771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Deputados

Fora do Baralho

Temos a esquerda que a extrema-direita gosta?

Partidos à esquerda têm de escolher se querem combater direita ou extrema-direita. Se impedirem AD de governar, são eles e não Montenegro que destroem linhas vermelhas para próximas eleições?
Noticiário

15h. PCP reúne-se para analisar resultados

A CDU viu o grupo parlamentar reduzido de 6 para 4 deputados, o pior resultado de sempre em eleições legislativas. Ainda neste jornal, Medina não está preocupado com "estabilidade" depois de ontem.
Explicador em vídeo

Como se transformam votos em deputados?

Os votos não valem todos o mesmo. Em certas regiões, há votos que têm menos peso na contagem final. Como é que isto acontece? Explicamos neste vídeo.
Fora do Baralho

Tiros no pé da AD e maus fígados entre BE e Livre

Não há "estados de alma" em campanhas. O que o CDS da AD afirma agora sobre o aborto quer dizer que a PAF andou a mentir sobre a IVG? E ainda a credibilidade de Passos, Livre/direita e Costa árbitro.
Fora do Baralho

PSD matou o tabu, mas Passos trouxe o "sim é sim"?

Ex-primeiro-ministro apareceu ao 2º dia de campanha da AD, em Faro. Ao falar de imigração, abriu a porta ao Chega? Ainda os "elogios mornos" a Montenegro. E a abrir, cartas para o debate das rádios.
Fora do Baralho

Passos Coelho é uma fragilidade na campanha da AD?

A ausência de Ventura mostra a sua visão sobre a democracia. PNS é cristalino quanto a um acordo à esquerda, Montenegro está fechado em copas. E há ainda um "fantasma" que paira no ar: Passos Coelho.
Fora do Baralho

PNS tirado a papel químico e a anedota de Mortágua

Taticismo do PS resvala para a "palhaçada"? A bagunça da viabilização de governos, o caso da avó da coordenadora do BE, Costa a fazer campanha pela AD e as boçalidades que Ana Abrunhosa não quis ouvir
Eleições

Presidente do RIR confia na eleição de deputados

Presidente do Reagir Incluir Reciclar (RIR) confia na eleição de deputados. Márcia Henrique admite que partido não era levado a sério quando era dirigido por Vitorino Silva (Tino de Rans).
Fora do Baralho

Justiça-choque: meia-razão de Rio e culpa de Costa

Costa queimou oportunidade única de 8 anos para reforma na Justiça. As dimensões do choque do caso judicial da Madeira. Marcelo e o silêncio de ouro. O "erro" de Pedro Nuno e os debates pós-debate.
Fora do Baralho

Cai a máscara ao PS. PSD dispensado do "não é não"

Chumbo do PS nos Açores: "Derrubou muro à esquerda e está a derrubar à direita” só para atirar PSD para os braços do Chega. Apostas para o que fará Ventura e as "pérolas" do programa eleitoral.
Deputados

Marcelo promulga alteração a Estatuto de Deputados

Alteração diz respeito ao aumento da lista de trabalhos parlamentares com direito à correspondente ajuda de custo para os deputados que residam fora dos concelhos listados.
O sofá do parlamento

"Só um louco faria frente a Ventura no Chega"

O deputado Bruno Nunes deixou de ser cabeça-de-lista em Setúbal para ser candidato por Lisboa mas afasta a ideia de uma despromoção e quer Ventura líder do Chega "mais 15 ou 20 anos".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Quando é que vamos ter mais transparência?

Os deputados não querem aumentar o salário base que têm porque há toda uma panóplia de despesas de representação que são mais vantajosas. Quando é que vem uma decisão que torne tudo mais transparente?
O sofá do parlamento

"O maior partido da Madeira ficou decapitado"

O ex-presidente do PS Madeira, Carlos Pereira, defende que Marcelo Rebelo de Sousa só deve tomar posição a partir de 24 de março e fala num "terramoto politico" que "decapitou" o PSD Madeira. 
Parlamento

Maló de Abreu declarou residência em Luanda

O cabeça de lista do Chega mudou a residência declarada ao Parlamento para Angola e, por isso, recebeu mais em subsídios e ajudas de custo. Ventura pediu explicações e não permite "abusos ou fraude".
O sofá do parlamento

Rioístas no Chega? "Não existe nada concertado"

O antigo secretário-geral de Rio, José Silvano, garante que qualquer ida de deputados do PSD para o Chega "é uma decisão de cada um" e garante que "não há um movimento concertado".
Noticiário

6h. PS. PNS reconhece dificuldade em acertar nomes

Depois da Comissão Política Nacional do PS, Pedro Nuno Santos reconheceu a dificuldade na elaboração das listas para as eleições mas afasta cenário de "falta de unidade" no partido.
Noticiário

1h. PNS diz que listas do PS trazem "renovação"

Pedro Nuno Santos reconheceu "algumas dificuldades" para acertar todos os nomes mas afasta cenário de "falta de unidade". As listas do PS foram aprovadas com três votos contra em 86 dirigentes.
Noticiário

6h. PS reúne-se para aprovar listas de candidatos

A Comissão Política junta-se para aprovar versão final das listas de candidatos a deputados às próximas eleições. Pedro Nuno Santos, volta a ser cabeça de lista no círculo de Aveiro.
Noticiário

10h. PSD. Leitão Amaro rejeita linha vermelha

O vice presidente do PSD defende que ser constituído arguido "não pode ser" linha vermelha para o partido na hora de escolher deputados. Ainda, Duarte Pacheco garante união em torno de Montenegro.
Assembleia Da República

Lobbying, tabaco e revisão constitucional adiados

Dissolução da Assembleia concretiza-se na próxima segunda-feira. Até ao último dia de funcionamento em pleno, não foram concluídos trabalhos de vários diplomas importantes.
Eleições

PSD e CDS-PP avançam listas na segunda-feira

Os Conselhos Nacionais do PSD e do CDS-PP vão reunir-se na segunda-feira — o PSD para a aprovação das listas de candidatos a deputados, o CDS para referendar "os critérios" das mesmas.
Noticiário

18h. Ajudas de custo. AR vai aprovar alargamento

A Assembleia da República vai aprovar o alargamento das ajudas de custo aos deputados. Ainda neste jornal, António Maló de Abreu nega trocar PSD pelo Chega.
Polónia

Polícia detém deputados em residência presidencial

Dois deputados que se refugiaram dentro da residência de Andrzej Duda foram detidos pela polícia polaca. Um tribunal de Varsóvia negou os pedidos de suspensão dos processos judiciais que enfrentavam.
Noticiário

9h. Partido socialista elege órgãos nacionais

Retomam os trabalhos no último dia do Congresso do PS. A moção global socialista e os órgãos nacionais do partido vão a votos. Ainda neste jornal, Costa vai assistir a discurso final de Pedro Nuno.
O sofá do parlamento

Chega. "Relvas, Passos e Moedas têm dado sinais"

O líder da JS, Miguel Costa Matos, considera que "Miguel Relvas, Pedro Passos Coelho e Carlos Moedas têm dado sinais" de uma aproximação ao Chega mas diz esperar que Montenegro "cumpra a palavra". 
Fora do Baralho

PSD adquiriu o CDS? A prenda "mistério" da AD

Há uma tentativa de jogada de longo prazo de Montenegro com a Aliança Democrática? E ainda a lata de Lacerda, Ornelas que mais valia estar calado, um piiiii no CES e prendas para Marcelo e Costa.
André Ventura

Chega contra imigração de "portas abertas"

Ventura elogiou a legislação francesa, que limita o acesso das segundas gerações de imigrantes, e criticou a política de "portas abertas a toda a gente". Restantes deputados criticaram líder do Chega.
Eleições

Chega remete candidatos para depois da convenção

André Ventura remeteu para depois da convenção do Chega, as listas de candidatos a deputados nas legislativas. “Não faz sentido que eu estabeleça convites quando ainda não fui reeleito presidente”.
Eleições

Setúbal ganha um aeroporto, um deputado e uma NUT2

Não nos choca a atribuição de um certo número de deputados ao partido vencedor de modo a conseguir-se estabilidade governativa, evitando-se o desvirtuar dos programas por acordos pós-eleitorais.
Fora do Baralho

Adeus a Costa e Marcelo embrulhado na berlinda

O "timing" do caso das gémeas, a cumplicidade "podre" entre PR e PM que levou a esta crise de regime. E que herança, a de Costa? Naipes também para a campanha fraca no PS, o aeroporto e o PISA.
O sofá do parlamento

"Balão de Pedro Nuno encheu em 24h mas não cresce"

Capoulas Santos considera que José Luís Carneiro tem vindo a recuperar terreno na campanha interna. O também deputado do PS crítica o ministro da Educação sobre o tempo de serviço dos professores. 
Fora do Baralho

PSD “desesperado” pôs PS à defesa nas pensões?

Proposta de Montenegro na jogada da semana, Carneiro a agarrar e PNS prudente. E Temido a lembrar o Pai Natal no caso das gémeas; JMJ afinal não bombou a economia; e copas (ou não) para Kissinger.
Política

Funções no governo voltam a contar para pensão

Parlamento aprovou medida do PS que assegura que tempo em funções governativas conta para cálculo da pensão. Vários partidos destacaram valorização da atividade política. IL absteve-se, Chega contra.
O sofá do parlamento

"Costa já não comanda a vida interna do PS"

O "vice" da bancada do PSD diz que as alterações do PS provam que "António Costa já não comanda a vida do PS", que está a ser gerido "pelos candidatos, com Pedro Nuno Santos na dianteira".
Fora do Baralho

Alunos amordaçados e um conselho pouco ético

Há ingerência na Justiça, estudantes detidos e uma assembleia geral do FCP negra. E ainda a candidatura de Pedro Nuno Santos num PS unido pelo poder.
O sofá do parlamento

Mudança no IUC. "PS não pode ser autista"

O coordenador do PS na comissão de Orçamento e Finanças diz que os "partidos não podem ser autistas", justificando a mudança no IUC com o "contexto político" e recusando um recuo do PS. 
Fora do Baralho

Extra. Quem fala verdade no convite a Centeno?

António Costa escolheu a residência oficial do primeiro-ministro para iniciar a sua defesa. E, afinal, quem convidou quem e quando para primeiro-ministro? A Crise Política não abranda.
Coronavírus

Advogada reclama amnistia para Ventura

Advogada de três deputados do Chega acusados de desobediência por causa de uma jantar-comício durante a pandemia alegou que crime deve ser perdoado ao abrigo da amnistia papal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos