481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Moção de Censura

Semáforo Político

Sinal vermelho ao "mestre escola" Santos Silva

Presidente da AR rapidamente "caiu no mesmo erro de Ferro Rodrigues e permitiu que o Chega se vitimize". Juros também foram tema. Luís Aguiar-Conraria considera decisão do BCE ilegal.
França

França. Moção de censura chumbada

A moção de censura ao executivo de Macron, a primeira desde a perda da maioria absoluta, não foi aprovada. Para ter sido aprovada, precisaria do dobro dos votos favoráveis que recebeu.
França

França. Moção de censura debatida na segunda-feira

A moção de censura contra o Governo de Elisabeth Borne vai ser discutida pela Assembleia Nacional na segunda-feira. A moção tem o apoio de toda a esquerda, mas não deverá ser aprovada.
Semáforo Político

PSD contra "berraria" assume ganhos para o Chega

Secretário-geral do partido, Hugo Soares, admite que Chega avançou com moção de censura para obrigar o PSD a posicionar-se, mas está contra "brincadeiras de Carnaval". E a regionalização? "Nim".
Emissão Especial

“O país não está para as birras do PS"

André Ventura apresentou os argumentos de base da moção de censura. Entre ataques ao estado da Saúde, passando pela crise com Pedro Nuno Santos, o alvo principal foi António Costa.
Noticiário

13h. Chega acredita que Marcelo pode dissolver AR

André Ventura diz que, quando havia menos problemas, Jorge Sampaio pôs um ponto final no governo e Santana Lopes. Ainda neste jornal, as buscas à empresa Douro Azul, do empresário Mário Ferreira.
Resposta Pronta

Ventura: "Por menos Jorge Sampaio dissolveu a AR"

Chega quer censurar governo por causa do "caos na saúde", "caos no aeroporto", e aumento dos preços dos combustíveis. "Devia ter sido o PSD a apresentar esta moção de censura"
Noticiário

8h. Tensão no aeroporto por voos cancelados

Voos cancelados em Lisboa levam a momentos de tensão no aeroporto; Aeroportos e saúde marcam debate e votação da moção de censura do Chega
Noticiário

7h. Chega apresenta Moção de Censura

Chega apresenta Moção de Censura. Saúde e Aeroportos são o alvo principal; Autarquias e governo mais próximos na descentralização.
Noticiário

17h. Moção de censura ao Governo: PSD abstém-se

Uma decisão tomada hoje pelo partido. Os democratas rejeitam assim o desafio de André Ventura em dar sinal verde à moção. E ainda, Montenegro convida Santana Lopes a voltar ao partido.
Noticiário

12h. PSD não vai votar a favor da moção de censura

Paulo Cunha, da direção de Montenegro, explica que o novo líder do partido vai reunir-se com a bancada parlamentar do PSD para discutir o sentido de voto, mas a certeza é que não apoiam a moção.
Noticiário

14h. Governo. Chega apresenta moção de censura

André Ventura explica que esta moção se deve a vários fatores, principalmente a polémica sobre o despacho do novo aeroporto. Ainda neste jornal, José Sócrates diz que vai manter viagens ao Brasil.
Partido Chega

Chega avança com moção de censura ao Governo

O presidente do Chega, André Ventura, anunciou a apresentação de uma moção de censura ao Governo, ressaltando que irá retirá-la caso os ministros da Saúde e Infraestrutura sejam demitidos.
Resposta Pronta

UK. Governo tem futuro? "História diz que não"

Bruno Costa, professor de Ciência Política da UBI, salienta que moções "aparentemente vitoriosas" de PM britânicos têm sido um "adiar da questão". "Boris Johnson ganha fôlego para mais um ano", aponta
Noticiário

20h. Setúbal. PSD vai apresentar moção de censura

Social-democratas querem a demissão do presidente da autarquia, André Martins. Informação foi avançada à Agência Lusa por Nuno Carvalho, deputado do PSD.
Emissão Especial

O programa de Governo é suficiente?

Programa "negacionista", de "banalidades" e "sem resposta à inflação". Moção de rejeição "não é de extrema-direita, mas de extrema necessidade". Alguns pontos da análise dos partidos do Parlamento.
Moçambique

Parlamento adia debate de moção de censura à PGR

O debate do texto foi adiado a pedido da bancada da Frelimo, partido no poder. A bancada da Renamo apresentou a moção porque considera que a informação não reflete a real situação criminal e judicial.
São Tomé e Príncipe

Parlamento são-tomense rejeita moção de censura

Primeiro ministro são-tomense considerou que decisão "demonstra a vitalidade da democracia em São Tomé e Príncipe" e que "prerrogativa" dos 14 membros do grupo parlamentar da ADI foi "extemporânea".
São Tomé e Príncipe

Moção de censura contra o Governo em São Tomé 

A ADI, principal partido da oposição são-tomense, acusou o executivo de "não olhar os meios para justificar os fins", agindo com "práticas sistemáticas de ilegalidades".
Moção de Censura

O jogo do galo de Cristas

Assunção Cristas não saiu ilesa do debate da moção de censura contra o governo. Mas também não saiu derrotada. Houve quem tivesse ficado com as orelhas mais quentes. A crónica do editor de Política
Governo

CDS apresenta moção contra Governo

Esta será a 8.ª moção apresentada pelo CDS e a 30.ª a ser discutida na Assembleia da República desde o 25 de Abril de 1974. A moção já tem o voto contra garantido da maioria parlamentar de esquerda.
PSD

PSD ia debater moção de censura, mas faltou quórum

Negrão convocou reunião de segunda para terça, mas desconvocou por falta de quórum. Deputados veem debate de quarta-feira como "oportunidade de ouro" para PSD separar as águas e atacar governo.
PSD

PSD a favor de censura "sem efeito prático"

PSD vota a favor da moção de censura ao Governo apresentada pelo CDS. Mas Rui Rio desvaloriza iniciativa: "É por demais evidente que não tem qualquer efeito prático". Eis a "posição oficial" do PSD.
Moção de Censura

Cristas: "Ilusionismo socialista chegou ao fim"

É a segunda moção de censura do CDS contra António Costa. Para Assunção Cristas, "o Governo está esgotado e o primeiro-ministro perdido". Parte das críticas da líder centrista foram apontadas à saúde.
CDS-PP

CDS na moção de censura: "Governo está esgotado"

Centristas denunciam serviços públicos "depauperados", o "primeiro-ministro está perdido" e a paz social "minada", como comprovam as greves. CDS fala em "governo impotente" na moção de censura
CDS-PP

CDS avança com moção de censura ao Governo

É a segunda moção de censura do CDS contra António Costa. As explicações e os argumentos do partido serão dados esta sexta-feira à tarde numa conferência de imprensa de Assunção Cristas
Timor-Leste

Timor. Agendamento da moção de censura adiado

Os líderes das cinco bancadas do parlamento timorense adiaram para a próxima semana o agendamento da moção de censura ao Governo. A oposição quer o Governo esteja presente para debate.
Orçamento do Estado

Tácticas de austeridade escondida

O Governo não virou a página da austeridade, escondeu a austeridade pondo em risco os serviços públicos. A tragédia dos incêndios pôs a nu essa estratégia de cortes.
Moção de Censura

Quem ganhou e quem perdeu o debate da censura

Ou moção de censura foi "manobra política" de "instrumentalização das vítimas", ou foi reflexo da "hipocrisia" dos partidos outrora "campeões" das censuras. O final já era conhecido. Mas quem ganhou?
Moção de Censura

Marcelo: Governo tem de justificar confiança

O Presidente da República considera que a democracia "funcionou", com o chumbo do Parlamento à moção de censura do CDS. A bola passa para o lado do Governo.
Moção de Censura

Manual para evitar que a censura passe a confiança

Foi a ginástica feita à esquerda no debate da moção de censura do CDS. Os parceiros do Governo dosearam ataques à direita com avisos ao PS, para evitar que esta acabasse numa moção de confiança.
Moção de Censura

Para que serve esta moção de censura?

Não vai fazer cair o Governo, mas o CDS diz que as moções não servem só para isso. Depois de quatro meses com 109 mortos nos incêndios, Costa enfrenta a sua primeira censura. O que dizem os dois lados
Política

CDS vai além da moção de censura e leva propostas

O CDS-PP leva ao parlamento uma moção de censura ao Governo como "ato de indignação política" dos portugueses pelas "falhas do Governo nos incêndios", apresentando também propostas em diversas áreas.
Moção de Censura

Os oportunistas

Para PCP/BE, cortes salariais são inaceitáveis e merecem moção de censura. Mas falhar na protecção da população não merece e quem a propõe é “grotesco”. O acesso ao poder faz, vê-se, toda a diferença.
Política

A perturbação dos sistemas partidários europeus

Não é normal nem desejável a súbita ‘revolução’ nos sistemas partidários a ocorrer na Europa. Esta é razão adicional para saudar a intervenção de Marcelo, bem como a moção de censura proposta pelo CDS
CDS-PP

A moção e a censura de um país

A Constituição não limita o direito à censura por parte dos cidadãos. É a essa censura – e revolta indignada - que nenhum Governo pode fugir. Face à censura coletiva, a discussão da moção nada adianta
Moção de Censura

Crítica no CDS. "Moção não é solução para nada"

"Não é solução para nada" e "prejudica pactos de regime". Advogado Pedro Borges de Lemos, militante do CDS, critica opção da direção por moção de censura. E que militantes não tenham sido ouvidos.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.