A judoca portuguesa Rochele Nunes conquistou este domingo, 23 de outubro, uma das medalhas de bronze em +78 kg no Grand Slam de Abu Dhabi, elevando para dois pódios o saldo de Portugal na competição, depois de prata de Bárbara Timo em -63 kg.

Na mais pesada categoria do judo feminino, a judoca, nascida no Brasil e naturalizada portuguesa em 2019, venceu a sua ‘poule’, com duas vitórias, atingindo as meias-finais, onde perdeu o combate. Caída para a disputa pelas medalhas de bronze, voltou ao seu melhor nível e ganhou à chinesa Shiyan Xu.

Em Abu Dhabi, também competiu hoje Patrícia Sampaio (-78 kg), que venceu um combate e perdeu outro. Não passou para a repescagem, porque a adversária que a afastou não ganhou a ‘pool’. Igualmente em ação esteve Anri Egutidze (-90 kg), eliminado logo no primeiro combate.

Na capital dos Emirados Árabes Unidos, Portugal teve em competição na sexta-feira Catarina Costa, que terminou em quinto em -48 kg, Rodrigo Lopes com uma vitória e uma derrota em -60 kg, e Telma Monteiro (-57 kg) e Joana Diogo (-52 kg), com derrotas na estreia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rochele Nunes, 17ª do ‘ranking’ mundial, marca mais 250 pontos e na próxima lista vai aparecer no ‘top 15’, graças a este bronze. No seu grupo, derrotou a saudita Tahani Alqahtani por ‘ippon’, e a cazaque Kamila Berlikash, com segundo ‘wazari’. No combate de acesso à final, perdeu para a georgiana Sophia Somkhishvili, também por ‘wazari’.

O seu melhor combate veio a seguir, na luta pelo bronze, frente à chinesa Shiyan Xu, derrotada por ‘ippon’, em um minuto e 11 segundos apenas. Xu, 11.ª do ‘ranking’, é a melhor chinesa neste momento e vice-campeã asiática.

Na categoria -78 kg, Patrícia Sampaio recuperou da lesão (não competia desde o quinto lugar no Campeonato da Europa em abril) e estreou-se com uma vitória por ‘wazari’ sobre a bicampeã Panamericana, Vanessa Chala, do Equador. De seguida combateu contra Giorgia Stangherlin, de Itália, e perdeu por ‘wazari’, terminando na 9.ª posição.

Anri Egutidze (-90 kg) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Jamal Petgrave, do Reino Unido, sofrendo ‘wazari’ em período de ‘ponto de ouro’.