Não interessa se são atores, realizadores, produtores ou guionistas: quem pisa a red carpet dos Emmy Awards já sabe que deixa a ocupação à porta para enfrentar os implacáveis juízes da moda. Na noite desta segunda-feira, 12 de setembro, foram feitas muitas sentenças a quem desfilou pelo Microsoft Theater, em Los Angeles, para marcar presença na 74.ª cerimónia da academia televisiva. Sem surpresas, Zendaya voltou a ser a grande favorita da imprensa de moda.

A atriz de “Euphoria”, que acumula vitórias na categoria de mais bem vestida das passadeiras vermelhas, levou um vestido Valetino feito à medida com um corpete que deixava os ombros expostos, a cintura marcada e uma saia cheia de volume com bolsos escondidos. Uma escolha que lhe valeu comparações com o estilo icónico de Audrey Hepburn em “Breakfast at Tiffany’s” e que se inspirou num modelo de arquivo de 1987 da casa de moda italiana. Na imprensa de internacional, não restam dúvidas: voltou a levar para casa a estatueta dourada para o melhor look da noite.

Foi, de resto, uma red carpet marcada pelos brilhos. Ho-yeon Jung, que foi lançada para o estrelato com a sua participação em “Squid Game”, usou um vestido slip da Louis Vuitton, o tecido de retalhos preenchido com missangas — uma escolha simples e bem conseguida. Num dos momentos mais comentados, Chrissy Teigen mostrou pela primeira vez ao mundo a sua nova barriga de grávida num modelo cintilante Naeem Khan. Já Amanda Seyfred optou por um Armani Privé de lantejoulas, com corte a direito e um detalhe de tule discreto no decote; Reese Witherspoon levou um vestido da mesma casa de moda, também ele com lantejoulas mas em azul-marinho; Lily James escolheu um modelo da Versace muito sexy, estilo armadura; e Christina Ricci levou uma proposta brilhante da Fendi Couture. Uma categoria preenchida por cortes pouco volumosos, ajustados às formas do corpo.

Não faltaram brilhos na passadeira vermelha.

Mas há outra categoria a destacar, nomeadamente a das aberturas com a pele à mostra. Julia Garner, de “Ozark” levou a barriga de fora naquela que foi uma das escolhas mais arriscadas da noite: um vestido Gucci em veludo. Ariana DeBose mostrou parte do ventre em Prabal Gurung e Jasmin Savoy Brown mostrou as ancas e o peito num modelo estilo cabedal de Christopher Kane.

Entre os looks que marcaram a noite dos Emmys, destaca-se ainda Sydney Sweeney num Oscar de la Renta que podia ter saído da idade dourada de Hollywood, Laura Linney num Christian Siriano feito à medida e Sandra Oh num macacão roxo Rodarte que recebeu muitos elogios dos especialistas. Por motivos menos simpáticos, também Kerry Washington fez correr muita tinta na noite de segunda-feira ao aparecer num vestido de cauda Elie Saab acompanhado por meias de vidro pretas. Kaley Cuoco, nomeada pelo seu papel em “The Flight Attendant”, não convenceu num modelo cor-de-rosa cheio de tule e de flores da Dolce & Gabbana.

Na fotogaleria, juntámos o melhor e o pior da red carpet dos Emmys. Durante a cerimónia, “Succession”, “White Lotus”, “Ted Lasso” e “Squid Game” foram os vencedores de uma noite previsível — conheça todos no artigo do Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR