As três páginas de “indignação” que John Lennon escreveu a Paul McCartney, após o rompimento dos Beatles do qual ambos eram membros, estão à venda, na casa de leilões norte-americana Gotta Have Rock and Roll, com um valor base de 35.000 euros. Há oito pessoas interessadas, mas para a Beatlemania nem tudo está perdido.
A carta, dactilografada e com as margens rabiscadas com anotações, assinada por Lennon, foi escrita na sequência da entrevista polémica de McCartney, em 1971, à revista Melody Maker — onde abordou o fim do quarteto de Liverpool, em 1970, e a relação de Lennon e Yoko Ono.
O ex-Beatle começa por abordar as finanças em torno da Apple Records, descreve uma conversa telefónica relacionada a negócios e refere também a compra de ações da Northern Songs “pelas costas”. Lennon acusa ainda McCartney e a usa mulher na altura, Linda, de “cuspirem em cima do grupo” e pelo seu fim.
Eu sei que queremos o mesmo. Como disse por telefone e agora nesta carta, sempre que me quiseres encontrar é só ligares”, concluiu John Lennon, deixando os “ressentimentos” de parte.
A carta (que pode ler aqui na íntegra e, quem sabe, adquirir), que ressuscita o cruzamento de acusações entre os dois artistas, é vendida, até ao dia 19 de agosto, pela casa de leilões norte-americana Gotta Have Rock and Roll.