O Banco de Inglaterra divulgou esta terça-feira as imagens das novas notas de libras com o rosto do Rei Carlos III, que vão gradualmente substituir as notas com o rosto da Rainha Isabel II.
De acordo com o Banco de Inglaterra, o retrato de Carlos III passa a figurar nas notas de 5, 10, 20 e 50 libras, mantendo-se o reverso da nota com o mesmo desenho: Winston Churchill na nota de 5 libras, Jane Austen na nota de 10, William Turner na nota de 20 e Alan Turing na nota de 50.
O design do lado principal da nota também permanece praticamente igual, à exceção da mudança do retrato e do monograma real.
Segundo o banco central inglês, as notas com o retrato de Carlos III só deverão entrar em circulação em meados de 2024.
“As novas notas só vão ser impressas para substituir as que se estragarem e para dar resposta a qualquer aumento na procura de notas”, diz o Banco de Inglaterra, explicando que está a seguir as instruções da Casa Real no sentido de “minimizar o impacto ambiental e financeiro desta mudança”.
Por outro lado, as notas bancárias com o retrato da Rainha Isabel II vão continuar em circulação ao mesmo tempo que as novas notas, podendo ser usados os dois tipos de nota sem qualquer distinção.
As notas vão juntar-se às moedas de libra, essas já em circulação desde o dia 8 de dezembro. Emitidas pelo Royal Mint, as moedas de 50 cêntimos com o perfil de Carlos III já começaram a ser usadas nos postos de correios, ao passo que as moedas com o perfil de Isabel II já deixaram de ser cunhadas.
Today is a new era in British coinage. The first circulating 50ps featuring King Charles III's first coin portrait by Martin Jennings are entering circulation. We'll be sending 4.9 million to 9,452 @PostOffice branches throughout December – so keep an eye on your change! pic.twitter.com/M6Mv607TK0
— The Royal Mint (@RoyalMintUK) December 8, 2022
Carlos III assumiu o trono britânico em setembro deste ano, depois da morte da sua mãe, a Rainha Isabel II, cujo reinado durou mais de 70 anos.