Acompanhe aqui o liveblog sobre o Mundial 2022

O selecionador uruguaio de futebol, Diego Alonso, antecipou este domingo um “jogo equilibrado” frente a Portugal, “à semelhança do que têm sido todos” no Mundial2022, e enalteceu a “variabilidade” de opções na equipa lusa.

“Respeitamos todos os adversários. Já vimos o equilíbrio que se tem verificado nos jogos neste Mundial. Aliás, também Portugal teve dificuldades frente ao Gana. Queremos ganhar, é para isso que estamos cá, mas sabemos que todos dão o melhor de si e qualquer resultado é possível”, referiu, em conferência de imprensa.

Alonso, que fazia antevisão do encontro da segunda jornada do Grupo H, agendado para segunda-feira, destacou o “conhecimento profundo” que os jogadores portugueses têm uns dos outros, aliado à longevidade de Fernando Santos à frente da equipa das quinas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Têm uma grande variabilidade no jogo, é uma equipa completa, muito boa. Além de todas as individualidades que têm, ainda têm um treinador que os lidera há muito tempo. Mas nós também temos as nossas armas, as nossas virtudes, que nos tornam igualmente perigosos”, salientou o antigo futebolista, de 47 anos, que atuou em clubes como Valência, Atlético de Madrid ou Peñarol.

Diego Alonso, que no final do ano passado substituiu o lendário Óscar Tabárez à frente dos charruas, recusou ainda que haja qualquer ponto de comparação com o duelo entre as duas seleções no Mundial2018, em que os uruguaios venceram por 2-1 e eliminaram a formação lusa nos oitavos de final.

“Todos os jogos têm histórias distintas. Não creio que este jogo venha a ser igual. Há muitos jogadores diferentes dessa altura. Vamos procurar ser competitivos e ganhar um jogo que será certamente muito equilibrado”, assumiu, considerando que ter os sportinguistas Coates e Ugarte, e o ex-benfiquista Darwin Núñez à disposição “não é uma vantagem” em termos de conhecimento sobre a equipa portuguesa.

Portugal e Uruguai jogam na segunda-feira, às 22h00 locais (19h00 em Lisboa), no Estádio de Lusail, em jogo da segunda jornada do Grupo H do Mundial2022.

A equipa das quinas, que venceu o Gana (3-2), na estreia, lidera o grupo, com três pontos, à frente de Coreia do Sul, de Paulo Bento, e Uruguai, ambos com um ponto, enquanto os ganeses, que defrontam os sul-coreanos no mesmo dia, seguem a zeros.

A 22.ª edição do Campeonato do Mundo decorre até 18 de dezembro, no Qatar.