Diana Ferreira, deputada do PCP que se encontra de licença de maternidade e que, atualmente, está a ser substituída por Alfredo Maia, “não reassumirá o mandato” na base “da consideração da organização da sua vida”.
O anúncio foi feito pelo Partido Comunista Português este sábado em comunicado, que salienta Manuel Loff, “candidato independente proposto pelo PCP na lista da CDU pelo círculo eleitoral do Porto à Assembleia da República”, será o substituto de Diana Ferreira. O historiador e professor universitário de 57 anos inicia funções como deputado “a partir do início de março e até ao final da atual Sessão Legislativa, em setembro de 2023”.
No comunicado, o PCP salienta que Manuel Loff, “nos anos 80, foi dirigente de movimentos estudantis que contestaram os governos de Cavaco Silva”. Além disso, é “autor e coautor de obras centradas no estudo do fascismo, do colonialismo, da resistência e da Revolução portuguesa, coordenando, participando e orientando muitos projetos de investigação nesta área”.
“[O historiador] tem participado num esforço coletivo, à escala nacional e internacional, de denúncia de campanhas de revisionismo histórico contra a memória da construção da democracia e o papel da resistência antifascista e anticolonial“, lê-se também na nota.