O centro de exposições Rho Fiera, em Milão, Itália, é por estes dias ponto de encontro dos apreciadores de motos. Palco privilegiado para a apresentação de novos modelos, o salão internacional de motociclos e acessórios EICMA cumpre este ano a sua 79.ª edição e, como não poderia deixar de ser, parte do espaço é reservada a propostas eléctricas. Mas se as baterias até já nem surpreendem, o mesmo não acontece com a criatividade dos designers. Dúvidas existissem e bastaria olhar para o resultado da colaboração entre o reputado atelier italiano Pininfarina e o Vmoto Soco Group.
O resultado deste primeiro trabalho em conjunto, que enceta um “programa transversal concebido para a mobilidade eléctrica”, assume a estranha forma de uma moto sem aquele elemento tão característico que estamos habituados a associar a este tipo de veículos: as duas rodas! Na realidade, elas estão lá, mas não se vêem. O concept elaborado pelo reputada empresa de Turim dá nas vistas pelas suas formas esculpidas pelo vento, com linhas pensadas especificamente para melhorar o coeficiente de penetração aerodinâmica, factor essencial nos modelos a bateria que desejam optimizar a eficiência energética e maximizar a autonomia. Mas não só, uma vez que o desenho da Pininfarina para a Vmoto também visa tirar partido do túnel de vento dos italianos para conseguir canalizar de forma mais eficaz os fluxos de ar, favorecendo a refrigeração da bateria, o que potencialmente resultará numa maior vida útil do acumulador. Do ponto de vista técnico, nada foi revelado a este respeito.
Sendo ainda um concept, que não deixa de evocar as motos de água, esta proposta de estrada da Vmoto destina-se a abrir novos horizontes no que à mobilidade urbana diz respeito. Alia linhas elegantes a soluções úteis, como é o caso de uma bateria externa extra, integrada nas formas. Este recurso adicional, realça a Vmoto, “aumenta a autonomia de condução do veículo e distingue ainda mais o seu carácter estético, dando-lhe um aspecto mais motorizado”.
Conhecida pelos seus trabalhos nas quatro rodas, emprestando um estilo inconfundível a modelos de marcas como a Ferrari e a Maserati, a Pininfarina aventura-se assim no sector das duas rodas, elegendo um parceiro que, a nível global, tem uma capacidade de produção superior a 300.000 motociclos eléctricos. Segundo o responsável de Vendas e Marketing da Pininfarina, Giuseppe Bonollo, a Vmoto sobressaiu na shortlist de colaborações pelo facto de “compreender o potencial de combinar design e inovação, com um foco particular e original na investigação aerodinâmica”. Bonollo destaca a “forte experiência da Vmoto no desenvolvimento de veículos eléctricos de alta qualidade” e assume que o concept que o público vai poder ver, a partir de dia 10 de Novembro, “tem a ambição de inovar a mobilidade eléctrica de duas rodas“. Se o fará é uma incógnita, mas fica a certeza de que, no mínimo, é surpreendente.