O presidente do conselho de administração da Águas da Região de Aveiro (AdRA) garantiu esta quarta-feira que, apesar da seca, o investimento realizado na eficiência do sistema permite a regularidade do abastecimento aos 350 mil habitantes.

“O investimento realizado atempadamente pela AdRA e pela Associação de Municípios do Carvoeiro — Vouga permite às populações terem segurança relativamente à disponibilidade de água neste período de extrema seca“, declarou Fernando Vasconcelos.

O presidente do conselho de administração da AdRA destaca, no entanto, que “é imprescindível que as pessoas e as empresas adotem boas práticas, utilizando a água com moderação”.

Segundo a empresa, apesar da situação de seca hidrológica que atualmente afeta o território de Portugal continental, a Águas da Região de Aveiro “tem garantido a regularidade e qualidade do abastecimento de água aos cerca de 350 mil habitantes servidos na sua área de abrangência”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A robustez do sistema da AdRA e do Sistema Regional do Carvoeiro é reforçada pelo aumento de eficiência e consequente redução das perdas de água em cerca de um quarto do consumo anual da região (quatro milhões de metros cúbicos/ano), o que nos permite encarar este período difícil com confiança”, acrescenta.

A AdRA – Águas da Região de Aveiro, S.A. é uma sociedade anónima de capitais públicos que obedece a um novo modelo de gestão delegada dos serviços públicos de abastecimento de água e de saneamento, numa parceria entre o Estado e as autarquias locais.

A empresa tem a seu cargo a gestão dos serviços de água e saneamento de uma dezena de municípios: Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

O abastecimento de água em alta é, por seu turno, assegurado pelo Sistema Regional do Carvoeiro, com um conjunto de captações em poços abertos nos aluviões do rio Vouga, perto da povoação do Carvoeiro, no concelho de Águeda.