Que ela andava a conquistar o mundo, já todos sabíamos. Que ia chegar aqui tão cedo, poucos podiam adivinhar. Kika Nazareth, a jovem avançada do Benfica, é uma das 15 nomeadas pelo jornal Tuttosport para a primeira edição do prémio Golden Girl, o troféu que vai escolher a melhor jogadora Sub-21 do mundo.

A vencedora será eleita por um painel de 40 jornalistas e, a 15 de outubro, o jornal desportivo italiano vai cortar cinco nomes e anunciar a lista definitiva das 10 finalistas. Para além de Kika Nazareth, também Jule Brand (Wolfsburgo), Esmee Brugts (PSV), Salma Paralluelo (Barcelona), Kathrine Møller Kühl (Nordsjaelland), Sofie Bredgaard (Rosengard), Silvia Lloris (Levante), Nessine Bahlouli (Lyon), Hanna Bennison (Everton), Nicole Arcangeli (Juventus), Melchie Dumornay (Reims), Vicky López (Barcelona), Katja Wienerroither (Grasshopper), Mary Fowler (Man. City) e Anastasia Ferrara (Roma) foram nomeadas.

A avançada do Benfica tem apenas 19 anos — completa 20 no próximo mês de novembro — mas já é tida como um dos principais nomes do futebol feminino português, sendo mesmo interpretada como a jogadora mais talentosa da atual geração da Seleção Nacional. Natural de Lisboa, Kika começou no futsal, no Os Torpedos e teve breves passagens pelo Casa Pia e pelo Futebol Benfica antes de ingressar definitivamente nos encarnados. Marcou 14 golos ao longo de 30 jogos pelo Benfica na época passada, tendo já conquistado dois Campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Na Seleção, já leva 20 internacionalizações, tendo feito a estreia em 2020 e com apenas 17 anos, e fez parte das eleitas de Francisco Neto para o recente Europeu de Inglaterra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No Golden Boy, o prémio que elege o melhor jogador Sub-21 do mundo, o Tuttosport revelou esta sexta-feira o penúltimo corte nos nomeados, sobrando agora 40 finalistas. Fábio Carvalho, Fábio Silva, Henrique Araújo e Nuno Mendes são os quatro portugueses que sobram, sendo que Paulo Bernardo, Diego Moreira e Francisco Conceição foram excluídos. De recordar que Portugal conta com dois vencedores do Golden Boy: Renato Sanches, em 2016, e João Félix, em 2019. No ano passado, foi o espanhol Pedri, do Barcelona, a ficar com o galardão.