Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia

Já começaram a circular as primeira imagens dos danos provocados pela queda de um míssil em Przewodow, uma localidade polaca a 10 quilómetros da fronteira com a Ucrânia. A informação foi inicialmente divulgada pela rádio polaca ZET, que divulgou que duas pessoas morreram na sequência da queda do míssil.

A informação foi, entretanto, confirmada por um oficial norte-americano à Associated Press, que revelou que mísseis russos atravessaram a fronteira da Ucrânia com a Polónia, um país membro da NATO.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Gazeta de Wyborcza divulgou que o míssil caiu numa antiga fazenda agrícola onde se armazenam cereais. A explosão foi ouvida às 15h35 locais, menos uma hora em Portugal Continental, num raio de 15 quilómetros. Testemunhas no local dizem ter visto “um objeto estranho a cair rapidamente do céu para o chão” antes de terem ouvido “uma explosão sobre a aldeia”.

O governo polaco não confirmou para já a informação divulgada pelo oficial norte-americano, que falou sob condição de anonimato. No entanto, o porta-voz do governo, Piotr Müller, revelou, através do Twitter, que o primeiro-ministro polaco já convocou uma reunião de emergência do comité nacional de segurança e defesa. Em declarações aos jornalistas, Müller mostrou-se cuidadoso, apelando a que não sejam publicadas informações não verificadas sobre o que se passou.

Até agora o Pentágono não confirmou nem negou a queda do míssil na Polónia. “Não podemos confirmar a informação sobre a queda de mísseis russos em território ucraniano”, afirmou o porta-voz do organismo, o general Pat Ryder, explicando que ainda não há provas suficientes sobre a situação.

Moscovo nega ter atacado Polónia e denuncia “provocação”. Kiev diz que terror não se limita às fronteiras ucranianas

O Ministério da Defesa da Rússia já reagiu às notícias, garantindo que os militares russos não realizaram nenhum ataque na zona da fronteira da Ucrânia com a Polónia. “Os relatos dos média polacos e declarações oficiais sobre a alegada queda de mísseis russos perto da localidade de Przewodow são uma provocação deliberada com o objetivo de escalar a situação“, referiu o ministério, citado pela agência estatal TASS.

“Os destroços divulgados pelos meios de comunicação polacos em Przewodow não têm qualquer relação com as armas russas”, sublinham.

Também o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se pronunciou sobre o caso, apontando o dedo à Rússia: “O terror não se limita às nossas fronteiras nacionais. Mísseis russos atingiram a Polónia”, afirmou num vídeo publicado na conta oficial de Telegram.

“Quantas vezes a Ucrânia disse que o Estado terrorista não se limitará ao nosso país? É apenas uma questão de tempo até que o terror russo vá mais longe”, apontou.

O chefe de Estado ucraniano prometeu apoio aos polacos, garantido que “a Ucrânia apoia-los-á sempre”: “O terror não libertará as pessoas! A vitória é possível quando não há medo! Vocês e eu não temos”.