As ações da Sonaecom valorizavam perto de 20% no início da sessão desta quinta-feira, depois de a Sonae anunciar que vai lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a empresa com uma contrapartida de 2,50 euros por ação.

Na abertura da sessão, as ações da Sonaecom ganhavam 22,7% para 2,54 euros, estando, pelas 9h15, nos 2,48 euros por ação (+19,81%), a sua avaliação mais alta desde 2019, mas já abaixo da contrapartida oferecida.

Esta valorização surge depois de Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter levantado a suspensão sobre a negociação das ações da Sonaecom depois da divulgação de informação relevante. As negociações estiveram suspensas em parte do dia de quarta-feira.

A Sonae anunciou que lançou uma OPA sobre as ações não detidas da Sonaecom com uma contrapartida de 2,50 euros por ação, correspondendo a um prémio de 25% face à cotação de terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sonae vai tentar novamente tirar Sonaecom de bolsa. Lança OPA oferecendo 2,5 euros por ação

Atualmente, a Sonae já detém 88,36% do capital social da Sonaecom e 89,97% dos direitos de voto.

“No caso de a OPA permitir ultrapassar uma participação de 90% dos direitos de voto, a Sonae recorrerá ao mecanismo de aquisição potestativa, resultando na exclusão da negociação das ações em mercado”, adianta o grupo.

O controlo exclusivo pela Sonae “permitirá uma maior eficiência e flexibilidade na gestão operacional dos negócios detidos pela Sonaecom e a exploração de novas oportunidades de desenvolvimento do seu portefólio”, remata.