O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reagiu à queda de mísseis na Polónia, incidente que causou dois mortos, apontando o dedo à Rússia: “O terror não se limita às nossas fronteiras nacionais. Mísseis russos atingiram a Polónia”, declarou, lembrando que a Rússia lançou um total de 90 mísseis esta terça-feira que afetaram o sistema de energia da Ucrânia e que atingiram empresas e edifícios residenciais.

Míssil atingiu quinta com cereais. Viu-se “um objeto estranho a cair rapidamente”

Quantas vezes a Ucrânia disse que o Estado terrorista não se limitará ao nosso país? Polónia, os Estados Bálticos … É apenas uma questão de tempo até que o terror russo vá mais longe”, apontou Zelensky no habitual discurso. O líder ucraniano disse ainda que atingir o território da NATO com mísseis é um ataque à segurança coletiva e uma escalada muito significativa. “É preciso agir”, sublinha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto mais tempo a Rússia sentir impunidade, mais ameaças haverá para todos aqueles que podem ser atingidos por mísseis russos.”

O chefe de Estado ucraniano prometeu apoio aos polacos, garantido que “a Ucrânia apoia-los-á sempre”: “O terror não libertará as pessoas! A vitória é possível quando não há medo! Vocês e eu não temos”.

Divulgadas primeiras imagens dos danos provocados pela queda de míssil na Polónia

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, fez uma série de exigências concretas em reação às últimas notícias: uma “cimeira da NATO com a participação da Ucrânia” e o “fornecimento de aeronaves modernas à Ucrânia como F-15 e F-16, bem como sistemas de defesa aérea”.