António Trigueiros de Aragão, o marido de Ana Abrunhosa, a ministra da Coesão Territorial, associou-se a um empresário chinês condenado por corrupção ativa. A notícia foi avançada esta quinta-feira pelo Página Um. O Expresso também noticia o tema esta sexta-feira.

A informação apurada refere que uma empresa criada pelo marido de Ana Abrunhosa terá sido beneficiada no ano passado com 133 mil euros de apoio do Estado – apesar de um dos sócios da empresa ter sido condenado pouco antes por corrupção ativa.

A Thermalvet, assim se chama a empresa, foi constituída a 15 de outubro de 2020, virada para a “conceção e desenvolvimento de produtos de uso veterinário com água termal”. A empresa seria constituída por António Trigueiros de Aragão e pelo pai, Diogo Trigueiros de Aragão, que detinham 80% do capital social da companhia. A restante percentagem pertencia à sociedade de Zhu Xiadong, um empresário chinês que foi condenado em junho de 2020.

Nessa altura, o Tribunal da Relação de Lisboa condenou o empresário a três anos e cinco meses de prisão, com pena suspensa, por corrupção ativa no processo dos Vistos Gold. O empresário foi condenado por ter subornado António Figueiredo, o antigo presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta quarta-feira, o Observador avançou que duas empresas detidas pelo marido da ministra Ana Abrunhosa beneficiaram de centenas de milhares de euros em fundos comunitários.

(Notícia atualizada para incluir referência ao Página Um) 

Empresas de marido da ministra da Coesão receberam fundos comunitários. PGR diz que é legal, mas critica “obscuridade” da lei