Reed Hastings, um dos fundadores da plataforma Netflix, anunciou esta quinta-feira que abandonou o cargo de diretor executivo da empresa. A liderança da Netflix vai continuar nas mãos de Ted Sarandos, que já era também diretor executivo e que agora dividirá a tarefa com Greg Peters — que atualmente é o diretor de operações.

Reed Hastings não sai, ainda assim, da Netflix: vai continuar na empresa que ajudou a fundar, em 2010, no cargo de presidente executivo. As alterações já entraram em vigor e motivaram uma subida de 6,1% nas ações da companhia, que tinham descido em 38% no ano passado. O agora presidente executivo da Netflix assegurou que, no fim de 2022, a empresa ganhou mais subscritores do que esperava.

Netflix deixou de perder assinantes. Fim da partilha gratuita de contas pode estar mais próximo

Para isso terão contribuído sobretudo dois conteúdos: “Harry e Meghan”, um documentário protagonizado pelos duques de Sussex em que o príncipe inglês e a atriz norte-americana explicam o afastamento da família real britânica, e “Wednesday”, a série sobre a vida da adolescente da família Addams. O papel é desempenhado por Jenna Ortega, cujo trabalho tem sido amplamente elogiado.

Num comunicado em que Reed Hastings fala sobre o trabalho desenvolvido até agora por Ted Sarandos e por Greg Peters, que já tinham sido promovidos em julho de 2020, o fundador da Netflix admite que os dois diretores-gerais tiveram “um batismo de fogo, dada a Covid-19 e os recentes desafios nos negócios”. “Mas saíram-se ambos incrivelmente bem”, concluiu: “O conselho e eu acreditamos que é o momento certo para disputar a minha sucessão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR