A primeira geração de veículos desportivos da Hyundai foi movida por motores de combustão a gasolina, com mais potência e um comportamento mais eficiente e divertido. Mas a próxima geração de Hyundai com a sigla N será eléctrica, com o construtor sul-coreano a garantir que a eficácia será reforçada, tal como a capacidade de aceleração. Para deixar tudo bem claro, a Hyundai publicou mais um vídeo.

Os primeiros desportivos da Hyundai foram o i20 N, o i30 N e o Kauai N, com o primeiro a assumir-se como o mais acessível, tendo 204 cv e anunciando o-100 km/h em 6,2 segundos, além de atingir 230 km/h. O i30 N completa as propostas entre os automóveis convencionais, ao oferecer um chassi mais optimizado para o gozo de condução e uma mecânica com 280 cv, capaz de ir de 0-100 em 5,4 segundos e atingir 250 km/h. Já o Kauai N, SUV com raça, monta a mesma mecânica do i30 N, com as suas características de modelo mais volumoso a permitirem-lhe anunciar 5,5 segundos de 0-100 km/h e 240 km/h de velocidade de ponta.

Mais dois desportivos eléctricos para a Hyundai

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para os próximos desportivos, sempre sob a sigla N, a Hyundai eleva a parada e consideravelmente. Já aqui falámos do RN22, a designação do projecto que irá originar o Ioniq 6 N, a berlina desportiva que deverá surgir quase em simultâneo com as versões mais acessíveis, com menos potência e bateria de menor capacidade. A motorização não deverá diferir muito da que actualmente equipa a marca irmã Kia, que no modelo EV6 GT instala dois motores que totalizam 585 cv, o que é suficiente para atingir 260 km/h e os 100 km/h em 3,5 segundos.

O segundo desportivo da Hyundai é apenas conhecido pela designação interna N Vision 74. O modelo terá um certo ar rétro, mas nesta versão posiciona-se como um coupé desportivo, visando os clientes com menos necessidades de espaço, mas em busca de maiores emoções. Antes destes dois desportivos eléctricos espera-se que chegue ao mercado o Ioniq 5 N, uma versão mais assanhada do Ioniq 5 que já está à venda, a berlina da marca com espaço interior e cinco portas. O 5 N deverá ser equipado com dois motores, somando um pouco menos de 600 cv, a que obviamente aliará um chassi com vocação mais desportiva.