António Costa conta, a partir desta sexta-feira, com um novo secretário de Estado Adjunto. O cargo será ocupado por Miguel Alves, ainda presidente da Câmara de Caminha, líder da Federação do PS de Viana do Castelo e antigo assessor do atual primeiro-ministro quando este era presidente da Câmara de Lisboa.

O primeiro-ministro regressa assim a uma fórmula que tinha abandonado aquando da composição novo Executivo: a existência de uma figura no Governo com a função de coordenar os vários ministérios e responder diretamente a António Costa — missão que antes pertencia a Tiago Antunes, hoje secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

Esta nomeação de Miguel Alves, que mantém também boas relações com António Costa, surge num momento em que se acumula o desconforto no interior do PS e do Governo socialista com as dificuldades de coordenação e os erros de comunicação acumulados. Depois da contratação de João Cepeda para diretor de comunicação, a escolha de Alves tem como objetivo dar mais músculo político ao Executivo.

E Manuel Pizarro, que foi nomeado na semana passada como ministro da Saúde, já tem equipa: Margarida Tavares e Ricardo Mestre são os novos secretários de Estado da Promoção da Saúde e substituem assim Lacerda Sales e Fátima Fonseca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Margarida Tavares é infecciologista e vem do Hospital de São João, no Porto — o mesmo hospital, aliás, onde trabalhou Manuel Pizarro –, e coordenava o serviço de infecciologia.

Já Ricardo Mestre é especialista em administração hospitalar e foi nomeado recentemente, em junho deste ano, para desempenhar o cargo de subdiretor-geral da Saúde.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, através de uma nota publicada no site da Presidência: “O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-ministro de nomeação de três novos secretários de Estado”, lê-se no comunicado. Os três novos secretários tomam posse esta sexta-feira, ao final da tarde, numa cerimónia que vai decorrer no Palácio de Belém.

Pizarro, o “canivete suíço” e “apparatchik de primeira água” que diz sim ao amigo e ao inimigo