A Argentina venceu, este domingo, a França nas grandes penalidades e tornou-se campeã do mundo. Nos momentos que antecederam a cerimónia de entrega do troféu, os argentinos festejavam a conquista que tinham acabado de conseguir, imagem que contrastava com a desilusão dos franceses. Kylian Mbappé estava visivelmente dececionado. O avançado francês estava a ser consolado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, no momento em que Emiliano Martínez se aproximou e levantou o gaulês do chão.
Enquanto os colegas festejam, Emiliano Martinez reconfortava Mbappé ????
⚽ Acompanha todo o Mundial na SPORT TV#sporttvportugal #MUNDIALnaSPORTTV #UEFA #FIFA #WorldCup #Qatar2022 #Argentina #França pic.twitter.com/e0Kbp7FyVB
— sport tv (@sporttvportugal) December 18, 2022
Mbappé marcou três golos no jogo decisivo do Mundial do Qatar. No entanto, o esforço foi insuficiente para que a França conquistasse o seu terceiro título na competição ainda que tenha valido ao jogador do PSG o prémio de melhor marcador.
Quem também esteve em destaque na final foi Emiliano Martínez. O guarda-redes defendeu uma grande penalidade no desempate da marca dos onze metros e, no final do prolongamento, impediu Kolo Muani de dar o título à França.
Os diferentes destinos de Mbappé e Emiliano Martínez não impediram o jogador que ganhou a final de ter um gesto de reconhecimento para com o melhor jogador de 23 anos. Quem viu de perto a manifestação de respeito foi Emmanuel Macron que assistiu à partida ao vivo no Estádio Lusail.
Já dentro do balneário, os festejos da Argentina continuaram. Houve muita música e muita dança. No meio das celebrações Emiliano Martínez pediu um minuto de silêncio por Mbappé, numa atitude que contrasta com o gesto de fair-play que aconteceu no relvado.
"A minute of silence for … Mbappe!" ????
Emiliano Martinez during Argentina's dressing room celebration.
(via nicolasotamendi30/Instagram) pic.twitter.com/dwm3IrUNWG
— ESPN FC (@ESPNFC) December 18, 2022