescer mesmo sem Europa bem"

O banco teve lucros de 191 milhões na atividade doméstica. Porém, em termos consolidados, e sem excluir efeitos extraordinários, os lucros caíram para os 10,2 milhões (por causa de Angola).
BPI

Revogada licença 'offshore' do Banco BPI em Macau

A autorização concedida ao BPI para o estabelecimento de uma offshore sob a forma de sucursal em Macau foi revogada. A licença tinha sido atribuída em 2005.
Banca

Caixa e BPI reforçam posições no BCI

A Caixa Geral de Depósitos e o BPI anunciaram que reforçaram as posições no moçambicano BCI. A CGD passou de 51% para 61,5% e o BPI controla agora 35,67%, quando antes detinha 30%.
BPI

Moody's tira depósitos do BPI do 'lixo'

A Moody's reviu em alta o 'rating' dos depósitos do BPI, que saem assim do nível de 'lixo', e melhorou a nota da dívida de longo prazo do banco, que está a um passo do nível de investimento.
Isabel dos Santos

Negócios e guerras de Isabel dos Santos em Lisboa

Ganhou força nas empresas portuguesas com a fraqueza da economia. Isabel dos Santos entrou e saiu do BPI, é parceira da Sonae na NOS e dona da Efacec. O ativo mais valioso é a Galp, mas não manda.
BPI

CaixaBank com lucros recorde (e o BPI ajudou)

Acionista maioritário do BPI teve lucros de quase 1.500 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano. Banco português já contribuiu com 180 milhões para os lucros do Caixabank, desde a integração.
BPI

BPI lucra 312 milhões nos primeiros 9 meses do ano

O BPI lucrou 312 milhões de euros, em termos recorrentes, uma subida de 71% nos lucros. Saída do Caixabank da Catalunha não terá qualquer impacto para o BPI, garante o presidente Pablo Forero.
Catalunha

Dono do BPI sai da Catalunha para Valência

107
O Caixabank, dono do BPI, decidiu transferir a sede social da Catalunha para Valência. Também a Gas Natural e o Sabadell se juntam a um crescente número de empresas que abandonam a região espanhola.
Catalunha

Bancos catalães tentam acalmar clientes

À medida que Carles Puigdemont dá a entender que pode haver uma declaração unilateral de independência nos próximas dias, bancos como o Caixabank e o Sabadell procuram serenar os depositantes.
Banca

A banca em Portugal já voltou a dar dinheiro?

147
"A vida não está nada fácil", dizia um banqueiro em 2014, queixando-se da taxa extraordinária sobre o setor. Três anos depois, as queixas continuam.
Desemprego

Quatro bancos perderam cerca de 800 trabalhadores

Cerca de 800 trabalhadores saíram este ano de quatro dos principais bancos que operam em Portugal. O maior número de saídas, no primeiro semestre, aconteceu no Novo Banco.
BPI

BPI. Saídas e ajuste em Angola leva a prejuízos

Sem custos com saídas de pessoal e perda contabilística da contribuição do angolano BFA, lucros subiram de 106 milhões para 188 milhões. Em termos contabilísticos, houve prejuízo de 102 milhões.
BPI

BPI. Saída de 617 quadros custa 106 milhões

BPI conclui o programa de redução de pessoal lançado após tomada de controlo pelo CaixaBank. No total, vão sair 617 colaboradores. O custo é de 106 milhões e irá ao resultado semestral.
BPI

BPI vai fechar mais sete balcões no final de junho

O BPI vai fechar mais sete balcões no final de junho, segundo a decisão a que a Lusa teve acesso, naquele que é mais um passo na redução da dimensão do banco agora controlado pelo espanhol CaixaBank.
BPI

BPI avança com saída de 400 trabalhadores

O BPI vai avançar com um processo de saídas de cerca de 400 trabalhadores, oferecendo o banco 2,5 salários por cada ano de trabalho a quem aceite sair por rescisão amigável.
BPI

BPI não pretende sair de Angola

O novo presidente, Pablo Forero, diz que existem negociações com o Banco do Fomento Angola (BFA) onde o BPI reduziu a sua posição acionista para 48,1% e diz que o banco não pretende sair de Angola.
BPI

BPI passa de lucros a prejuízos de 122 milhões

O BPI registou prejuízos de 122,3 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, com as contas do banco a serem afetadas pela venda do Banco de Fomento de Angola.
BPI

BPI. Ulrich continuará a "exercer influência"

Fernando Ulrich encara o novo cargo de presidente não executivo como uma oportunidade para "exercer influência" sobre a vida futura do banco.
BPI

BPI. Nova administração eleita com 99,77%

Os acionistas do BPI elegeram esta quarta-feira com 99,77% de votos a favor a nova administração liderada por Pablo Forero, do CaixaBank, que sucederá à de Fernando Ulrich.
BPI

O "nou" BPI. O que vai mudar com o domínio catalão

Explicador. Esta quarta-feira, nasce um BPI "nou" (novo, em catalão) com uma nova gestão eleita em assembleia geral. Um banco que continua português com um novo dono e um novo presidente espanhóis.
Lucros

Maiores bancos privados lucraram 733 milhões

109
Os três maiores bancos privados que operam em Portugal, BCP, BPI e Santander Totta, tiveram lucros pelo segundo ano consecutivo em termos agregados depois dos prejuízos entre 2011 e 2014.
Suicídio

Funcionário do BPI suicida-se em edifício do banco

4.997
Funcionário suicidou-se com tiro de caçadeira nas instalações da Braamcamp, em Lisboa, na sexta-feira. Banco garante que não havia conflito com o trabalhador. Sindicato fala em "sinal de alerta".
BPI

BPI. 50 funcionários vão sair da sucursal francesa

Mais de 50 trabalhadores da sucursal do BPI em França vão sair do banco até final de março, na sequência do encerramento de sete agências no país, disseram à Lusa fontes sindicais.
BPI

A banca que nos restou

548
A CGD é agora o único banco controlado por portugueses. Depois da energia e das telecomunicações foi a vez da banca ser vendida. Também assim evitamos mais austeridade.
BPI

Quem é o espanhol que vai suceder a Ulrich no BPI

Pablo Forero é o gestor que o CaixaBank propõe para o lugar de Fernando Ulrich na liderança do BPI. Espanhol é especialista em auditoria e gestão de risco e está no grupo catalão há oito anos.
BPI

Espanhol substitui Ulrich na presidência executiva

143
Fernando Ulrich deixa a presidência executiva do BPI em abril de 2017 que passará a ser ocupada por Pablo Forrero, diretor-geral do CaixaBank. Ulrich fica presidente do conselho, mas não executivo.
BPI

Caixabank pagou 645 milhões para ter 84,5% do BPI

O CaixaBank passou a deter 84,5% dos direitos de voto do banco BPI após a oferta pública de aquisição. Banco catalão investiu 644,5 milhões de euros. Quase metade foi para Isabel dos Santos.
Caixabank

OPA do Caixabank sobre o BPI termina hoje

A Oferta Pública de Aquisição do espanhol Caixabank sobre a totalidade do capital social do BPI termina esta terça-feira, com os resultados a serem conhecidos na quarta-feira.
BPI

BPI encerrou sete agências da sucursal de França

O banco BPI encerrou definitivamente sete agências da sucursal em França, mantendo em funcionamento apenas duas agências no país, uma em Paris e outra em Lyon.
BPI

BPI. Indemnização por omitir risco de investimento

O BPI foi condenado a pagar 402.500 euros a um cliente por não o ter informado devidamente sobre os riscos que corria com a aquisição de obrigações do Espírito Santo Financial Group.
BPI

BPI lucra mais 32%. "Concorrentes que se cuidem"

Lucros do banco liderado por Fernando Ulrich subiram mais de 32% para 313 milhões. Em plena OPA dos espanhóis do CaixaBank, o BPI diz que o banco, mesmo sem Angola, "está bem e recomenda-se".
BPI

"Destruição colossal de capital" (exceto no BPI)

160
Fernando Ulrich recusa a ideia de que os contribuintes perderam fortunas a resgatar bancos. Quem mais perdeu foram os acionistas – sobretudo em alguns bancos (porque "os bancos não são todos iguais").
BPI

CaixaBank espera cortar 84 milhões no BPI

O espanhol CaixaBank estima que, após concretizar a OPA sobre o BPI, o banco português consiga vir a reduzir custos anuais até 84 milhões de euros, sendo que mais de metade virá de poupanças com trabalhadores.
BPI

BPI: Regulador regista OPA do CaixaBank

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários decidiu hoje registar a Oferta Pública de Aquisição do CaixaBank sobre a totalidade do capital do BPI, oferecendo o banco espanhol 1,134 euros por cada ação do BPI.
BPI

BPI recebeu 66 milhões de euros do BFA

O BPI já recebeu os dividendos do Banco de Fomento de Angola (BFA) referentes a 2014 e 2015, no valor de 66,1 milhões de euros.
BPI

Acionista considera venda de 2% do BFA "ruinosa"

O representante do acionista do BPI Violas Ferreira Financial disse ter votado contra a venda de 2% do BFA, por a considerar um "negócio ruinoso"e que irá agora analisar ações a tomar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)