O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América sancionou a Tornado Cash, por alegadamente ajudar no branqueamento de criptomoedas. Segundo revelou o organismo norte-americano, esta é a segunda vez que o departamento do Tesouro bloqueia uma misturadora, nome que é dado aos serviços de criptomoedas que ajudam a que haja mais anonimato nas transações.

Com esta sanção, todos os cidadãos norte-americanos ficam bloqueados de interagir com a empresa, exigindo, ainda, que os os ativos dos Estados Unidos da América detidos pela Tornado Cash sejam reportados ao departamento que tem de controlar a aplicação das sanções.

No comunicado em que anuncia a aplicação das sanções, o departamento do Tesouro refere que a Tornado Cash terá sido usada para lavar mais de 7 mil milhões de dólares de criptomoedas desde que foi criada em 2019, referindo, em particular, o seu papel no branqueamento relacionado com ciberataques ligados alegadamente à Coreia do Norte. Referem nomeadamente o roubo de cerca de 455 milhões de dólares que o FMI atribuiu ao grupo norte-coreano Lazarus. Segundo a imprensa internacional, este roubo estará ligado ao ciberataque sofrido pela blockchain por detrás do jogo Axie Infinity.

A Tornado Cash terá sido, também, segundo o departamento norte-americano usada para branquear mais de 96 milhões de fundos derivados de ciberataques à Harmony Bridge e 7,8 milhões do roubo à Nomad. Este último aconteceu este mês e, segundo a CNBC, a Nomad ofereceu aos atacantes um pagamento de até 10% para recuperar os fundos dos utilizadores, depois de perder quase 200 milhões de dólares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os misturadores, como são apelidados, agrupam movimentos de vários utilizadores e redistribuem-nos, por forma a dissipar a proveniência obter um maior nível de anonimato.

Este é a segunda empresa com estes serviços que é sancionada pelos EUA. A primeira foi a Blender.io que, em maio, ficou de fora do sistema financeiro norte-americano. O departamento do Tesouro indicou, então, que o serviço Blender estava a ser usado pela Coreia do Norte para “apoiar as suas ciberatividades maliciosas e de lavagem de dinheiro de moeda virtual roubada”.

A Tornado Cash atua na blockchain da ethereum e a Blender na da bitcoin.