O ceticismo com que foi brindado quando falou publicamente no objetivo de abrir uma Fábrica de Unicórnios deu a Carlos Moedas uma força redobrada — ou citando o presidente da autarquia esta noite, um “double down” — para concretizar a promessa eleitoral. Num ambiente de quase festa, com convidados aqui e a ali a brindarem como o momento pedia, Carlos Moedas deu o pontapé de saída para a Fábrica de Unicórnios, esta quinta-feira no Hub Criativo do Beato.
“Quando vi que politicamente criava alguma fricção achei que era o momento de fazer doubledown. Era preciso ter a coragem de dizer que vamos fazer e fazer acontecer”, afirmou o autarca que fez questão de frisar que foi “um ano de trabalho terrível para convencer todos.”
Com um investimento estimado de oito milhões de euros, sendo que cinco serão investidos pela autarquia, Moedas apresentou algumas dezenas de parceiros (que deverão, também com a participação da Startup Lisboa, investir os restantes três milhões) e anunciou o “primeiro programa de Scaleups”, que prevê conquistar “20 projetos por ano”. O objetivo, segundo o presidente da autarquia é “fazer as empresas crescer e multiplicar o budget por seis”.
Além do Scaleup program, já na próxima semana durante a Web Summit vão abrir as candidaturas para o Soft Landing program, um “programa desenhado à medida para proporcionar as ferramentas práticas, informação e recursos” para “simplificar o processo de mudança ou expansão” para Lisboa de startups ou scaleups internacionais.
Como “parceiros estratégicos do programa”, Moedas apresentou a Google, a Galp, a Delta Cafés, a Cuatrecasas, a Fidelidade, o BPI e a PwC. E com o pai da Web Summit, Paddy Cosgrave, na primeira fila, Moedas aproveitou para lançar mais uma escada: “A Fábrica de Unicórnios pode ser a casa da Web Summit, dos que vêm à Web Summit.”
“Queremos que venham e fiquem cá, queremos a Fábrica de Unicórnios como uma marca importante. Este é o maior programa de Scaleups em Portugal”, atirou o presidente da Câmara num discurso em duas línguas onde não resistiu a recordar as conquistas do mandato até aqui: transportes gratuitos para maiores de 65 anos e para os jovens estudantes e um seguro de saúde para os mais velhos.
Sem música de fundo a acompanhar, mas com a sala cheia, Carlos Moedas confidenciou que este foi “um dos dias mais felizes”: “I’m feeling good. É um dos dias mais felizes que tive durante este ano.”
O “Scaling Up Program”, com uma duração de oito meses, divide-se “em cinco pilares” e terá um “currículo prático, imersivo e personalizado para uma experiência de aceleração focada no crescimento” e destina-se a “fundadores e líderes de scaleups que tenham obtido financiamento seed” desde que “tenham um produto ou serviço que gere já receitas e uma clara trajetória de crescimento.”
Já o “Soft Landing Program” promete trazer para Lisboa “empresas internacionais a mudarem-se e escalarem a partir de Lisboa”. O objetivo é que a “aterragem em Lisboa não tenha constrangimentos.”