Eleito o melhor jogador em campo na partida frente ao Gana e o primeiro a marcar em cinco mundiais seguidos: Cristiano Ronaldo fez o pleno esta quinta-feira. Em reação a estes dois feitos, o capitão da Seleção Nacional admitiu que se trata de um “motivo de grande orgulho”, mas lembrou a importância do coletivo. “Entrámos com o pé direito, entrámos a ganhar, chegámos bem.”

Em conferência de imprensa, Cristiano Ronaldo garantiu também que a saída do Manchester United é um “capítulo encerrado”, estando focado, de “forma única e exclusiva”, no Mundial: “O importante é mesmo a Seleção Nacional”.

Cristiano Ronaldo sublinhou que ganhar o primeiro jogo numa fase de grupo “é fundamental”: “Estou muito feliz, foi uma excelente exibição, difícil, mas Portugal foi justo vencedor”. 

Sobre ter sido eleito o melhor jogador em campo, a capitão da seleção nacional não deu relevância ao prémio que acabara de receber. Em vez disso, reforçou que a “equipa fez um excelente jogo” e assinalou que “nada” estava “garantido”. Cristiano Ronaldo definiu a equipa do Gana como “aguerrida, forte e que joga bem”. “Mas, na minha opinião, fomos os justos vencedores.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“É o nervosismo normal do primeiro jogo”

Por sua vez, João Félix referiu que, com “paciência”, Portugal conseguiu “remontar” o jogo. O avançado do Atlético de Madrid destacou que o Gana esteve “na primeira parte muito bem” organizada. “Meteram-se muito lá atrás e, quando assim é, é uma equipa muito rápida, muito agressiva, lutadora, e é difícil entrar na área deles e mesmo assim ainda tivemos algumas ocasiões, podíamos ter feito [golo], não fizemos.”

Já Rafael Leão, que igualmente marcou um dos três golos que deram a vitória a Portugal frente ao Gana, manifestou-se “muito contente” por conseguir ajudar a Seleção Nacional. “A coisa mais importante é a vitória”, salientou, vincando que “queria ajudar a equipa de qualquer forma” — mesmo “se não fosse com golo”.

Relativamente à primeira parte que terminou sem golos, Rafael Leão destacou o trabalho de Fernando Santos, que “preparou a equipa muito bem” e que sabia que o Gana “ia defender muito”. Na opinião do jogador AC Milan, Portugal, sendo “uma equipa muito forte”, conseguiu marcar três golos na segunda parte.

Bruno Fernandes afirmou que Portugal conseguiu, “com os movimentos certos”, com os “passes” e o “timing” marcar golo. O jogador do Manchester United recusou que tenha havido “tremedeira” nos minutos finais do jogo. “É o nervosismo normal do primeiro jogo. Sabíamos que o Gana nos ia causar muitos problemas.”

Questionado sobre o empate do Uruguai com a Coreia do Sul, Bruno Fernandes salientou que o importante era “entrar a ganhar, independentemente dos resultados dos outros”. “Temos de fazer os nossos jogos, os nossos pontos, o foco está no próximo jogo para estarmos mais próximos da qualificação”, finalizou.