A Dacia, apesar do constante reforço do nível de equipamento, continua a ser um construtor decidido a conter o preço dos seus modelos, para os tornar mais acessíveis. Daí que apenas instale nos seus veículos os sistemas e as tecnologias que os seus clientes desejam e estão dispostos a pagar.

Para responder às mais recentes exigências dos clientes da marca, a Dacia vai abraçar as mecânicas híbridas. No caso, a solução mais simples e com menos ganho em matéria de consumo, a mild hybrid. O modelo escolhido para esta estreia é o novo Jogger, proposto entre nós por valores a partir de 17.000€, na versão com cinco lugares, e mais 900€ para o modelo com lugar para sete passageiros. E este nível de preços, para um veículo com mais de 4,5 metros de comprimentos, impõe alguns compromissos.

O Jogger mild hybrid vai ser revelado no Salão Automóvel de Paris, para abrir o período de encomendas no início de 2023, estando previsto chegar ao mercado igualmente no início do próximo ano. Porém, o construtor romeno do Grupo Renault não avançou muitos pormenores sobre a nova versão, além de se tratar do Jogger Hybrid 140.

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Com estes valores, dentro do grupo francês, só nos ocorre o Renault Arkana, um modelo com o mesmo comprimento que propõe a versão TCe 140 Mild Hybrid. Partindo do princípio que será esta a mecânica a utilizar pelo Jogger, trata-se do motor de quatro cilindros e 1333 cc sobrealimentado a gasolina, que fornece 140 cv e 260 Nm de força, ajudado, ainda que ligeiramente, por um pequeno motor eléctrico alimentado por um sistema de 12V, que dá uma mão ao motor de combustão na fase de arranque e aceleração.

Desconhecemos o ganho que esta mecânica electrificada trará para o Jogger. Mas, no Arkana, anuncia uma média de 5,8 litros/100 km, a que corresponde emissões de 130g de CO2/km. Curiosamente, a gama do Jogger, além das versões mais económicas a GPL, já inclui uma a gasolina com 110 cv e 5,6 litros de consumo, com 127 g de CO2.

Terão certamente sido os custos que levaram a Dacia a limitar-se a recorrer ao motor mild hybrid para o Jogger, uma vez que no Arkana – e apenas por mais 1500€ – é proposta em alternativa uma mecânica full hybrid com 145 cv e um consumo de 4,7 litros e 105 g de CO2.