A Agência Espacial Tripulada Chinesa avançou na rede social Weibo e o Comando Espacial dos EUA confirmou no Twitter: o foguetão chinês Long March 5B reentrou na atmosfera terrestre este sábado. Portugal estava, inicialmente, na sua rota, mas como se tratou de uma queda descontrolada, era difícil saber com precisão se os seus detritos iriam ou não cair numa área povoada. Segundo o Comando Espacial dos EUA, a reentrada aconteceu às 17h45 (hora deLisboa) sobre o Oceano Índico.

A Agência Espacial Tripulada Chinesa garante que a maioria dos destroços ficou destruída na reentrada no Mar de Sulu, partilhado pela Malásia e pelas Filipinas.

Já há vários vídeos do momento a correrem a internet.

A ausência de partilha de informação da China foi alvo de críticas da NASA, a agência espacial norte-americana. Todos os países devem partilhar esse tipo de informação com antecedência, apontou o administrador Bill Nelson, “para permitir previsões confiáveis ​​do risco potencial de impacto de detritos, especialmente para veículos pesados, como o Long March 5B, que carregam um risco significativo de perda de vidas e bens”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos últimos dias, foram feitas várias projeções da reentrada do foguetão, mas, mesmo na véspera da queda, havia dúvidas sobre os destroços cairiam no Oceano Índico, no México ou no Atlântico, com Portugal na mira.

Foguetão chinês a cair descontroladamente em direção à Terra pode despenhar-se em Portugal

Na Malásia, várias pessoas da província de Sarawak partilharam os seus vídeos nas redes sociais.