O Presidente angolano, João Lourenço, felicitou esta quarta-feira o povo brasileiro pelo 200.º aniversário da independência e enalteceu o papel do Brasil como parceiro do desenvolvimento dos países de África, em especial Angola.

Numa mensagem enviada ao Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, o chefe de Estado angolano sublinha o “grande papel que o Brasil vem assumindo com respeitável pujança no contexto das nações sul americanas, em particular, e do resto do mundo”.

Considera, por isso, que o “país irmão” é um “ator imprescindível na abordagem das questões sobre a paz e a segurança mundial e também como parceiro do desenvolvimento dos países de África e de Angola, em especial”.

João Lourenço conclui a mensagem ao seu homólogo, divulgada pelo secretariado de imprensa, reiterando o firme desejo do seu executivo de “continuar a empreender esforços no sentido de que os dois países mantenham de forma perene as grandes relações de amizade que os ligam”.

Em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal proclamou a independência do país que é esta quarta-feira o gigante da América do Sul, nas margens do Rio Ipiranga.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR