A Rockstar Games, que é controlada pela Take-Two Interactive, confirmou esta segunda-feira que houve efetivamente uma intrusão na companhia e um acesso indevido às imagens de desenvolvimento do próximo título da franquia “Grand Theft Auto” (GTA). Durante o fim-de-semana passado circularam imagens e vídeos nas redes sociais e fóruns de algo que alegadamente era o “GTA VI”, o próximo videojogo da franquia.
A confirmação de que as imagens são mesmo do “GTA VI” foi feita através de um comunicado, que está disponível também na conta de Twitter da RockStar Games. “Recentemente sofremos uma intrusão de rede em que uma parte não autorizada acedeu ilegalmente e descarregou informação confidencial dos nossos sistemas, incluindo imagens de desenvolvimento do próximo ‘Grand Theft Auto’”, é possível ler.
A Message from Rockstar Games pic.twitter.com/T4Wztu8RW8
— Rockstar Games (@RockstarGames) September 19, 2022
“Nesta altura, não antecipamos nenhuma disrupção nos nossos serviços de jogos live nem qualquer efeito a longo prazo no desenvolvimento dos nossos projetos em curso”, diz a Rockstar.
A empresa de videojogos diz estar “extremamente desapontada” por ver detalhes do próximo jogo partilhados desta forma. “O nosso trabalho no próximo ‘Grand Theft Auto’ vai continuar como planeado e continuamos a estar comprometidos como nunca em entregar uma experiência a vocês, os nossos jogadores, que realmente exceda as vossas expectativas”, continua a companhia.
A equipa conta partilhar atualizações em breve e também apresentar devidamente o jogo quando estiver pronto. Não é a primeira vez que há um “leak” de imagens de um jogo em desenvolvimento, mas dada a quantidade de informação a circular, é um dos maiores incidentes do género no mundo dos videojogos.
Quase 100 vídeos e imagens do jogo Grand Theft Auto VI terão sido revelados depois de um leak
As imagens mostram diversos momentos de mecânicas do jogo, desde assaltos até personagens ou até mapas de jogo. Começaram a ser partilhadas num fórum dedicado ao jogo, o GTAForums, sendo rapidamente partilhadas noutros lados. Foram postas a circular quase cem imagens e vídeos do jogo. Durante o fim-de-semana, a RockStar não confirmou a veracidade das imagens, mas rapidamente os fãs acreditaram que seriam verdadeiras.
A confirmação de que são efetivamente imagens do novo título, que vai suceder ao GTA V, lançado em setembro de 2013, só chegou esta segunda-feira. O jogo está a ser altamente antecipado, especialmente desde que foi confirmado, em fevereiro, que o título estava em desenvolvimento.
Atualmente, assim que se entra no fórum GTAForums, onde apareceram as primeiras imagens, é visível uma indicação a vermelho para não partilharem conteúdos ou ligações para material que tem direitos de autor. É através da lei dos direitos de autor que a empresa está a conseguir apagar algumas das imagens da internet. No YouTube, por exemplo, muitos dos vídeos estão a ser removidos, justamente com a indicação de violação de direitos de autor.
Os analistas mais ligados ao mundo dos videojogos partilharam com a Reuters que, apesar de não terem como intenção a distribuição pública, as imagens do jogo não deixam a Rockstar ficar mal. “As imagens confirmam simplesmente os rumores que já circulam no mercado há anos de que o jogo está em desenvolvimento”, disse Mike Hickey, da Benchmark Company à Reuters. O mesmo analista diz que está “mais confiante de que o jogo possa ser lançado no FY25 [ano fiscal de 2025] e disponibilizar um catalisador significativo para o crescimento de receitas e lucro”.
De acordo com os números antecipados pela área de “research” do Bank of America, é expectável que o “GTA VI” venha a atingir montantes de vendas de 3,5 mil milhões de dólares no lançamento e uma média de dois mil milhões depois disso.
O “hacker” que divulgou as imagens diz que está a tentar “negociar um acordo” com a Take-Two e garante ser também o responsável pelo acesso indevido aos sistemas da Uber, na semana passada. Até ao momento, esta informação não foi confirmada.
Uber a investigar incidente de cibersegurança. Falha afetou sistemas de comunicação e engenharia