A deslocação foi mantida no segredo dos deuses até se encontrar de novo em local seguro (e não identificado). Só após esse movimento o palácio de Buckingham confirmou, este sábado, que a coroa de Santo Eduardo, peça chave na coleção de joias da Coroa britânica, foi retirada da Torre de Londres de forma a ser ajustada nas suas dimensões e poder ser usada na cerimónia de coroação, a 6 de maio, por Carlos III.

A peça atual, que será um dos muitos focos de atenção na abadia de Westminster na próxima primavera, foi concebida para o rei Carlos II em 1661. Semelhante em aparência ao modelo original (difere nos arcos barrocos) é feita em ouço maciço, tem 30 centímetros de altura, pesa 2,23 quilos, e exibe na sua decoração 444 pedras preciosas e semi preciosas. Substituiu a coroa medieval que foi derretida após a execução do pai do então monarca, em 1649, e deve o seu nome a Eduardo, o Confessor, o santo real do século XI e penúltimo rei anglo-saxão de Inglaterra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Facto é que, após 1689, a coroa de Santo Eduardo de 1661 não foi usada na coroação de nenhum soberano ao longo de mais de 200 anos. O regresso a esta peça verifica-se apenas em 1911, com Jorge V, tendo seguido o seu trajeto desde então. Em 1953, Isabel II adere à utilização de uma imagem mais estilizada desta joia, que foi usada em brasões de armas e outras insígnias nos reinos da Commonwealth.

O que esperar da coroação do Rei Carlos III em 8 pontos chave

Habitualmente em exibição pública na Jewel House na Torre de Londres, a coroa de Santo Eduardo irá inscrever-se numa cerimónia que deverá incluir todos os elementos que compõem o serviço tradicional, seguindo uma estrutura com mais de mil ano. No entanto, os ecos do presente século far-se-ão escutar, a começar desde logo pelo formato e duração da coroação, que se prevê em menor escala e também bastante mas curta (por volta de uma hora) do que a anterior (que durou três horas).

The Imperial State Crown is one of the Crown Jewels of the United Kingdom

A Coroa do Estado Imperial, a segunda das duas coroas que estarão em evidência na futura cerimónia da coroação © Getty Images

Recorde-se ainda que Carlos III só usará esta peça no momento em que for coroado. Quando abandonar a abadia, o Rei estará a usar uma versão mais moderna, a não menos célebre Coroa do Estado Imperial, também utilizada em ocasiões como a abertura do parlamento. Criada em 1937 para a coroação do rei George VI, o pai de Isabel II, distingue-se entre outros aspetos pelos seus mais de 2 mil diamantes.