O ID.7 deverá ser a maior berlina da Volkswagen a fabricar sobre a plataforma MEB, a mesma que serve igualmente os ID.3, ID.4 e ID.5. O novo modelo, que foi antecipado pelo concept car ID. Aero, uma carrinha desportiva cuja denominação se justifica devido à sua forma aerodinâmica, é visto como o Passat eléctrico e promete ser o automóvel topo de gama da Volkswagen.

A revelação da nova berlina eléctrica teve lugar no Consumer Electronics Show (CES), o certame que anualmente tem lugar em Las Vegas nesta altura do ano, onde o construtor alemão expôs um ID.7 integralmente camuflado, mas nada que conseguisse impedir a percepção das reais dimensões e formas do modelo. A berlina será complementada por uma carrinha e ambos serão produzidos e comercializados na China, na Europa e nos EUA, já a partir do 2.º trimestre.

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Apesar de recorrer à plataforma MEB, o ID.7 deverá já ter acesso à versão mais evoluída MEB+, que usufrui de melhor software, mais autonomia e carga mais rápida, o que segundo a marca deverá permitir anunciar até 700 km de autonomia em WLTP. Contudo, a VW não divulgou a potência máxima de carregamento e muito menos a capacidade da bateria.

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VW mostra Passat eléctrico com 620 km de autonomia no CES, em Las Vegas

A berlina ID.7 terá um comprimento de 4,94 metros e uma distância entre eixos de 2,969 metros (mais 16,5 cm do que o actual Passat com motor de combustão), dimensões bastante generosas face aos concorrentes eléctricos directos do segmento D. A mala deverá rondar os 500 litros de capacidade, o que é igualmente um valor considerável para uma berlina com linhas tão fluídas.

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Por dentro, o ID.7 revela linhas mais consensuais e menos clean do que aquilo a que nos habituaram os ID.3 e ID.4/5, com destaque para um ecrã central horizontal com 15”. Os materiais parecem de melhor qualidade e se o painel de instrumentos continua pequeno, está agora integrado no tablier, sendo completado pelo já conhecido head-up display de grandes dimensões e com recurso a realidade virtual. O comando da transmissão passou para a alavanca colocada à direita do volante, libertando a consola central para arrumar objectos.