789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mais um recorde para Max, o segundo lugar para Leclerc, o adeus de Vettel: Verstappen vence última corrida da temporada em Abu Dhabi

Este artigo tem mais de 1 ano

Verstappen venceu o GP de Abu Dhabi e é recordista absoluto de vitórias num único ano, Leclerc ficou à frente de Pérez e garantiu o 2.º lugar no Mundial. Vettel acabou a carreira, Hamilton abandonou.

F1 Grand Prix of Abu Dhabi
i

O piloto neerlandês venceu 15 corridas em 2022

Getty Images

O piloto neerlandês venceu 15 corridas em 2022

Getty Images

Há cerca de um ano, por altura do Grande Prémio de Abu Dhabi, tudo parou para ver se era Max Verstappen ou Lewis Hamilton o novo campeão do mundo de Fórmula 1. Cerca de um ano depois, novamente no Grande Prémio de Abu Dhabi, a memória da rivalidade entre o neerlandês e o inglês parece já longínqua.

Este domingo, na derradeira corrida dos Emirados Árabes Unidos, o Mundial de Fórmula 1 chegava ao fim mais de um mês depois de Verstappen se ter sagrado bicampeão mundial, semanas depois de a Red Bull ter conquistado a classificação de construtores e com uma única decisão por fechar — o segundo lugar da tabela, discutido entre Charles Leclerc e Sergio Pérez, sendo que ambos entravam para a última etapa do ano empatados com os mesmos 290 pontos.

Nico Hulkenberg substitui Mick Schumacher na Haas em 2023

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Max Verstappen resgatou a pole-position, com Pérez a garantir a primeira linha para a Red Bull e Leclerc, Sainz, Hamilton e Russell a ocuparem os lugares seguintes, sendo que Sebastian Vettel arrancou em 9.º no último Grande Prémio da carreira. Contudo, e numa semana marcada pela confirmação da saída de Mick Schumacher da Haas e o regresso de Nick Hulkenberg à Fórmula 1, as principais atenções dos adeptos da modalidade voltaram-se para uma fotografia. A inesperada fotografia que juntou todos os pilotos da grelha de 2022 depois de um inesperado jantar de despedida de Vettel.

“Percorremos um longo caminho enquanto pilotos e continuamos a crescer enquanto homens. Independentemente daquilo que acontece em pista, crescemos e tornamo-nos melhores a cada dia que passa. O facto de todos nos termos juntado para celebrar a vida e a fantástica carreira do Seb na Fórmula 1 é verdadeiramente uma noite que nunca irei esquecer”, escreveu Hamilton no Instagram na legenda que acompanhou a fotografia.

Assim, este domingo e uma semana depois de George Russell ter carimbado a primeira vitória da carreira no Brasil, Verstappen manteve a liderança no arranque e Pérez e Leclerc também seguraram os respetivos lugares, com Hamilton a ultrapassar Sainz — mas a ter de devolver a posição algumas voltas depois, por indicação da direção de corrida, já que o Mercedes e o Ferrari quase se tocaram no momento da ultrapassagem. Ainda assim, em menos de nada, o britânico voltou a superar o espanhol e agarrou o quarto lugar.

Atrás de Verstappen, na luta pelo segundo lugar do Mundial, Pérez e Leclerc foram trocando de posições entre as duas paragens e a proximidade de Hamilton, Sainz e Russell. O monegasco pressionou o mexicano na altura em que o Red Bull se tornou o primeiro do grupo da frente a parar pela segunda vez e aproveitou precisamente esse momento para saltar para o segundo lugar, com Pérez a ser forçado a recuperar posições para regressar à retaguarda do Ferrari na sequência da saída das boxes.

No rádio, Verstappen ia avisando a equipa de que Pérez podia acelerar a fundo porque os pneus aguentavam, num episódio caricato tendo em conta a corrida do passado domingo — quando o neerlandês recusou deixar passar o mexicano e recordou a Red Bull de que já dito que não iria aceder a pedidos do género. Mais atrás, Pérez ia respondendo e pressionando Leclerc, somando voltas mais rápidas num derradeiro esforço para ainda chegar ao segundo lugar do Grande Prémio e do Campeonato do Mundo.

Até ao fim, mesmo na ponta final e depois de a Mercedes ter decidido não ir para uma estratégia de duas paragens, Lewis Hamilton teve um problema hidráulico e foi forçado a abandonar — terminando uma temporada na Fórmula 1, pela primeira vez na carreira, sem registar qualquer vitória.

Max Verstappen carimbou o 15.º triunfo da época e fechou da melhor maneira a temporada do bicampeonato tornando-se recordista absoluto de vitórias num único ano, Charles Leclerc não deixou fugir o segundo lugar e agarrou também a segunda posição do Mundial para a Ferrari e Sergio Pérez teve de se contentar com a terceira posição tanto na corrida como na classificação geral. Pelo meio, em Abu Dhabi, Sebastian Vettel terminou uma carreira brilhante em que foi quatro vezes campeão do mundo dentro dos pontos e com um 10.º lugar.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora