“É para fazer uma contagem até dez.” Numa cave, o tenente-coronel Vítor Custódio tentava comunicar através do Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) diante da comunicação social, que tinha sido convidada para uma demonstração sobre o funcionamento da rede. No entanto, do outro lado, dez pisos acima, não havia resposta.

De acordo com a CNN Portugal, Vítor Custódio não conseguiu estabelecer ligação através do SIRESP durante sete minutos. “A comunicação dentro dos edifícios, a propagação é muito difícil, obviamente estamos a dez pisos de distância, isto normalmente existe um rádio junto à entrada, no piso intermédio, e depois pode haver repetidores em todos os pisos e isso é a maneira de propagar”, justificava o tenente-coronel.

“Está a posicionar-se melhor”, afirmou ainda o tenente-coronel relativamente à pessoa do outro lado da linha. Contudo, apenas sete minutos depois é que Vítor Custódio conseguiu estabelecer contacto. “À medida que posicionamos os meios é uma questão de conduta operacional”, indicou.

SIRESP não rejeita chamadas nem falhou nos incêndios deste ano, diz presidente da rede de comunicações

Este teste à comunicação social surgiu no dia em que o presidente do SIRESP, Paulo Viegas Nunes, ter garantido que a rede não falhou nos incêndios deste ano, admitindo, ainda assim, que há “falta, muitas vezes, de entendimento do funcionamento da rede”. Para colmatar essa falha, haverá uma aposta na formação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR