794kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Deputados

Fora do Baralho

Governo de assembleia, purga e manifesto ululante

Coligação negativa nas portagens ou AR a funcionar? Exoneração de Ana Jorge e saída de Fernando Araújo é saneamento político? Ainda o manifesto para reformar a Justiça e Nuno Melo a tapar buracos. 
Fora do Baralho

Marcelo “patético” e o “diácono remédios” da roupa

Presidente da República passou das marcas quando falou de Montenegro, Costa e as ex-colónias. E sacrificou o filho para salvar a pele. Também há calções demasiado curtos e discursos do 25 de abril
O sofá do parlamento

"Bugalho vai trazer energia nova para a AD"

O presidente da comissão de Assuntos Europeus e deputado do PSD, Telmo Faria, defende a escolha de Sebastião Bugalho para cabeça de lista e aposta numa candidatura "com novo dinamismo". 
Parlamento

Audições de Medina e Miranda Sarmento aprovadas

Fernando Medina, ex-ministro das Finanças, a propósito da dívida pública, e Miranda Sarmento, atual titular da pasta, por causa do IRS, vão ser ouvidos no Parlamento.
Fora do Baralho

Sebastião Bugalho? Pelo mediatismo vale tudo

A AD entrou na porta giratória da política e comentário e de lá saiu Sebastião Bugalho. A escolha comprova a falência dos partidos? Marta Temido e a oportunidade de "higienizar a imagem" na Europa.
Fora do Baralho

O (des)culpado Costa, Marcelo patrioteiro e Passos

Operação Influencer quase a chegar ao absurdo? Benefício da dúvida para a acusação? Presidente mais valia estar calado e respeitar separação de poderes. E ainda cartas para Passos Coelho e Livre.
O sofá do parlamento

Retificativo? "Silêncio começa a ser ensurdecedor"

O ex-secretário de Estado João Paulo Correia, entende que o Governo "deve dar resposta" à disponibilidade de Pedro Nuno Santos para aprovar um retificativo e critica o silêncio de Montenegro. 
Fora do Baralho

Vida extra de Montenegro, Passos e donas de casa

Governo passa no 1º teste, mas tem exercício difícil para convencer PS ou Chega e fazer contas bater certo. Copas e espadas para Passos Coelho e uma colher de paus para um estatuto só para domésticas.
França

Deputados franceses experimentam dores menstruais

Antes de votarem a licença menstrual de 13 dias no Parlamento, deputados franceses foram desafiados a sentir as dores de período através de um simulador. "É realmente horrível", afirmaram.
Fora do Baralho

Logótipos, pontos finais à PS e cofres cheios à AD

Ouros de lata para a mudança de imagem do Governo, falta de PNS à tomada de posse e os cheques sem cobertura que Montenegro não quer vs. o que propagandou. Ainda o esperto Marcelo no caso das gémeas.
O sofá do parlamento

Discurso de Montenegro fez "check" a medidas da IL

O agora vice presidente da AR vê no discurso de Montenegro pontos de consenso com a IL e recusa perda de influência quando "muitas das bandeiras" foram referidas pelo agora primeiro-ministro. 
Fora do Baralho

Governo de combate para reformas ou campanha?

Os ministros de Luís Montenegro - com boas escolhas, outras à espera para ver. "Cuidadinho, só pode gastar o que a AR deixar". E as lições do arranque da legislatura: quem se fia no Chega...
Assembleia Da República

Mesa da AR: Chega elege vice pela 1ª vez

Chega tem três lugares à mesa da AR, com Pacheco de Amorim como vice-presidente. Aguiar-Branco foi eleito com 160 votos a favor após acordo de rotação da presidência entre PSD e PS.
Noticiário

6h. Novos deputados tomam posse esta terça-feira

Novos deputados tomam posse esta terça-feira, com o PSD a propor Aguiar Branco para presidente da Assembleia da República. E ainda, a antevisão de Roberto Martínez ao Eslovénia-Portugal.
Fora do Baralho

Desafios da AD pequenina: PS tribal, domar Chega

Governo mais político? Como não parar nos braços de PS e Chega? AR tem de parar de dar trunfos de vitimização a Ventura. O cinismo de Santos Silva, a leviandade da PGR e a cena triste de Albuquerque
Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Noticiário

15h. PCP reúne-se para analisar resultados

A CDU viu o grupo parlamentar reduzido de 6 para 4 deputados, o pior resultado de sempre em eleições legislativas. Ainda neste jornal, Medina não está preocupado com "estabilidade" depois de ontem.
Explicador em vídeo

Como se transformam votos em deputados?

Os votos não valem todos o mesmo. Em certas regiões, há votos que têm menos peso na contagem final. Como é que isto acontece? Explicamos neste vídeo.
Fora do Baralho

Tiros no pé da AD e maus fígados entre BE e Livre

Não há "estados de alma" em campanhas. O que o CDS da AD afirma agora sobre o aborto quer dizer que a PAF andou a mentir sobre a IVG? E ainda a credibilidade de Passos, Livre/direita e Costa árbitro.
Fora do Baralho

PSD matou o tabu, mas Passos trouxe o "sim é sim"?

Ex-primeiro-ministro apareceu ao 2º dia de campanha da AD, em Faro. Ao falar de imigração, abriu a porta ao Chega? Ainda os "elogios mornos" a Montenegro. E a abrir, cartas para o debate das rádios.
Fora do Baralho

Passos Coelho é uma fragilidade na campanha da AD?

A ausência de Ventura mostra a sua visão sobre a democracia. PNS é cristalino quanto a um acordo à esquerda, Montenegro está fechado em copas. E há ainda um "fantasma" que paira no ar: Passos Coelho.
Fora do Baralho

PNS tirado a papel químico e a anedota de Mortágua

Taticismo do PS resvala para a "palhaçada"? A bagunça da viabilização de governos, o caso da avó da coordenadora do BE, Costa a fazer campanha pela AD e as boçalidades que Ana Abrunhosa não quis ouvir
Eleições

Presidente do RIR confia na eleição de deputados

Presidente do Reagir Incluir Reciclar (RIR) confia na eleição de deputados. Márcia Henrique admite que partido não era levado a sério quando era dirigido por Vitorino Silva (Tino de Rans).
Fora do Baralho

Justiça-choque: meia-razão de Rio e culpa de Costa

Costa queimou oportunidade única de 8 anos para reforma na Justiça. As dimensões do choque do caso judicial da Madeira. Marcelo e o silêncio de ouro. O "erro" de Pedro Nuno e os debates pós-debate.
Fora do Baralho

Cai a máscara ao PS. PSD dispensado do "não é não"

Chumbo do PS nos Açores: "Derrubou muro à esquerda e está a derrubar à direita” só para atirar PSD para os braços do Chega. Apostas para o que fará Ventura e as "pérolas" do programa eleitoral.
Deputados

Marcelo promulga alteração a Estatuto de Deputados

Alteração diz respeito ao aumento da lista de trabalhos parlamentares com direito à correspondente ajuda de custo para os deputados que residam fora dos concelhos listados.
O sofá do parlamento

"Só um louco faria frente a Ventura no Chega"

O deputado Bruno Nunes deixou de ser cabeça-de-lista em Setúbal para ser candidato por Lisboa mas afasta a ideia de uma despromoção e quer Ventura líder do Chega "mais 15 ou 20 anos".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quando é que vamos ter mais transparência?

Os deputados não querem aumentar o salário base que têm porque há toda uma panóplia de despesas de representação que são mais vantajosas. Quando é que vem uma decisão que torne tudo mais transparente?
O sofá do parlamento

"O maior partido da Madeira ficou decapitado"

O ex-presidente do PS Madeira, Carlos Pereira, defende que Marcelo Rebelo de Sousa só deve tomar posição a partir de 24 de março e fala num "terramoto politico" que "decapitou" o PSD Madeira. 
Parlamento

Maló de Abreu declarou residência em Luanda

O cabeça de lista do Chega mudou a residência declarada ao Parlamento para Angola e, por isso, recebeu mais em subsídios e ajudas de custo. Ventura pediu explicações e não permite "abusos ou fraude".
O sofá do parlamento

Rioístas no Chega? "Não existe nada concertado"

O antigo secretário-geral de Rio, José Silvano, garante que qualquer ida de deputados do PSD para o Chega "é uma decisão de cada um" e garante que "não há um movimento concertado".
Noticiário

6h. PS. PNS reconhece dificuldade em acertar nomes

Depois da Comissão Política Nacional do PS, Pedro Nuno Santos reconheceu a dificuldade na elaboração das listas para as eleições mas afasta cenário de "falta de unidade" no partido.
Noticiário

1h. PNS diz que listas do PS trazem "renovação"

Pedro Nuno Santos reconheceu "algumas dificuldades" para acertar todos os nomes mas afasta cenário de "falta de unidade". As listas do PS foram aprovadas com três votos contra em 86 dirigentes.
Noticiário

6h. PS reúne-se para aprovar listas de candidatos

A Comissão Política junta-se para aprovar versão final das listas de candidatos a deputados às próximas eleições. Pedro Nuno Santos, volta a ser cabeça de lista no círculo de Aveiro.
Noticiário

10h. PSD. Leitão Amaro rejeita linha vermelha

O vice presidente do PSD defende que ser constituído arguido "não pode ser" linha vermelha para o partido na hora de escolher deputados. Ainda, Duarte Pacheco garante união em torno de Montenegro.
Assembleia Da República

Lobbying, tabaco e revisão constitucional adiados

Dissolução da Assembleia concretiza-se na próxima segunda-feira. Até ao último dia de funcionamento em pleno, não foram concluídos trabalhos de vários diplomas importantes.
Eleições

PSD e CDS-PP avançam listas na segunda-feira

Os Conselhos Nacionais do PSD e do CDS-PP vão reunir-se na segunda-feira — o PSD para a aprovação das listas de candidatos a deputados, o CDS para referendar "os critérios" das mesmas.
Noticiário

18h. Ajudas de custo. AR vai aprovar alargamento

A Assembleia da República vai aprovar o alargamento das ajudas de custo aos deputados. Ainda neste jornal, António Maló de Abreu nega trocar PSD pelo Chega.
Polónia

Polícia detém deputados em residência presidencial

Dois deputados que se refugiaram dentro da residência de Andrzej Duda foram detidos pela polícia polaca. Um tribunal de Varsóvia negou os pedidos de suspensão dos processos judiciais que enfrentavam.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos