763kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Equador

Fact Check

Exército do Equador prendeu juízes?

Equador vive crise após fuga da prisão do chefe do maior grupo de narcotráfico do país. Presidente decretou o estado de exceção no país, mas militares estão coordenados com poder executivo.
Equador

Equador. Detidas 8.700 pessoas em crime organizado

Autoridades equatorianas detiveram 8.694 pessoas, sendo que 241 foram descritas como suspeitas de "terrorismo", e apreenderam mais de 54 toneladas de drogas. Foram ainda recapturados 34 reclusos.
Fact Check

Equador com prisão perpétua para políticos?

Publicação viral alega que Equador vai avançar com pena de prisão perpétua para políticos condenados por corrupção. É falso.
Equador

UE envia equipa para investigar tráfico de droga

Vai ser enviada uma equipa da UE para o porto de Guayaquil. Autoridades equatorianas "estão contentes com a possibilidade de estabelecerem esta parceria" para combater tráfico de droga.
América

Brasil disponível para ajudar Equador no crime

Lula da Silva mostrou-se disponível para "ajudar o Equador, inclusive por meio de ações de cooperação em inteligência e segurança". País enfrenta período de violência.
Crime

Países andinos juntam-se em plano contra o crime

"Operações policiais e/ou militares coordenadas o mais rapidamente possível, se for caso disso, nas zonas fronteiriças dos países membros" é dos pontos do acordo contra o crime transnacional.
Equador

Equador. Quem é o traficante "Fito" Macías?

Antigo taxista, subiu a líder de Los Choneros quando o chefe Rasquiña foi assassinado. Na prisão protagonizou um videoclip. Agora, em fuga, lançou o caos no país — e a família pode ser o ponto fraco.
América

Equador: 2 detidos pela morte de procurador

Procurador César Suarez foi morto a tiro enquanto conduzia o seu carro na área portuária de Guayaquil. Já tinha liderado investigações que revelaram infiltrações da máfia no sistema judicial.
Equador

Morto procurador que investigava invasão a TV

César Suárez foi morto com vários disparos dentro do seu carro quando seguia para a cidade de Guayaquil, avança o "Expresso do Equador".
América

Equador: 1000 milhões para responder à violência

Governo propôs aumentar o IVA de 12 para 15% para enfrentar situação de violência vivida pelo Equador, mas partido maioritário já avisou que não apoia.
Equador

1.500 detidos nos primeiros dias de conflito

Autoridades do Equador informaram ainda ter abatido cinco presumíveis membros de grupos de crime organizado considerados como terroristas e beligerantes não estatais.
UNICEF

Equador: crianças e adolescentes mortos aumentam

UNICEF aponta aumento de 640% na taxa de homicídios de crianças e adolescentes e considera a situação "alarmante". "Recrutamento forçado de adolescentes por grupos armados" também aumentou.
Equador

Equador. De oásis seguro a "paraíso dos gangues"

Um líder do narcotráfico em fuga, uma televisão invadida e o exército em "estado de guerra". Violência de gangues assolou o Equador, que há cinco anos era um dos países mais seguros da América Latina.
Equador

Mais de mil detidos desde início do conflito

Desse universo, 94 estão acusadas de terrorismo. Desde 9 de janeiro, segundo as autoridades equatorianas, foram desmantelados 28 "grupos terroristas".
Equador

Equador. Presidente confirma libertação de reféns

Numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter), presidente equatoriano garantiu que foram libertados todos os reféns de sete prisões onde ocorreram motins.
América

Equador. Controlado um dos motins prisionais

Os incidentes na prisão de Machala “foram controlados graças ao trabalho conjunto com as Forças Armadas”, que resultaram na morte de um recluso. Estão ainda em curso, seis motins com 170 reféns.
Equador

Descoberto vale perdido de cidades na Amazónia

Através de sensores laser, uma investigação revelou cidades da Amazónia equatoriana com dois mil anos. Enterradas estão redes de estradas, complexos residenciais e plataformas monumentais.
Equador

Equador. Libertados dois dos 178 reféns

"De acordo com o relato de membros das Forças Armadas e membros da igreja, foi conseguida a libertação de duas pessoas", que foram colocadas sob "custódia segura".
A História do Dia

Os gangues podem tomar o poder no Equador?

O país vive um clima de guerra entre militares e milhares de criminosos do narcotráfico e ninguém arrisca quem poderá vencer. Marcelo Moriconi Bezerra, investigador do ISCTE, é o nosso convidado.
Equador

Equador: mais de 178 reféns em motins nas prisões

Esta série de motins é parte de uma escalada de violência protagonizada esta semana pelos grupos do crime organizado no Equador e que levou o Presidente a dizer que o país está em guerra.
Equador

Equador. Jornalistas relatam ataque a canal de TV

Tudo aconteceu na terça-feira quando um grupo de criminosos invadiu o estúdio da TC Televisión e interrompeu uma emissão em direto. Houve profissionais com armas apontadas à cabeça.
Equador

Equador. Brasil disponível para ajudar

Secretário executivo da associação de Polícias da América pretende uma troca de informações e trabalho de inteligência como base inicial de apoio, ao invés de enviar pessoal ou armas para o Equador.
América

Fito, o cabecilha que tem o Equador atrás de si

Ligado ao crime desde novo, Fito é um dos principais criminosos da América. Estudou advocacia e gravou um videoclipe na sua "prisão favorita". Equador está em estado de "conflito".
Equador

Equador. "Não podemos ceder aos terroristas"

Atualizado
Após ter assinado decreto a declarar estado de "conflito armado interno", Daniel Noboa Azin assegurou que está a "lutar pela paz nacional" e contra "mais de 20.000 terroristas".
Equador

Quatro polícias sequestrados no Equador

O líder do maior grupo criminoso do Equador fugiu da prisão e foi declarado o estado de emergência no país. Agora pelo menos quatro polícias foram sequestrados. 
Equador

Equador investiga fuga do líder do Los Choneros

O Ministério Público indicou que abriu uma investigação sobre alegada fuga de "Fito", cabecilha de um dos principais gangues do país. A evasãfoi divulgada por ex-ministro, e ainda não foi confirmada.
Equador

Ex-vice PR do Equador pede asilo ao México

Eduardo Franco Loor confirmou que Jorge Glas pediu asilo à embaixada do México em Quito. O advogado referiu que o antigo vice-presidente do Equador está a ser perseguido por razões políticas.
Equador

Ex-vice PR do Equador refugia-se em embaixada

Jorge Glas refugiou-se na embaixada do México em Quito. O antigo vice-presidente do Equador é procurado por um alegado desvio de fundos num contrato de obras públicas depois de um sismo em 2016.
Equador

Fim da distinção entre traficantes e consumidores

O novo Presidente do Equado cumpriu na sexta-feira, o primeiro dia de mandato, a promessa eleitoral de eliminar um instrumento legal que permitia a posse de pequenas quantidades de droga para consumo.
Equador

Daniel Noboa eleito Presidente do Equador

Aos 35 anos, Daniel Noboa tornou-se o Presidente mais jovem da história do Equador, numa altura marcada por uma violência sem precedentes. O empresário é filho do homem mais rico do país.
Equador

Seis suspeitos de assassinar candidato são mortos

O ex-jornalista Fernando Villavicencio foi assassinado em agosto, tendo os suspeitos sido detidos no próprio dia e levados para Guayas. O Presidente já reagiu e assegura que será "conhecida a verdade"
Equador

Equador com aulas virtuais em zonas violentas

O Ministério da Educação equatoriano indicou ter decidido "aplicar o plano de continuidade educativa, à distância, em instituições educativas específicas" nas zonas de Monte Sinai e Durán.
Equador

Aumento de ameaças de morte contra jornalistas

Onda de violência no Equador tem afetado a comunicação social. Jornalistas cobriram as últimas eleições, em Agosto, com coletes à prova de bala e as ONG já registaram 216 ataques contra jornalistas.
Equador

57 guardas e polícias reféns de reclusos

As autoridades do sul do Equador indicaram que o sequestro dos polícias e dos guardas é um protesto contra a transferência de presos para outras penitenciárias.
Equador

Equador vai à 2.ª volta para escolher Presidente

Depois de uma campanha marcada pela violência, em que um dos candidatos foi assassinado, o Equador foi a votos este domingo para escolher um novo Presidente. Terá de voltar às urnas em outubro.
Equador

Polícia do Equador apreende 268 quilos de cocaína

A bordo do navio foi apreendido um contentor de carga, no interior do qual havia 12 sacas com 274 blocos retangulares de cocaína, cujo peso total era de 268 quilos.
Equador

Equador. Violência marca campanha eleitoral

"A onda brutal de criminalidade que acomete no país tem inegáveis ligações com o narcotráfico transnacional, mas não será a única causa e talvez nem sequer a razão mais importante da vaga de crimes".
Equador

Equador. Família de Villavicencio acusa Presidente

Familiares do candidato presidencial assassinado apresentarem denúncia pelo crime de "assassínio por omissão dolosa" contra Lasso, como representante do Estado.
Equador

Aprovada a substituição de candidato assassinado

O Conselho Nacional Eleitoral do Equador aprovou a candidatura de Christian Zurita às eleições presidenciais. Zurita substitui Fernando Villavicencio após este ter sido assassinado na semana passada.
Equador

Mais um político foi assassinado no Equador

Um político foi assassinado no noroeste do Equador esta segunda-feira, anunciou o seu partido, menos de uma semana após o assassínio de um dos candidatos às eleições presidenciais de 20 de agosto.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.