De ídolo maior e figura de uma temporada a quase fugitivo sob alçada disciplinar: Enzo Fernández, que viajou para a Argentina para passar o Ano Novo com a família, falhou os dois treinos que o Benfica realizou esta segunda-feira no Seixal e corre o risco de sofrer um processo disciplinar e ser sujeito a uma consequente multa.
De acordo com o Record, que adianta a notícia, o Benfica terá feito um ultimato ao jogador para que este se apresente de imediato às ordens de Roger Schmidt. Enzo Fernández foi titular na passada sexta-feira, na primeira derrota dos encarnados esta temporada contra o Sp. Braga na Pedreira, e viajou para Buenos Aires para passar o Ano Novo em conjunto com família e o empresário.
Contudo, não estava previsto que o plantel do Benfica tivesse dias de férias suficientes que permitissem ir à Argentina e voltar — até porque, já na próxima sexta-feira, há jogo na Luz contra o Portimonense. A esfera encarnada foi apanhada de surpresa pelas declarações de Enzo, que anunciou que iria regressar a Buenos Aires durante uma homenagem que lhe foi feita na sequência da conquista do Campeonato e antes ainda de voltar a Lisboa, e ainda não é claro que a viagem tenha sido autorizada.
Roger Schmidt, aliás, deixou claro na antevisão da visita ao Sp. Braga que não existia qualquer “exceção” para Enzo. “Somos uma equipa de futebol profissional, as regras são iguais para todos os jogadores. É muito importante descansar entre os jogos, para todos os jogadores, para estarem prontos para o jogo seguinte. Não há exceções quanto a isso”, garantiu o alemão. O argentino, porém, foi mesmo para a Argentina.
Rui Costa admite que o mercado de inverno “vai trazer entradas e saídas” mas Enzo é para ficar
O jovem médio, figura maior da primeira metade de temporada do Benfica, é pretendido por alguns dos maiores clubes europeus e tem sido o Chelsea, nas últimas semanas, a abordar os encarnados de forma mais veemente. A cláusula de Enzo Fernández chega aos 120 milhões de euros e os blues terão colocado em cima da mesa uma proposta de 120 milhões fixos mais 10 em cláusulas variáveis — o que faria do argentino o protagonista da maior transferência do futebol português, superando os 126 milhões que o Atl. Madrid pagou por João Félix em 2019. Ainda assim, o clube inglês está a negociar com o Benfica o pagamento dos 120 milhões fixos em várias tranches, de forma a cumprir as regras do fairplay financeiro.