O mais estranho modelo da Tesla pode tornar-se num dos seus maiores sucessos. Pelo menos, a avaliar pelo número de clientes que realizaram pré-reservas e que hoje atingem 1,5 milhões de unidades, valor que, a confirmar-se através da passagem a encomendas firmes, levará a marca norte-americana a necessitar de uns largos anos, nunca menos de seis a oito, para conseguir satisfazer.

Como estamos perante pré-encomendas, os clientes que manifestaram o seu interesse em ser os primeiros a receber a Cybertruck tiveram de sinalizar a aquisição com um sinal de 100€, valor esse que será descontado no preço final do veículo ou devolvido, caso o cliente opte por desistir. Mas a realidade é que se após a primeira semana o construtor norte-americano já tinha recebido 250.000 pré-reservas, em Novembro de 2019, esse valor tem evoluído continuamente para atingir um milhão de pré-encomendas em 2021 e 1,5 milhões no último trimestre de 2022. Resta saber quantas passarão a vendas efectivas, quando a produção arrancar em meados de 2023.

A Cybertruck é proposta em três versões, com um motor e tracção traseira (RWD), dois motores e tracção integral (AWD) e três motores (dois dos quais atrás) e AWD. Se a Single Motor RWD é a mais acessível, comercializada por 39.900 dólares, reivindicando uma autonomia de 402 km, a pick-up eléctrica Dual Motor AWD está à venda por 49.900$ (e 483 km), para a Tri Motor AWD ser proposta por 69.900$ (805 km).

Todas as versões da Cybertruck podem transportar a bordo 1588 kg, mas a capacidade de reboque com travão varia consoante a potência dos motores. Daí que a RWD puxe 3402 kg, a Dual Motor AWD 4536 kg e a mais possante, a Tri Motor AWD, um total de 6350 kg. A velocidade máxima também evolui ao ritmo dos cavalos, atingindo 177, 193 e 209 km/h, respectivamente, ultrapassando a fasquia dos 0-97 km/h em 6,5, 4,5 e 2,9 segundos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR