O CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, anunciou que a marca que dirige se prepara para lançar o seu primeiro modelo eléctrico. E a responsabilidade é enorme, uma vez que este construtor italiano não se pode dar ao luxo de ficar atrás de marcas com menos pergaminhos na produção de veículos rápidos e potentes, como é o caso da Rimac, que já tem no mercado o Nevera, um hiperdesportivo eléctrico com 1914 cv.

Rimac termina finalmente o primeiro Nevera com 1914 cv

De acordo com Winkelmann, o primeiro supercarro eléctrico da Lamborghini será revelado em 2028, desconhecendo-se o tipo de mecânica – se com dois, três ou quatro motores –, a capacidade da bateria e muito menos a velocidade máxima ou a capacidade de aceleração que o fabricante tem como objectivo. Contudo, não só a tecnologia da Rimac está acessível para as marcas do Grupo Volkswagen, através do acordo realizado com a cedência parcial da Bugatti, como a Lamborghini está a investir um total de 1,8 mil milhões de euros num plano de electrificação a quatro anos.

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O CEO da marca revelou ainda que o desportivo eléctrico não será um coupé de dois lugares, mas sim um coupé de dimensões ligeiramente superiores e mais versátil, com espaço para 2+2 e uma maior altura do solo. O director técnico da marca, Rouven Mohr, acredita que a Lamborghini domina tecnologias que vão ser muito úteis para os desportivos eléctricos, como os chassis em fibra de carbono ou a integração das baterias como elementos estruturais, afirmando ainda que possuem muitas ideias para optimizar o comportamento deste novo tipo de desportivos, seja para torná-los mais eficientes ou até mesmo mais divertidos e exuberantes.

Além do anúncio da data de chegada ao mercado do desportivo da Lamborghini 100% a bateria, Stephan Winkelmann confirmou o que se pode esperar da marca do touro, no que respeita ao calendário previsto para os modelos equipados com mecânicas electrificadas. Assim, o primeiro a chegar às mãos dos clientes será o Aventador HEV, um híbrido que recorre a uma pequena bateria e a um motor eléctrico não só para gastar (e poluir) menos, mas sobretudo para usufruir de mais potência. Este Aventador HEV será revelado já em 2023.

O segundo Lamborghini electrificado a ser apresentado será o Huracán com uma mecânica híbrida plug-in (PHEV), com um ou dois motores eléctricos alimentados por uma bateria com mais capacidade do que a utilizada no Aventador HEV, de forma a garantir a capacidade de percorrer pelo menos 25 km em modo 100% eléctrico. À semelhança do Aventador HEV, o Huracán PHEV visa reduzir de forma mais evidente o consumo e emissões, mas ganhar ainda mais potência, estando previsto para 2024.

O terceiro e último Lamborghini electrificado a ser oferecido aos clientes será o Urus PHEV, este já com uma bateria maior e uma ou duas unidades eléctricas para fazer disparar a potência conjunta, enquanto corta nos consumos e emissões. O acumulador deverá ser capaz de superar 50 km em modo 100% eléctrico.