Carlos Moedas

Eleições Europeias

Moedas. Mudou governo, credibilidade manteve-se

141
Em entrevista ao DN/TSF, Carlos Moedas diz que "Portugal é um exemplo de como se consegue mudar de governo e continuar com credibilidade nas contas".
PSD

Moedas sobre Silvano:"Espero que não seja verdade"

116
O comissário europeu diz desconhecer os detalhes do caso Silvano, mas espera que "não seja verdade" o que tem lido sobre o assunto, já que os deputados devem atuar de maneira "moralmente" superior.
Comissão Europeia

Bruxelas vai estar atenta a aplicação de fundos

291
O comissário europeu Carlos Moedas avisa que, caso haja alguma irregularidade na aplicação dos fundos que chegaram na sequência dos incêndios de 2017, a Comissão Europeia vai ser implacável.
União Europeia

100 mil milhões de euros para a ciência europeia

212
O comissário da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, anunciou que a União Europeia vai disponibilizar 97,6 mil milhões de euros e que vai criar o Conselho Europeu de Inovação.
Carlos Moedas

Orçamento superior a 1,11% é "muito difícil"

Carlos Moedas considerou, esta sexta-feira, que vai ser "muito difícil" que o novo orçamento comunitário plurianual possa superar 1,11% do rendimento nacional bruto da União Europeia.
PSD

Duarte e Moedas defendem rendimento universal

540
Pedro Duarte e Carlos Moedas entregaram uma moção setorial para o Congresso do PSD: questionam a progressividade fiscal e equacionam um rendimento básico para toda a gente.
Brexit

Moedas: Brexit será dissuasor para outros países

Carlos Moedas acredita que a saída do Reino Unido da União Europeia será dissuasora para outros países. A saída deverá acontecer até 2019.
Comissão Europeia

Incêndios. Carlos Moedas defende a prevenção

O comissário europeu Carlos Moedas defendeu em Mação que a prevenção é a chave para o problema dos incêndios e anunciou um investimento europeu de 125 milhões de euros para a investigação no setor.
Défice

Moedas: "Temos credibilidade para levantar a voz"

O comissário europeu Carlos Moedas diz que com a saída do Procedimento por Défice Excessivo Portugal ganhou credibilidade para poder "levantar a voz na Europa" e influenciar reformas e decisões.
Investimento

Alentejo com "grandes oportunidades", diz Moedas 

342
O comissário europeu garantiu hoje, na Ovibeja que o que não falta à região é capacidade para atrair investimento em projetos de desenvolvimento científico aplicados às areas da alimentação e da água.
Carlos Moedas

"Gosto de ver portugueses em lugar de destaque"

Rangel admitiu na quarta-feira que o futuro líder do Eurogrupo seja socialista, desde que não fosse Mário Centeno. Já o comissário Carlos Moedas gosta de ver portugueses "em cargos de destaque".
Carlos Moedas

Três empresas vão receber milhões do Horizonte2020

Biomimetx, de Cantanhede, Perceived3D, de Coimbra e Bluemater, do Porto, foram distinguidas pelo programa Horizonte 2020 e vão receber entre 1,3 milhões e 2 milhões de euros.
Presidente Trump

Comissário Moedas apoia a Marcha pela Ciência

Evento cresceu rapidamente nas redes sociais e já tem mais de 300 mil confirmações de pessoas ligadas à área científica. O comissário europeu Carlos Moedas estaria "disponível" para participar.
Carlos Moedas

Carlos Moedas abre seminário diplomático em Lisboa

O seminário de dois dias vai reunir diplomatas portugueses, governantes e sociedade civil. O encontro vai decorrer no Museu do Oriente.
Conflito na Síria

Omar, o cientista de Alepo em Guimarães

275
Este sírio chegou há três meses ao norte do país para terminar o doutoramento, vindo de Itália. A família ficou em Alepo. Omar não sabe quando poderá voltar a ver a mãe e os irmãos.
Comissão Europeia

Inovação no Minho: como a lagartixa perde a cauda

236
O comissário europeu Carlos Moedas passou dois dias entre Braga, Famalicão e Guimarães para ver o que de mais inovador se faz em Portugal. "Vamos ver uma reversão do projeto europeu", alertou.
Comissão Europeia

Juncker encolhe presidência da Comissão

O vice-presidente da Comissão Europeia, Andrus Ansip, assume Economia Digital e Sociedade. O executivo europeu perde um vice-presidente. Para o português Carlos Moedas, nada se altera.
Orçamento do Estado

Moedas já vê "luz ao fundo do túnel"

Comissário europeu e ex-secretário de Estado-adjunto de Passos Coelho diz que "pela primeira vez" Portugal está no bom caminho em relação ao défice e que já se começa a ver "luz ao fundo do túnel".
Carlos Moedas

"Importante é chegar ao objetivo" do défice

Carlos Moedas diz que Comissão Europeia "não se vai imiscuir" nas escolhas do Governo para atingir as metas do défice. "Sou o primeiro a ficar contente" se o país cumprir o objetivo.
Sanções

Bruxelas tem de respeitar os caminhos diferentes

O comissário Carlos Moedas diz que a Comissão Europeia tem de aceitar que os países chegem às metas por caminhos diferentes. Em entrevista ao Negócios, defende que o governo tem estado a cumprir.
CDS-PP

"Não é por mérito de Costa que não há sanções"

249
Melo acusa Governo de não ter ajudado a evitar sanções e assume-se como anti-federalista no debate europeu. Moedas faz três em um e vai à escola de verão do PSD e do CDS, com paragem em São Bento.
União Europeia

Uma Portuguesa Inovadora

354
Há uns dias tive o privilégio de galardoar Susana Sargento com o maior prémio mundial destinado a celebrar as mulheres inovadoras: o Women's Innovator Prize 2016. Foi um prémio merecido.
Reestruturação da Dívida

"Reestruturação da dívida não é uma questão "

Carlos Moedas diz que António Costa "é muito bem recebido" na União Europeia. Mas sobre o tema da renegociação da dívida questiona: "Podemos pensar que a curto prazo vai haver consenso? Penso que não"
Madeira

Carlos Moedas impedido de aterrar na Madeira

O Comissário deveria estar esta quinta-feira no Funchal. Mas o voo onde seguia não conseguiu aterrar no Aeroporto da Madeira devido às fortes rajadas de vento. Roteiro da Ciência será adiado.
Carlos Moedas

Moedas: Portugal deve continuar caminho difícil

Moedas assegurou que a Europa olha para Portugal, alertando que para que a credibilidade construída se mantenha, o país deve continuar um caminho de recuperação frágil e difícil.
Ciência

Moedas nomeia Elvira Fortunato para conselheira

O comissário europeu Carlos Moedas nomeou a portuguesa Elvira Fortunato, juntamente com outros seis cientistas, para a nova Estrutura de Aconselhamento Científico.
Comissão Europeia

Previsões de Outono são "excelentes notícias"

O comissário europeu Carlos Moedas disse que encara com "normalidade e naturalidade" o atraso do envio do orçamento português para Bruxelas, já que o país teve eleições há pouco tempo.
União Europeia

UE e China vão investir juntas em inovação

O comissário europeu, Carlos Moedas, anunciou em Pequim, um investimento conjunto anual, entre a União Europeia (UE) e a China, no valor de 130 milhões de euros, até 2020, na área da inovação.
Comissão Europeia

Moedas elogia Vitorino em novo cargo em Bruxelas

234
António Vitorino pertence ao Comité de Identificação que vai ajudar a escolher os conselheiros científicos da Comissão Europeia. Moedas elogia antigo comissário socialista.
Carlos Moedas

Barões do PSD: programa do PS permite consensos

Figuras sociais-democratas têm elogiado programa económico do PS por "caminhar para o centro". Catroga e Moedas foram os últimos a fazê-lo. Hipótese de bloco central no pós-eleições ganha adeptos.
País

Carlos Moedas: adesão à UE foi um dia marcante

O comissário europeu Carlos Moedas evocou hoje Mário Soares para afirmar que a adesão de Portugal ao espaço comum europeu "foi um dos dias mais marcantes da história portuguesa", destacando os progressos do que chamou "Europa invisível".
Futuro da Grécia

"A Grécia ficará" na zona euro, acredita Carlos Moedas

101
"A Grécia é parte do euro", defende Carlos Moedas, que acredita que "a Europa está unida e que essa união será muito importante para o nosso futuro".
Plano Juncker

Katainen: Primeiro reformar, depois investir

Roadshow do Plano Juncker passou por Lisboa, com vice-presidente da Comissão a pedir "por favor" ao Governo português para não parar as reformas estruturais. Mesmo sabendo que as eleições estão aí.
Comissão de Inquérito BES

Moedas receou implicações do GES na saída limpa

Nas respostas ao Parlamento, o ex-secretário de Estado de Passos Coelho admite que percebeu em maio que situação no GES era mais preocupante. E estranha os pedidos de Salgado para a sua intervenção.
Carlos Moedas

Carlos Moedas: 100 dias a funcionar em Bruxelas

233
No momento em que cumpre três meses como comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas recebe o Observador em Bruxelas.
Futuro da Grécia

Moedas: "Cada um dos 28 países tem o seu eleitorado"

224
O Comissário português é claro: “Respeitamos a Grécia mas não podemos esquecer que há 28 Estados-membros. Cada um tem o seu eleitorado e contribuintes”
União Europeia

Moedas pode "facilitar" investigação portuguesa

O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional alertou para a importância do país entrar nas redes de investigação e que a Comissão não queria atribuir fundos estruturais nesta área a Portugal.
Comissão Europeia

"Não há varinha mágica para o crescimento"

Para crescer é preciso apostar na inovação e aumentar produtividade, disse o comissário europeu esta quinta-feira, em Lisboa. Empresas não devem ter medo de investir e os empreendedores de arriscar.
Comissão Europeia

A primeira medida do novo comissário Carlos Moedas

218
A primeira iniciativa de Carlos Moedas junta a Comissão Europeia e as farmacêuticas europeias num fundo que visa financiar a investigação do vírus do ébola.
Comissão Europeia

Carlos Moedas: O comissário "low profile"

Entrou para a política há pouco tempo e ascendeu de forma rápida dentro do PSD e dentro do Governo. Carlos Moedas inicia esta segunda-feira em Bruxelas o seu trabalho como comissário europeu.
Comissão Europeia

O Comissário Moedas, Portugal e a Europa

O que se pode criticar na escolha de Moedas é o desperdício para o país de "direccionar" alguém com o seu valor - que daria um excelente ministro das Finanças - para o coração da burocracia europeia
Comissão Europeia

Cavaco e Barroso dão voto de confiança em Moedas

O Presidente da República e o presidente da Comissão Europeia mostraram-se esperançosos na nomeação de Moedas, que procurará desenvolver "profundos esforços a favor da ciência" na Europa.
Carlos Moedas

O problema de Moedas não é falta de preparação

PS, PCP e BE consideraram que o comissário indigitado pelo Governo português está obviamente preparado, manifestando-se antes preocupados com a sua linha política.
Comissão Europeia

Exame a Moedas: de aluno de Erasmus a comissário

Carlos Moedas teve nota positiva na audição no Parlamento Europeu. Os eurodeputados portugueses foram os mais combativos, mas Moedas defendeu-se dizendo que discordou da troika.
Carlos Moedas

Ninguém é mais inteligente do que toda a gente

Pode dizer-se, sem grande receio de errar, que a audição de Carlos Moedas perante os deputados da comissão do Parlamento Europeu foi um sucesso.
Comissão Europeia

Moedas no PE: "Estive em desacordo com a troika"

123
Carlos Moedas diz que esteve “muitas vezes” em desacordo com a troika e que concorda em muitos pontos com o relatório do Parlamento Europeu sobre o papel da troika nos países intervencionados.
Fundos Comunitários

Portugal: 553 milhões para investigação em 7 anos

No último programa de apoio à investigação e inovação europeu, Portugal captou 1,18% do financiamento para projetos nacionais. Centros de investigação foram os que mais beneficiaram.
Horizonte 2020

O dinheiro que não usamos

118
O pior que nos pode acontecer é pensarmos que temos um português em Bruxelas com 80 mil milhões de euros para dar. Tudo vai continuar a depender de nós e da qualidade dos nossos projectos.
Comissão Europeia

As cinco audições a que tem de estar atento

Carlos Moedas vai ser ouvido esta terça-feira no Parlamento Europeu, mas há outros nomeados que importa ouvir. O espanhol e o britânico estão em xeque e o alemão pode surpreender.
Comissão Europeia

Moedas já respondeu por escrito aos eurodeputados

O futuro comissário apontado por Portugal tentou dissolver as dúvidas sobre a sua falta de experiência. Na terça-feira, em Bruxelas, Moedas enfrentará um exame oral.
Carlos Moedas

Comissários europeus iniciam hoje audições no PE

As audições do Parlamento Europeu aos comissários designados por Jean-Claude Juncker decorrem até 07 de outubro, sendo Carlos Moedas dos primeiros a ir a "exame", já na terça-feira.
Comissão Europeia

Moedas declara ações do BNP Paribas a Bruxelas

Prestes a ser avaliados pelo Parlamento Europeu, os candidatos a comissários entregaram à Comissão uma declaração de interesses. Moedas refere acções do BNP Paribas e conta no Novo Banco.
Comissão Europeia

As 5 perguntas a que Moedas vai ter de responder

O novo comissário Investigação, Ciência e Inovação tem de responder por escrito ao Parlamento Europeu até 26 de setembro. O Observador teve acesso ao questionário. Conheça as perguntas.
Parlamento Europeu

PS não se vai opor à indicação de Moedas

131
A audição no Parlamento Europeu de Carlos Moedas já está marcada. Deverá acontecer no dia 30 de setembro, entre as 9 e as 12 horas, de acordo com um calendário provisório da assembleia.
Comissão Europeia

Carlos Moedas tem exame marcado em Bruxelas

Na semana passada, Jean-Claude Juncker juntou a sua equipa para preparar as audições nos Parlamento Europeu. Novos comissários vão ser ouvidos no fim de setembro e início de outubro.
Comissão Europeia

Uma pasta cheia de moedas

A firmeza na condução do programa de ajustamento, contra a maioria da oligarquia nacional, e a estratégia de apoio a Juncker desde o início explicam o sucesso do Governo na escolha da pasta de Moedas
Comissão Europeia

A pasta não é uma ciência, é um desafio

A pasta de Carlos Moedas na Comissão Europeia tem duas vantagens: um bom orçamento e a transversalidade. Dependerá do próprio ganhar peso para que valha a pena.
Comissão Europeia

Moedas exonerado hoje do Governo

Português, exonerado do Governo esta quarta-feira, diz que a sua pasta é central para "aumentarmos a produtividade e dinamismo das nossas empresas".
Comissão Europeia

Juncker apresenta Comissão para o "crescimento"

A nova Comissão já é conhecida. Alemanha fica com a Economia Digital, França com os Assuntos Económicos e os Mercados Financeiros ficam para o Reino Unido. Moedas fica com Investigação.
Carlos Moedas

Reações: Escolha "ridícula", diz PS. PSD rejubila

Entre os socialistas, há quem esteja aliviado por o português não ter uma pasta económica. Do lado do PSD, lembra-se que a pasta tem um grande "envelope" e que isso significa uma boa escolha de Passos
Comissão Europeia

Moedas fica com Investigação e gere 80 mil milhões

1.531
Juncker deu a Carlos Moedas a pasta da Investigação. O português vai gerir até 2020 cerca de 80 mil milhões de euros para impulsionar a investigação científica europeia.
Comissão Europeia

Governo: Emprego seria "boa pasta" para Portugal

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Marques Guedes, considerou hoje que a pasta de comissário europeu do emprego seria "uma boa pasta" para Portugal.
Comissão Europeia

Financial Times aponta Moedas à pasta do Emprego

129
Jornal teve acesso a diagrama onde o português aparece como responsável pela pasta do Emprego, mas segundo apurou o Observador tal não se deve verificar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)