Começa esta terça-feira a última jornada da fase de grupos do Mundial. Para já, as únicas equipas eliminadas são o Qatar e o Canadá e só existem três seleções apuradas para os oitavos de final: Portugal e Brasil juntaram-se esta segunda-feira a França. A campeã do mundo em 2014, Alemanha, por sua vez, tem as contas bastante complicadas para seguir em frente. No entanto, em todos os oito grupos há muito por decidir. Para que não precise de calculadora, o Observador faz-lhe as contas para consultar os cenários em que as várias seleções se podem apurar para a fase a eliminar da prova.

Interativo Qatar 2022. Todas as classificações, jogos e horários

A proximidade pontual entre equipas deixa antever que algumas terminem com os mesmos pontos. Nessa situação, o primeiro fator de desempate é o saldo de golos, ou seja, a diferença entre golos marcados e sofridos em todos os jogos. Se, mesmo assim, se verificar uma igualdade, os golos marcados em todos os jogos são o terceiro fator de desempate. Os critérios seguintes são o confronto direto, ou seja, o número de pontos obtidos nos jogos entre as equipas empatadas, saldo de golos no jogo entre as equipas empatadas, golos marcados no jogo entre as equipas empatadas, maior número de golos marcados entre todas as equipa empatadas e depois o critério disciplinar. Em último caso, a FIFA faz um sorteio para definir quem avança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Diferença de golos, claro, mas também número de cartões e no limite um sorteio: os critérios de desempate na fase de grupos do Mundial

Grupo A

Por jogar:

  • Equador-Senegal (terça-feira, 15h)
  • Países Baixos-Qatar (terça-feira, 15h)

Qatar

Eliminado.

Senegal

Tem que vencer obrigatoriamente o Equador e, caso isso aconteça, passa garantidamente.

Equador

Se empatar ou vencer o Senegal, os equatorianos estão apurados. Se perderem, estão fora.

Países Baixos

Praticamente apurados. Só ficam de fora caso percam por dois ou mais golos e o Senegal ganhar.

Grupo B

Por jogar:

  • País de Gales-Inglaterra (terça-feira, 19h)
  • Irão-Estados Unidos (terça-feira, 19h)

Inglaterra

Caso vençam ou empatem, os ingleses estão apurados. Só são eliminados se perderem por quatro ou mais golos com o País de Gales e houver um vencedor no Irão-Estados Unidos.

Estados Unidos

Passam apenas e garantidamente se ganharem ao Irão.

Irão

Passa se ganharem contra aos Estados Unidos. Em caso de empatarem e a Inglaterra ganhar, o Irão também segue em frente. Caso empatem e o País de Gales vença a Inglaterra, estão eliminados.

País de Gales

Passam diretamente se vencerem a Inglaterra por, pelo menos, quatro golos. Passam também se vencerem a Inglaterra, o Irão empatar e tiverem um saldo de golos melhor que o dos iranianos.

Grupo C

Por jogar:

  • Arábia Saudita-México (quarta-feira, 19h)
  • Polónia-Argentina (quarta-feira, 19h)

Argentina

Passa se ganhar à Polónia. Se empatar e a Arábia Saudita ganhar ao México, estão fora. Caso empate e o México ganhar à Arábia Saudita, é preciso recorrer ao saldo de golos. Se houver empate nos dois jogos, a Argentina avança. Se perder diz adeus ao Mundial.

Arábia Saudita

Passa se ganhar ao México. Passa se empatar e a Argentina perder. Não passa se empatar e a Argentina ganhar. Se os dois jogos derem empate, os sauditas ficam pelo caminho. Se houver empate no Polónia-Argentina têm que ganhar por quatro golo à Arábia Saudita. Se perderem, estão fora.

México

Têm obrigatoriamente que ganhar à Arábia Saudita e esperar que a Polónia ganhe à Argentina. Se ganharem e a Argentina também ganhar, o México tem que comparar o saldo de golos com a Polónia.

Polónia

Passa caso vença ou empate com a Argentina. Se perderem e o Arábia Saudita-México der empate, passam também. Caso percam e a Arábia Saudita ganhe, estão fora. Caso percam e o México vença, têm que comparar o saldo de golos com os sul-americanos.

Grupo D

Por jogar:

  • Austrália-Dinamarca (quarta-feira, 15h)
  • Tunísia-França (quarta-feira, 15h)

França

Apurada.

Dinamarca

É obrigatório a Dinamarca vencer a Austrália para se apurar. Se a Dinamarca vencer a Austrália e, no outro jogo, a França vencer a Tunísia ou o jogo entre franceses e tunisinos der empate, os dinamarqueses estão apurados. Se a Dinamarca vencer a Austrália e a Tunísia vencer a França, é preciso comparar o saldo de golos.

Austrália

Se ganhar à Dinamarca está apurada. Se empatar e a Tunísia ganhar à França, está fora. Se empatar e a França ganhar a Austrália está apurada. Se perder, está fora.

Tunísia

Têm obrigatoriamente que ganhar à França para se apurarem. Se ganharem e a Dinamarca ganhar à Austrália precisam de comparar o saldo de golos com os dinamarqueses. Se houver empate entre Dinamarca e Austrália, os tunisinos seguem em frente. Se a Austrália ganhar, estão fora.

Grupo E

Por jogar:

  • Costa Rica-Alemanha (quinta-feira, 19h)
  • Japão-Espanha (quinta-feira, 19h)

Espanha

Ganhando ou empatando, seguem em frente. Se perderem e a Alemanha ganhar é necessário comparar o saldo de golos que é altamente favorável aos espanhóis.

Alemanha

Têm obrigatoriamente que ganhar. Se a Espanha vencer o Japão, a Alemanha está apurada. Caso japoneses e espanhóis empatem, a Alemanha necessita de ter um saldo de golos favorável em comparação aos japoneses. Se os nipónicos vencerem a La Roja, os germânicos teriam que comparar o saldo de golos com a Espanha, que é altamente favorável aos espanhóis.

Costa Rica

Passam se ganharem à Alemanha. Se os costa-riquenhos empatarem com os germânicos, só passam se a Espanha ganhar ao Japão. Matematicamente, é possível a Costa Rica empatar e passar em caso de vitória do Japão, mas os nipónicos tinha que ganhar por números irrealistas.

Japão

Passam se ganharem. Se perderem, estão fora. Caso empatem e a Alemanha ganhe por dois ou mais golos, estão fora. Caso empatem e a Alemanha ganhe apenas por um golo, continuam em prova. Se empatarem e, no outro jogo houver empate, continuam no Mundial.

Grupo F

Por jogar:

  • Canadá-Marrocos (quinta-feira, 15h)
  • Croácia-Bélgica (quinta-feira, 15h)

Bélgica

Se ganharem à Croácia, estão apurados. Se perderem, estão fora. Se empatarem, e Marrocos pontuar frente ao Canadá, estão fora. Se empatarem e Marrocos perder por mais de três golos, estão nos oitavos.

Canadá

Eliminados.

Marrocos

Passam se ganharem ao Canadá. Avançam se empatarem e a Croácia também empatar com a Bélgica. Se empatarem e a Bélgica ganhar continuam em prova. Se perderem e houver empate no Croácia-Bélgica, avançam. Se perderem e a Croácia ganhar, também seguem em frente. Se perderem e a Bélgica ganhar, ficam dependentes do saldo de golos comparativamente com os croatas.

Croácia

Apurados se ganharem. Apurados se empatarem. Não atingem os oitavos caso percam e Marrocos pontue.

Grupo G

Por jogar:

  • Camarões-Brasil (sexta-feira, 19h)
  • Sérvia-Suíça (sexta-feira, 19h)

Brasil

Apurado.

Sérvia

Tem que ganhar obrigatoriamente para poder seguir em frente. Se a Sérvia vencer e os Camarões não ganharem ao Brasil, estão apurados para a fase seguinte. Se a Sérvia vencer o seu jogo e os Camarões também, o saldo de golos vai entrar em ação.

Suíça

Avançam para os oitavos se vencerem a Sérvia. Em caso de empate, a Suíça passa se os Camarões não ganharem ao Brasil. Se a Suíça empatar e os Camarões ganharem ao Brasil, estão fora. Se a Suíça perder, fica pelo caminho.

Camarões

Precisam de vencer obrigatoriamente o Brasil. Se o Sérvia-Suíça der empate, estão apurados. Caso a Suíça vença a Sérvia, estão fora. Se a Sérvia vencer, camaroneses e sérvios vão ter que fazer contas ao saldo de golos.

Grupo H

Por jogar:

  • Coreia do Sul-Portugal (sexta-feira, 15h)
  • Gana-Uruguai (sexta-feira, 15h)

Portugal

Apurado.

Portugal ainda não escapou do Brasil, mas quase. Com quem podemos jogar nos oitavos e o que pode correr mal para não ficarmos em primeiro?

Coreia do Sul

Têm que ganhar obrigatoriamente a Portugal. Depois, passam se o Gana não ganhar ao Uruguai. Se o Gana empatar e a Coreia do Sul fizer o seu papel, o saldo de golos vai fazer a diferença. Se perderem, estão fora.

Gana

Avança se ganhar ao Uruguai. Em caso de empate no Gana-Uruguai, os ganeses só são eliminados caso a Coreia do Sul ganhe por dois ou mais golos a Portugal. Se perderem, estão fora.

Uruguai

Precisam obrigatoriamente de ganhar. Se Portugal ganhar o Uruguai passa. Se a Coreia do Sul ganhar, uruguaios e coreanos vão ter que fazer contas ao saldo de golos. Se perderem, estão fora.

TotoMundial 2022. Faça o simulador do Observador e veja se Portugal pode ser campeão ou quem acha que vai estar na final