910kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Superdesportivo TT? Para a Lamborghini faz sentido

Este artigo tem mais de 2 anos

Consegue imaginar um superdesportivo fora do asfalto? A Lamborghini não só o imaginou como está prestes a revelar a versão final do Sterrato, modelo radical a meio caminho entre o Huracán e o Urus.

3 fotos

Três anos depois de surpreender o mundo com um concept car que a colocava (literalmente) fora dos trilhos bem asfaltados a que está habituada, a Lamborghini está a escassas horas de levantar pó. Será já no dia 30, no palco da Art Basel, em Miami, que o construtor italiano vai dar a conhecer a versão definitiva do Huracán Sterrato – essencialmente, um Huracán com maior altura ao solo que vai permanecer fiel ao protótipo que o antecipou, apresentado em 2019.

Para animar a contagem decrescente para essa (invulgar) estreia, a Lamborghini decidiu partilhar com os fãs alguns pormenores curiosos acerca da origem deste radical projecto. No processo, acabou por explicar o que habitualmente não faria sentido nenhum: juntar as palavras superdesportivo e todo-o-terreno num único conceito. Assim é o Sterrato, o casamento daquilo que sempre conhecemos em… separado.

As fotos que a marca divulgou mostram que a versão de produção vai permanecer fiel ao concept homónimo, com o principal elemento distintivo do Huracán Sterrato a residir numa distância ao solo incrementada em 4,7 cm. A esse atributo, que é fundamental para não raspar por baixo à mais ligeira irregularidade do piso, juntam-se pneus mais largos e desenhados de modo a facilitar o escoar da matéria que aí se possa alojar, para não prejudicar a tracção ou comprometer a eficácia da travagem. Depois, como vai ser exposto a desafios mais duros, o Sterrato usufrui igualmente de saias laterais reforçadas e de uma protecção extra na parte inferior e na frente. Com vias alargadas em ambos os eixos, o conjunto fica completo com um robusto revestimento nos arcos das rodas, pneus Bridgestone Dueler, altamente resistentes a maus-tratos, e uma série de luzes LED no pára-choques da frente.

4 fotos

A animar o Sterrato vai estar, à partida, o mesmo V10 que impulsiona o Huracán Evo, a passar 640 cv às quatro rodas, no que será a última criação da Lamborghini apoiada exclusivamente num bloco a gasolina sem qualquer electrificação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os detalhes técnicos finais serão conhecidos dentro de horas, mas algumas curiosidades já são do domínio público. Inclusivamente, como é que surgiu a ideia de fazer um Lamborghini tão… diferente. Segundo o chefe técnico da marca. Rouven Mohr, tudo começou num cenário de testes, em Nardò, na Strada Bianca. “Tivemos a ideia de conduzir também um Huracán antigo e modificado nesta estrada de terra batida. À noite, depois do primeiro teste, estava a jantar com Maurizio Reggiani e Mitja Borkert e desenvolvemos a ideia de criar um carro que se situasse a meio caminho entre o Huracán e o Urus. O objectivo não era criar um veículo todo-o-terreno, mas sim um supercarro desportivo sem precedentes para todas as condições de superfície. Foi assim que construímos o protótipo, um carro absolutamente incrível: muito divertido de conduzir em estradas de terra e com uma verdadeira montagem de rali”, conta Rouven Mohr.

Por seu lado, o vice-presidente da Lamborghini Motorsport e ex-CTO Maurizio Reggiani, revela que “tudo começou a partir de um dos primeiros protótipos do Huracán, o chassi número 53”. A ideia foi trabalhada e aprovada pela direcção, merecendo a bênção do próprio Reggiani: “A primeira vez que tive a oportunidade de o conduzir, apercebi-me imediatamente de como este conceito inesperado de superdesportivo podia ser divertido.” E, a avaliar pelos vídeos, parece mesmo ser…

 
 
 

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.