790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Quase 100 vídeos e imagens do jogo Grand Theft Auto VI terão sido revelados depois de um leak

Este artigo tem mais de 1 ano

Vídeos estão a circular nas redes sociais, e confirmam muitas das informações já confirmadas acerca do muito aguardado jogo. Responsável pela sua divulgação alega ser o mesmo do ciberataque à Uber.

In this photo illustration, a Grand Theft Auto VI (GTA 6)
i

Vídeos e imagens revelados vão ao encontro de muitas informações já divulgadas acerca do jogo, como o local (Miami) e a existência de uma protagonista feminina

SOPA Images/LightRocket via Gett

Vídeos e imagens revelados vão ao encontro de muitas informações já divulgadas acerca do jogo, como o local (Miami) e a existência de uma protagonista feminina

SOPA Images/LightRocket via Gett

Quase 100 vídeos e imagens, alegadamente do jogo “Grand Theft Auto VI”, que está a ser desenvolvido pela Rockstar Studios, foram partilhados e estão a circular nas redes sociais e plataformas de partilha de vídeo.

As imagens foram tornadas públicas nos fóruns oficiais do jogo e, apesar de não ser possível confirmar a sua veracidade, estão a ser encarados como verídicas pelos fãs da série e pela imprensa especializada.

Os conteúdos foram partilhados num ficheiro de quase 3 gigabites por um utilizador anónimo, que alega ser um dos responsáveis pelo ataque informático que esta quinta-feira afetou a empresa de transporte Uber.

Uber a investigar incidente de cibersegurança. Falha afetou sistemas de comunicação e engenharia

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As imagens partilhadas contêm vários detalhes e informações previamente confirmadas pela Rockstar Games, o estúdio responsável pelos jogos da série. Estes incluem o local em que se desenrola a ação do jogo — Vice City, uma versão fictícia da cidade de Miami — e a existência de uma protagonista feminina, algo inédito para a franquia que começou em 1997. Ao mesmo tempo, internautas que analisaram ao pormenor os vídeos encontraram várias semelhanças com o último jogo da empresa, “Red Dead Redemption II”, lançado em 2018.

Até ao momento, a Rockstar ainda não se pronunciou sobre o caso, e a publicação onde os ficheiros foram originalmente partilhados continua, para já, acessível. No entanto, os detalhes já mencionados, aliados à quantidade de vídeos e imagens divulgados, estão a fazer com que fãs, internautas nas redes sociais e mesmo a imprensa especializada estejam a tratar o leak como verdadeiro. O site de notícias de videojogos Kotaku afirma que “se os vídeos forem falsos, estão muito, muito bem feitos”.

“Grand Theft Auto VI” é um dos jogos mais aguardados dos últimos anos. O mais recente título da franquia até à data, “Grand Theft Auto V”, foi lançado há quase uma década, em 2013, e é um dos jogos mais bem sucedidos da história: até ao momento vendeu cerca de 170 milhões de cópias, com uma receita estimada de mais de seis mil milhões de dólares.

Após anos de rumores e especulação, o sexto jogo na série foi oficialmente confirmado no passado mês de julho pela Rockstar Games, através de um artigo na publicação Bloomberg.

Esta não é a primeira vez que um grande título da indústria dos videojogos se vê a braços com leaks. O caso mais conhecido aconteceu em 2020, quando o estúdio Naughty Dog, subsidiário da Sony, foi alvo de um ataque de larga escala que expôs na internet grande parte do conteúdo do jogo “The Last of Us – Parte II” a poucas semanas do seu lançamento oficial.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora