459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Polémica

A História do Dia

Fim de festa para Boris Johnson?

Esta poderá ser uma semana decisiva para o primeiro-ministro britânico. São as consequências do chamado partygate. Que apoios restam a Boris Johnson? Cátia Bruno, jornalista, explica o que se segue.
Óscares

Óscares. Jada Pinkett Smith fala em reconciliação

Mulher de Will Smith falou sobre a bofetada do ator ao comediante Chris Rock nos Óscares: "A minha esperança é que estes dois homens inteligentes e capazes tenham uma oportunidade para se curarem".
Fact Check

Finlândia aprova relações com menores de 10 anos?

Está a ser partilhada nas redes sociais que a Finlândia considera "legais" as relações sexuais com menores de 10 anos. A publicação baseia-se num caso polémico de 2018 no país. Será verdade?
Assembleia Da República

IL critica empolamento sobre vice da AR

Questionado sobre se estava a falar do Chega, o líder liberal respondeu que se referia a "todos os que têm interesse" uma vez que "não é só um que tem interesse".
Polémica

Matadouros, Auschwitz e Literatura

Sou nazi porque disse que o dia chegará em que as gerações futuras verão o que fazemos aos animais da mesma maneira que nós hoje vemos o que nazis e comunistas fizeram nos seus campos de concentração?
Polémica

Par de alterne

Num país envelhecido, dependente do Estado, é natural que as pessoas não procurem alternativas e se contentem com a mudança de moscas. Compreendo, mas não me peçam para aplaudir a mera troca de caras.
Escolas

Professor demite-se: mostrou fotos de mulher nua 

O episódio aconteceu no início do mês: o professor, que também é padre, mostrou inadvertidamente duas imagens de uma mulher nua a uma turma do 9º. ano de um colégio em Braga. Demitiu-se dias depois.
Espanha

Jovem trocada à nascença exige três milhões

Uma das bebés trocadas, hoje com 19 anos, descobriu em 2018 que não estava a viver com os seus pais biológicos através de testes de ADN. Agora pede uma indemnização de três milhões de euros.
Igreja Católica

Conferência Episcopal contextualiza texto polémico

"As mulheres submetam-se aos maridos como ao Senhor, porque o marido é a cabeça da mulher", foi a frase lida numa missa do passado domingo, com transmissão televisiva, que motivou polémica.
TAP

Vídeo polémico. Diretor de RH anuncia saída da TAP

Pedro Ramos diz numa publicação no LinkedIn que o vídeo que gravou em Madrid era privado e que se a empresa o colocou em causa, também não havia interesse dele em continuar ali a trabalhar.
Direitos Humanos

Simões Pereira denuncia violação de direitos

Líder do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde mostrou-se indignado por não ter conseguido sair do país por ordens superiores. Apresenta denuncia de violação de direitos humanos.
Televisão

Usa quimono e é acusada de apropriação cultural

A apresentadora brasileira Patrícia Poeta gerou polémica ao falar sobre a cultura japonesa vestida com um quimono tradicional japonês. Foi acusada de apropriação de cultura e alvo de muitas críticas.
Polémica

A bizarra defesa das ditaduras por Pacheco Pereira

Pacheco Pereira é apenas o símbolo de como as elites instaladas podem ir longe na manipulação da informação para manter intocada visão hegemónica da sociedade que lhes garante a sua posição dominante.
Futebol

Fundadores da Superliga põem ação judicial 

Os 12 clubes fundadores da Superliga avisaram os líderes da FIFA e da UEFA que vão interpor ação judicial para impedir esforços destas organizações para proibir o avanço da nova competição.
Coronavírus

Resposta a Henrique Pereira dos Santos

Lamento que alguém que pretende ensinar aos outros o que é “a essência do jornalismo” conheça tão mal o dia a dia do jornalismo que se pratica numa redação com a qual se cruzou.
Polémica

Polémica. Charlie Hebdo caricatura Rainha e Markle

A mais recente capa do jornal satírico francês voltou a provocar polémica, ao caricaturar Isabel II e Meghan Markle e evocar a morte do americano George Floyd. "Isto está errado a todos os níveis".
Polémica

Um 25 de abril sangrento

Com cerca de 500 mortos e a dinamitação do Padrão dos Descobrimentos proposta por Ascenso, introduzir-se-ia Portugal no progresso europeu e encerrar-se-ia digna e definitivamente o ciclo do império.
Brasil

Vulva de 33 metros gera discórdia no Brasil

Uma instalação artística na forma de uma enorme vulva está a gerar polémica no Brasil. Enquanto vários criticam o projeto que demorou 11 meses a ficar concluído, outros celebram-no.
Google

Demissão de investigadora na Google gera polémica

É um dos nomes destacados na defesa pela ética na Inteligência Artificial, uma das poucas negras da Google que lutou pela diversidade. Agora foi despedida por email, em férias. E a polémica estalou.
Estados Unidos da América

Artigo de opinião sobre Jill Biden abre polémica

O WSJ publicou um artigo em que Jill Biden é criticada por usar o título de "Dra." antes do nome e em que é chamada de criancinha. Democratas como Hillary Clinton não gostaram.
Xenofobia

Mamadou/Ljubomir: descubra as  diferenças

Mamadou é activista, Ljubomir cozinheiro. Os cozinhados de Ljubomir, caríssimos, só paga e come quem quer. Já a retórica inflacionada de Mamadou somos obrigados a ouvir e pagar.
Polémica

O mal absoluto

As esquerdas precisam desesperadamente de Linhas Vermelhas para o seu frentismo populista e antifascismo militante que disfarce as suas agendas corrosivas e práticas iliberais e as mantenham no poder.
Festa do Avante

Na história da Festa, há mais polémicas como esta

Desde livros censurados a agressões no recinto da Festa, há várias polémicas em torno de anteriores edições da Festa. PCP enfrenta agora muitas críticas, mas já teve outros momentos difíceis.
Juan Carlos

Escândalos de Juan Carlos, o rei caído em desgraça

Máquina de contar dinheiro instalada no palácio, alegados subornos, amizades tóxicas e aventuras sexuais. Decadência do antigo monarca espanhol começou há muito. Mas só se conhece a ponta do iceberg.
Liberdades

A enurese mental dos intolerantes

Confesso que fiquei surpreendido quando analisei os subscritores da missiva-apelo ao ódio: soube-me a coisa pouca, a flop. Talvez seja da reclusão corónica e não tenham conseguido mais e melhor.
Museus

Museu do Aljube. Historiadores contestam Rita Rato

Irene Pimentel, António Araújo e Miguel Soromenho foram alguns dos historiadores que se insurgiram contra a escolha da EGEAC. Acusam ex-deputada comunista de não ter currículo nem experiência.
História

Pregar moral não é fazer política

Um historiador profissional não pode desfazer a história a pedido. Foi mal? Foi bem? São perguntas sem sentido ou, pior, com sentido escondido destinado a fundamentar movimentos políticos moralistas.
Polémica

Claras às escuras ao serviço do poder

Desde poderosos primitivos a recentes como Ceaușescu ou Kim Jong-un que há falsas sacerdotisas pregando ficções religiosas encomendadas para legitimarem a cleptocracia, o nepotismo e a má governação.
União Europeia

Nunca mais aprendemos – Parte 2

Os últimos 20 anos mostram que o país todo se está a transformar num enorme Alentejo dentro da UE (eu sou alentejano), que vive cada vez mais dependente de subsídios e do Estado. Há quem goste. Eu não
Saúde

Manuel Pinto Coelho já é velho e ninguém o avisou

Pinto Coelho anda em “roda viva” há anos. A utilizar argumentos pseudocientíficos, muitas vezes perigosos para a saúde dos portugueses, conseguindo curar apenas uma doença: síndrome da carteira pesada
Eutanásia

Ensinar para a morte ou ensinar a matar?

Altere-se o que se tiver que alterar nas faculdades de Medicina,de modo a redescobrirmos o valor da compaixão nesses momentos decisivos, a humildade de confortar ao invés de tratar a todo o custo.
Jovens

A minha geração

Outro erro catastrófico é que a «geração floco de neve» é educada pelas mesmas pessoas que nos criticam, que não fazem nada para além disso. Se calhar nós estamos bem e vocês estão com medo da mudança
Polémica

O milagre dos rosas

Não é a crítica à direita que está em causa, até porque esta é a maior responsável pela sua desproteção. Mais grave é o banimento do espaço público da dignidade de determinadas sensibilidades sociais.
Polémica

Narrativas alternativas e passados dolorosos

A História não é engenharia política e social, não é um cachimbo da paz nem um artefacto de reconciliação, o seu único compromisso é com a verdade. Não é legítimo moldá-la, adocicá-la ou avinagrá-la.
Polémica

A trilogia moral abjeta

O problema é o das elites bem-pensantes insistirem em aprisionar o sentido da vida vivida no presente numa fórmula discursiva do passado que substitui o racional pelo místico.
Polémica

Que bandeira para portugal?

A actual bandeira nacional está associada ao Estado Novo, mas deveria ser menos ideológica e mais consensual, menos do regime e mais de Portugal.
Polémica

Não sejas uma Greta, Manuel

De certeza que ainda tens muito a aprender e a dar, portanto não desistas de fazer o teu caminho e defender as tuas ideias, mas evita fazê-lo da maneira mais fácil ou populista, ou fazeres-te de Greta
Polémica

A intolerância dos “tolerantes”

Foi uma vergonha a virulência dos ataques à volta do artigo de opinião de um miúdo de 17 anos. Mas foi também um sinal de alarme: o espaço público está doente, mais intolerante e muito menos livre.
Polémica

Carta aberta a um jovem português

Saúdo enfaticamente a tua vontade de fazer por melhorar o nosso país, de ver novas caras no nosso panorama político. Mas fala com pessoas de opiniões diferentes, põe à prova a História que aprendeste.
Polémica

Salazar e a lobotomia dos povos

E não é possível continuar a tratar hoje sociedades inteiras, para mais envelhecidas, como se se tratasse de um bando infantil, irresponsável, incapaz de pensar por si mesmo.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.