786kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Moção de Censura

Noticiário

9h. Madeira. Detidos são ouvidos em tribunal

Os três detidos por suspeitas de corrupção na Madeira começam a ser ouvidos esta manhã em tribunal. Ainda, PS/Madeira vai entregar a moção de censura ao Governo Regional.
Atualidade

"Maioria das intervenções do Chega foi contra PSD"

Em entrevista à Rádio Observador e no rescaldo da moção de censura ao Governo proposta pelo Chega, o deputado do PSD Hugo Carneiro deixou duras críticas ao partido de Ventura.
Moção de Censura

Choque à direita marca censura. Costa agradeceu

A quinta moção de censura veio do Chega e mais pareceu uma censura ao PSD de Luís Montenegro. PS aproveitou espaço deixado vazio na oposição por uma pega que Ventura quis vincar com PSD.
Emissão Especial

"Mais uma tarde não conseguida para o PSD"

Miguel Santos Carrapatoso, editor ajunto de política do Observador aponta para uma tarde que voltou a correr bem a António Costa.
Emissão Especial

PS. "Extrema-direita faz xeque ao rei da oposição"

Líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, diz que PSD "tinha melhor oportunidade para se distinguir de vez". E Chega "tem discurso racista e xenófobo. Não é insulto; é constatação".
Emissão Especial

BE: "Direita deixa o PM a ver a moção com pipocas"

"A oposição de direita deixa Costa descontraído no poder". Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do BE deixa criticas à direita e atira ao Governo: "trabalhadores com salário mínimo vão pagar IRS?".
Emissão Especial

Cotrim e o voto a favor. "Não aceitamos lições"

No debate da moção de censura, o deputado Cotrim Figueiredo diz que Chega está a fazer favor ao PS. Sobre voto na moção: "Não aceitamos lições de moral. O PS votou ao lado do Chega 92 vezes”.
Emissão Especial

Sarmento. “PSD não é partido das moções"

Líder parlamentar do PSD ataca Chega no debate sobre a moção de censura. Miranda Sarmento desafia PS a baixar IRS este ano e Ventura contra-ataca: "Um pacto com o PS?".
Emissão Especial

"Este é o pior Governo da nossa história"

Na apresentação da moção de censura, André Ventura acusa o Governo de falta de "consistência" e de "futuro". O líder do Chega deixa ainda um ataque ao PSD que "prefere e deitar-se com o PS”.
Resposta Pronta

Moção de Censura. "Chega só quer desviar atenções"

O Livre votará contra a moção de censura apresentada pelo Chega. Rui Tavares afirma que o "país tem muitos problemas que a extrema-direita agravaria". O deputado critica ainda o sentido de voto da IL.
Moção de Censura

Moção de censura em debate com chumbo garantido

O parlamento discute esta terça-feira a moção de censura apresentada pelo Chega, a terceira deste Governo. O chumbo é garantido devido aos votos contra do PS, PCP e BE e a abstenção do PSD.
A História do Dia

Há risco de banalização das moções de censura?

Jorge Fernandes, politólogo, é o convidado. No dia em que o Chega tenta derrubar o Governo no Parlamento, discutimos a eficácia política do uso deste mecanismo em cenários de maioria absoluta.
Moção de Censura

Debate de moção de censura adia quinzenais

A moção de censura vai a debate na próxima terça-feira, provocando o adiamento dos debates quinzenais, que não se podem realizar na quinzena seguinte à discussão de moções de confiança e de censura.
Noticiário

15h. "Onde paramos se formos financiar habitação?"

Elisa Ferreira, comissária europeia da coesão, considera que é dificil canalizar novos fundos para o problema da habitação. Ainda a moção de censura ao Governo, que já foi entregue no parlamento.
Noticiário

13h. Jovem de 16 anos confessa homicídio da irmã

A jovem foi detida esta manhã, em Peniche. A irmã estava desaparecida desde 19 de agosto e o corpo foi encontrado ontem num terreno próximo de casa. Ainda, PSD abstém-se da moção de censura do Chega.
PCP

PCP desvaloriza moção do Chega

Moção de censura ao Governo é, para Paulo Raimundo, um instrumento para a "disputa de lugares" à direita. "Não será possível nós escorregarmos na casca de banana que o Chega quer pôr."
Resposta Pronta

França. "Pouco provável" que moção passe

Paulo Dentinho, jornalista da RTP que foi correspondente em Paris, diz que os franceses vivem numa "bolha" e explica que, caso avance, cenário da suspensão da legislação sobre a reforma "é possível".
Explicador

Açores. Governo deve ir até ao fim da legislatura?

Deputado do PS Francisco César garante que o partido não irá apresentar moção de censura "para já". No CDS, Nuno Melo diz que Açores podem ser "espelho do país" e acusa Chega e IL de serem "imaturos".
Governo

Crónica de uma demissão antecipada pelo PR

PM deixou a AR seguido por uma ministra da Agricultura em passo apressado — Marcelo já tinha feito estragos. Às 20h, Carla Alves estava fora e Costa a caminho do teatro. O filme da tarde
Emissão Especial

Chega: "O que temos é um governo em queda livre"

Deputado do Chega André Ventura fala do caso de Alexandra Reis para dizer que “ninguém acredita que o primeiro-ministro ou alguém do seu Governo não sabia” e acusa Pedro Nuno Santos de mentir.
Emissão Especial

PSD: "Não pode haver três eleições em três anos"

Deputado do PSD faz paralelismo com a série "Guerra dos Tronos". Diz existir uma "muralha de gelo" entre o Governo e os portugueses e afirma que a instabilidade política vem da "guerra do trono" do PS
Noticiário

8h. 100 mil pessoas no funeral de Bento XVI

Milhares de pessoas já na praça de São Pedro. Direto com o enviado especial do Observador. Novas regras para o acesso ao ensino superior, exames nacionais passam a ser três. AR debate moção de censura
Noticiário

7h. Lisboa. Incêndio em prédio faz 18 feridos

Incêndio num prédio em Lisboa que provoca 18 feridos, 6 em estado grave. Moção de censura ao Governo é votada. IL pede mais do PSD para ser alternativa. Qual é o futuro de Pedro Nuno Santos no PS?
Resposta Pronta

Moção de Censura. "PM lida muito mal com críticas"

A colunista do Observador Raquel Abecasis diz que, apesar do chumbo garantido, é importante "obrigar o Governo a responder às várias questões", algo que "António Costa não gosta", afirma ainda.
Moção de Censura

IL. Parlamento discute moção que deve ser chumbada

PS, PCP e Livre vão votar contra esta iniciativa dos liberais, enquanto PSD, BE e PAN anunciaram a abstenção, ficando a IL e o Chega isolados no voto a favor na moção que, desta forma, será rejeitada.
Explicador

PSD. "Não é o momento de uma crise política"

Miranda Sarmento, líder parlamentar do PSD, diz que "é preciso respeitar a vontade dos eleitores". Garante que o partido "não vai ser fator de instabilidade" e que "estará sempre pronto" para governar
Noticiário

4h. PSD não quer "derrubar o Governo"

Abstenção já mereceu críticas da Iniciativa Liberal. Rui Rocha acusa PSD de não querer ser oposição ao Governo. Ainda, António Costa com agenda dedicada ao Plano de Recuperação e Resiliência.
Noticiário

1h. Nomes de novos SE já foram enviados para Belém

Os novos secretários de Estado devem preencher lugares em aberto nas áreas do Tesouro, Infraestruturas e Habitação. Ainda, Iniciativa Liberal critica PSD pela abstenção na moção de censura ao Governo.
Assembleia Da República

Parlamento abre porta a inquérito à TAP

Moção de censura ao Governo vai ser discutida na quinta-feira, mas o chumbo é mais do que certo. Ainda assim, oposição da esquerda à direita pode forçar comissão de inquérito à TAP. Medina é alvo.
Noticiário

00h. Moção de censura. IL puxa por PSD

O deputado Carlos Guimarães Pinto defende que o PSD deve aproveitar a oportunidade para mostrar que está preparado para governar.
Moção de Censura

Censura e debates de urgência decidem-se terça

O Presidente do Parlamento antecipou para terça-feira a conferência de líderes. Em causa está o agendamento da moção de censura da Iniciativa Liberal e dos debates de urgência pedidos por PSD e Chega.
Noticiário

8h. 3 portugueses mortos na Venezuela

O Secretário de Estado das Comunidades confirma 3 portugueses mortos por causa dos aluimentos de terras em Tejerías. O Chega admite nova moção de censura ao governo.
Noticiário

7h Incompatibilidades. Chega admite censura

Chega admite nova moção de censura devido aos casos de alegadas incompatibilidades no governo. Sobe para 3 o número de portugueses mortos na Venezuela.
Moção de Censura

Comissão rejeita censura do Chega a Santos Silva

PS, IL, PCP, BE, PAN e Livre votaram favoravelmente o parecer da deputada Inês Sousa Real que refere "inconformidade constitucional e regimental". Chega posicionou-se contra e PSD absteve-se.
Semáforo Político

Sinal vermelho ao "mestre escola" Santos Silva

Presidente da AR rapidamente "caiu no mesmo erro de Ferro Rodrigues e permitiu que o Chega se vitimize". Juros também foram tema. Luís Aguiar-Conraria considera decisão do BCE ilegal.
França

França. Moção de censura chumbada

A moção de censura ao executivo de Macron, a primeira desde a perda da maioria absoluta, não foi aprovada. Para ter sido aprovada, precisaria do dobro dos votos favoráveis que recebeu.
França

França. Moção de censura debatida na segunda-feira

A moção de censura contra o Governo de Elisabeth Borne vai ser discutida pela Assembleia Nacional na segunda-feira. A moção tem o apoio de toda a esquerda, mas não deverá ser aprovada.
Semáforo Político

PSD contra "berraria" assume ganhos para o Chega

Secretário-geral do partido, Hugo Soares, admite que Chega avançou com moção de censura para obrigar o PSD a posicionar-se, mas está contra "brincadeiras de Carnaval". E a regionalização? "Nim".
Emissão Especial

“O país não está para as birras do PS"

André Ventura apresentou os argumentos de base da moção de censura. Entre ataques ao estado da Saúde, passando pela crise com Pedro Nuno Santos, o alvo principal foi António Costa.
Noticiário

13h. Chega acredita que Marcelo pode dissolver AR

André Ventura diz que, quando havia menos problemas, Jorge Sampaio pôs um ponto final no governo e Santana Lopes. Ainda neste jornal, as buscas à empresa Douro Azul, do empresário Mário Ferreira.
Resposta Pronta

Ventura: "Por menos Jorge Sampaio dissolveu a AR"

Chega quer censurar governo por causa do "caos na saúde", "caos no aeroporto", e aumento dos preços dos combustíveis. "Devia ter sido o PSD a apresentar esta moção de censura"
Noticiário

8h. Tensão no aeroporto por voos cancelados

Voos cancelados em Lisboa levam a momentos de tensão no aeroporto; Aeroportos e saúde marcam debate e votação da moção de censura do Chega
Noticiário

7h. Chega apresenta Moção de Censura

Chega apresenta Moção de Censura. Saúde e Aeroportos são o alvo principal; Autarquias e governo mais próximos na descentralização.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora