A Revolut foi vítima de um ataque informático, confirmou a fintech esta terça-feira. O site Bleeping Computer avançou esta segunda-feira que um acesso indevido nos sistemas da companhia permitiu aceder a dados de milhares de clientes da Revolut.

Um porta-voz da empresa avançou a meios como o Bleeping Computer e ao TechCrunch que a empresa foi alvo de um ataque altamente direcionado. “Identificámos imediatamente e isolámos o ataque para limitar com eficácia o seu impacto e contactámos os clientes que foram afetados. Os clientes que não receberam um email não foram impactados”, indica a Revolut.

Ao TechCrunch, a empresa especificou que foi afetada “uma pequena percentagem (0,16%) dos clientes, durante um breve período de tempo”. De acordo com o site, a companhia tem cerca de 20 milhões de clientes.

O incidente de segurança aconteceu a 10 de setembro e a empresa terá isolado a questão ainda durante a madrugada.

A informação que chegou à entidade responsável pela proteção de dados da Lituânia, onde esta fintech tem a licença bancária, aponta para 50.150 clientes afetados. É detalhado que estes números incluem “20.678 [clientes] no espaço económico europeu”, com os “hackers” a ter acesso a nomes, endereços de emails, moradas, números de telefone, parte dos dados de cartão de pagamento ou dados da conta. Especificamente na Lituânia, terão sido afetados 379 clientes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na mensagem enviada aos clientes afetados, citada pela Bleeping Computer, é especificado que “detalhes de cartões, PIN ou palavras-passe não foram acedidos”. Um porta-voz da companhia indicou também ao site que “o dinheiro dos clientes está seguro – tem estado sempre”. “Todos os clientes podem continuar a usar os cartões”.

Os últimos dias têm sido particularmente intensos a nível de incidentes de segurança. Na passada quinta-feira, um “hacker” conseguiu aceder aos sistemas internos da Uber. Durante o fim-de-semana, circularam também imagens do videojogo “GTA VI”, que ainda está em fase de desenvolvimento.

Rockstar confirma acesso indevido a imagens do “GTA VI” mas diz que desenvolvimento do jogo não foi afetado