Depois de esta quarta-feira de manhã os casos urgentes se terem mantido acima das oito horas de espera nas urgências do Hospital Santa Maria, ao início da tarde o tempo de resposta no maior hospital do país desceu para as três horas, de acordo com a página do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A situação mais urgente da Grande Lisboa continua a ser o Hospital Beatriz Ângelo, que depois de ter chegado às quase 16 horas de espera para situações urgentes e 12 horas para casos menos urgentes, segundo a descrição utilizada pelo SNS, está agora nas cerca de oito horas e meia de espera.

Depois de vários dias em que se registaram tempos acima do recomendado em vários hospitais do país, e já depois de o Ministério da Saúde ter decidido não reconduzir a administração do maior hospital português, a situação mantém-se complicada.

Ouça aqui o episódio do podcast “A História do Dia” sobre as soluções para os problemas nas urgências.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há remédio para as urgências?

Já no Porto, o Hospital de São João conta agora com 33 minutos de espera para casos urgentes (ao longo da manhã foram duas horas).

Depois das notícias de que os tempos de espera estavam a aumentar nos últimos dias, já na segunda-feira, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, reconheceu que os doentes não estão a ser atendidos “com a prontidão que seria desejada”, mas negou um “cenário de caos nas urgências nacionais”.

O ministro aproveitou ainda para repetir a necessidade de reservar os serviços de urgência apenas para os casos urgentes e para que os restantes doentes entrem em contacto com o SNS 24 que fará o encaminhamento para o local mais indicado.

Notícia atualizada às 16h10